O maior mercado automotivo do planeta segue passando por um momento de turbulência em função da falta de peças. De acordo com a CAAM (entidade responsável pelos números oficiais), foram vendidos em outubro 2,3 milhões de veículos novos, 9,3% a menos do que há um ano. Este foi o 6º mês consecutivo com resultados piores do que os de 2020.
O acumulado, de quase 21 milhões de unidades, ainda está positivo em 6,5%. Entre as marcas, a líder Volkswagen (197.496) assegurou mais de 56 mil unidades de vantagem sobre a adversária mais próxima – no ano passado, no entanto, a diferença havia sido superior a 100 mil. Segunda colocada pelo 2º mês seguido, a Honda (140.951) viu cair sua diferença em relação à Toyota (133.170).
A local BYD (88.898), que em setembro já havia conquistado seu melhor posicionamento (6º), entrou pela 1ª vez no top 5. Destaque negativo, a Nissan (80.156) teve a maior queda entre as dez primeiras colocadas (-32,5%). Com leve crescimento (+4,8%), a Mercedes (56.580) reassumiu a posição de honra entre as marcas premium. Já a Audi (37.651), 20ª, perdeu mais de 40% de seus consumidores.
POS. |
MARCA |
OUT.21 |
% PART. 2021 |
OUT.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
VW |
197.496 |
8,5% |
274.750 |
10,7% |
-28,1% |
2º |
HONDA |
140.951 |
6,0% |
172.833 |
6,7% |
-18,4% |
3º |
TOYOTA |
133.170 |
5,7% |
145.925 |
5,7% |
-8,7% |
4º |
WULING |
93.609 |
4,0% |
55.134 |
2,1% |
69,8% |
5º |
BYD |
88.898 |
3,8% |
45.560 |
1,8% |
95,1% |
6º |
GEELY |
86.290 |
3,7% |
116.244 |
4,5% |
-25,8% |
7º |
CHANGAN |
85.331 |
3,7% |
101.990 |
4,0% |
-16,3% |
8º |
BUICK |
82.103 |
3,5% |
99.057 |
3,8% |
-17,1% |
9º |
NISSAN |
80.156 |
3,4% |
118.809 |
4,6% |
-32,5% |
10º |
CHERY |
69.634 |
3,0% |
60.750 |
2,4% |
14,6% |
11º |
HAVAL |
62.593 |
2,7% |
97.950 |
3,8% |
-36,1% |
12º |
MERCEDES-BENZ |
56.580 |
2,4% |
53.964 |
2,1% |
4,8% |
13º |
TESLA |
54.391 |
2,3% |
12.143 |
0,5% |
347,9% |
14º |
BMW |
52.709 |
2,3% |
47.170 |
1,8% |
11,7% |
15º |
ROEWE |
51.276 |
2,2% |
40.292 |
1,6% |
27,3% |
16º |
MG |
50.326 |
2,2% |
32.077 |
1,2% |
56,9% |
17º |
GAC |
47.504 |
2,0% |
38.400 |
1,5% |
23,7% |
18º |
DONGFENG |
46.294 |
2,0% |
29.544 |
1,1% |
56,7% |
19º |
FAW |
41.643 |
1,8% |
26.910 |
1,0% |
54,7% |
20º |
AUDI |
37.651 |
1,6% |
63.998 |
2,5% |
-41,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.333.000 |
100,0% |
2.573.000 |
100,0% |
-9,3% |
|
ACUMULADO |
20.970.000 |
100,0% |
19.699.000 |
100,0% |
6,5% |
No ranking de modelos, o Nissan Sylphy (39.806), nomenclatura local do Sentra de nova geração que ainda não chegou ao Brasil – que também lidera no ano com mais de 80 mil unidades à frente do rival mais próximo – recuperou a 1ª posição perdida nos últimos dois meses. Preferido em agosto, o elétrico Hongguang Mini EV (39.128) ficou muito próximo. A marca ainda emplacou o Hongguang (37.943) no pódio, contribuindo para o crescimento de quase 70% da Wuling.
Repetindo o que havia acontecido no mês anterior, a Tesla emplacou dois modelos na parte de cima da tabela, com o Model 3 em 5º e registrando seu recorde (28.853) e com o Model Y superando as 25 mil unidades (25.538). Sexto, o Haval H6 (27.341) foi o SUV / crossovers nº 1. Preferido em setembro, o Buick Excelle Yinlang (25.432) caiu 10 posições nas últimas semanas.
Apesar de travarem mais uma briga acirrada, Toyota Corolla (19.738) e Honda Civic (18.416) perderam fôlego. O Chery Tiggo 7, com 12.084 unidades, apareceu no top 50, que ainda contou com o Chevrolet Monza (11.478) na última posição. Campeão de vendas no Brasil no mês passado, o Fiat Argo (8.381) seria apenas o 75º no impressionante ranking chinês.
POS. |
MODELO |
OUT.21 |
% PART. 2021 |
OUT.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
NISSAN SYLPHY |
39.806 |
1,7% |
56.201 |
2,2% |
-29,2% |
2º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
39.128 |
1,7% |
23.762 |
0,9% |
64,7% |
3º |
WULING HONGGUANG |
37.943 |
1,6% |
31.372 |
1,2% |
20,9% |
4º |
VW LAVIDA |
35.124 |
1,5% |
41.115 |
1,6% |
-14,6% |
5º |
TESLA MODEL3 |
28.853 |
1,2% |
12.143 |
0,5% |
137,6% |
6º |
HAVAL H6 |
27.341 |
1,2% |
52.734 |
2,0% |
-48,2% |
7º |
VW SAGITAR |
27.180 |
1,2% |
36.380 |
1,4% |
-25,3% |
8º |
TOYOTA CAMRY |
26.121 |
1,1% |
16.607 |
0,6% |
57,3% |
9º |
BYD QIN PLUS |
25.908 |
1,1% |
0 |
0,0% |
- |
10º |
TESLA MODEL Y |
25.538 |
1,1% |
0 |
0,0% |
- |
11º |
BUICK EXCELLE YINLANG |
25.432 |
1,1% |
33.789 |
1,3% |
-24,7% |
12º |
BYD SONG |
23.313 |
1,0% |
17.266 |
0,7% |
35,0% |
13º |
HONDA ACCORD |
22.201 |
1,0% |
23.926 |
0,9% |
-7,2% |
14º |
TOYOTA RAV4 |
21.026 |
0,9% |
13.310 |
0,5% |
58,0% |
15º |
VW BORA |
20.915 |
0,9% |
38.161 |
1,5% |
-45,2% |
16º |
CHANGAN CS75 |
20.539 |
0,9% |
30.963 |
1,2% |
-33,7% |
17º |
CHANGAN CS55 |
20.233 |
0,9% |
13.440 |
0,5% |
50,5% |
18º |
TOYOTA COROLLA |
19.738 |
0,8% |
29.713 |
1,2% |
-33,6% |
19º |
HONDA CIVIC |
18.416 |
0,8% |
22.907 |
0,9% |
-19,6% |
20º |
VW TIGUAN L |
18.034 |
0,8% |
21.557 |
0,8% |
-16,3% |
21º |
HONDA XR-V |
17.846 |
0,8% |
14.861 |
0,6% |
20,1% |
22º |
GEELY EMGRAND |
17.585 |
0,8% |
22.059 |
0,9% |
-20,3% |
23º |
MERCEDES CLASSE E L |
17.565 |
0,8% |
13.000 |
0,5% |
35,1% |
24º |
GEELY BOYUE |
17.352 |
0,7% |
25.062 |
1,0% |
-30,8% |
25º |
MG ZS |
17.256 |
0,7% |
10.415 |
0,4% |
65,7% |
26º |
MERCEDES GLC |
17.128 |
0,7% |
12.100 |
0,5% |
41,6% |
27º |
HONDA BREEZE |
16.861 |
0,7% |
13.939 |
0,5% |
21,0% |
28º |
BAOJUN 530 |
16.763 |
0,7% |
10.963 |
0,4% |
52,9% |
29º |
FAW HONGQI HS5 |
16.577 |
0,7% |
10.425 |
0,4% |
59,0% |
30º |
MG 5 |
16.071 |
0,7% |
5.572 |
0,2% |
188,4% |
31º |
ROEWE I5 |
16.062 |
0,7% |
12.478 |
0,5% |
28,7% |
32º |
BUICK GL8 |
15.947 |
0,7% |
17.716 |
0,7% |
-10,0% |
33º |
NISSAN TEANA |
15.878 |
0,7% |
12.153 |
0,5% |
30,7% |
34º |
CHERY TIGGO 8 |
15.194 |
0,7% |
16.399 |
0,6% |
-7,3% |
35º |
BMW SÉRIE 5 L |
14.319 |
0,6% |
9.488 |
0,4% |
50,9% |
36º |
BMW SÉRIE 3 L |
14.256 |
0,6% |
12.675 |
0,5% |
12,5% |
37º |
BUICK ENVISION |
13.852 |
0,6% |
16.223 |
0,6% |
-14,6% |
38º |
HONDA VEZEL |
13.676 |
0,6% |
14.193 |
0,6% |
-3,6% |
39º |
GEELY BINYUE |
13.183 |
0,6% |
15.026 |
0,6% |
-12,3% |
40º |
CHANGAN EADO |
13.113 |
0,6% |
20.405 |
0,8% |
-35,7% |
41º |
HYUNDAI ELANTRA |
13.068 |
0,6% |
8.556 |
0,3% |
52,7% |
42º |
TOYOTA HIGHLANDER |
13.065 |
0,6% |
8.967 |
0,3% |
45,7% |
43º |
VW THARU |
13.042 |
0,6% |
15.126 |
0,6% |
-13,8% |
44º |
MERCEDES CLASSE C L |
12.915 |
0,6% |
10.750 |
0,4% |
20,1% |
45º |
TOYOTA AVALON |
12.633 |
0,5% |
9.279 |
0,4% |
36,1% |
46º |
CHERY TIGGO 7 |
12.084 |
0,5% |
8.035 |
0,3% |
50,4% |
47º |
GEELY XINGRUI |
12.053 |
0,5% |
0 |
0,0% |
- |
48º |
VW PASSAT |
12.053 |
0,5% |
13.717 |
0,5% |
-12,1% |
49º |
ROEWE RX5 |
11.667 |
0,5% |
12.363 |
0,5% |
-5,6% |
50º |
CHEVROLET MONZA |
11.478 |
0,5% |
14.371 |
0,6% |
20,1% |
Fontes: CarSalesBase / Marklines / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking