Quando a Yamaha Ténéré 700 chegou em 2019, foi recebida de forma positiva, visto que foi uma das primeiras motos aventureiras médias entre as japonesas que era realmente capaz sair do asfalto. Hoje, ela se destaca claramente em sua categoria entre 650 cm³ a 700 cm³, rivalizando com Kawasaki Versys 650 e a Suzuki V-Strom 650, como a mais capaz.
Por causa de sua orientação focada no off-road, a Ténéré 700 foi comparada com motos mais premium, como a KTM 790 Adventure e, mais recentemente, a 890 Adventure revisada. Por conta disso, ficava parecendo que a moto era deficiente em termos de desempenho. Sim, seu potente motor CP2 bicilíndrico paralelo de 689 cm³ fornecia muita potência e torque, mas não era páreo para o motor LC8 790 da KTM. Além disso, seus freios e suspensão deixaram mais a desejar em termos de resposta e desempenho.
A Yamaha tem ouvido os comentários dos usuários da Ténéré 700 e trabalhou com pilotos experientes, como Alessandro Botturi e Pol Tarrés, para tornar a moto ainda mais capaz na terra. O resultado disso é a Ténéré 700 Raid exibida no EICMA, conceito de moto que apresenta tudo o que você esperaria encontrar em uma aventureira com especificações de rali. Ela recebeu diversas atualizações de desempenho e uma série de componentes GYTR (Genuine Yamaha Technology Racing) para garantir uma entrega de performance de primeira linha.
A Ténéré 700 Raid traz escape da Akrapovič feito sob medida que, além de aprimorar o som distinto do motor CP2, libera mais alguns cavalos também. Para aumentar ainda mais a potência, a Yamaha equipou a Raid com uma central eletrônica da GYTR. Os fundamentos da moto também foram amplamente retrabalhados para fornecer máxima durabilidade e conformidade nos terrenos mais difíceis. No geral, tudo sobre a nova Ténéré 700 Raid é maior e mais robusto que o modelo padrão.
O protótipo também traz suspensões com especificações de rali, com garfo invertido KYB, totalmente ajustável de 269 mm de curso. O monoshock traseiro também foi atualizado com 259 mm de curso e uma nova configuração de articulação. Por último, mas não menos importante, os freios também foram aprimorados para oferecer uma resposta mais direta com um novo cilindro mestre e alavanca, bem como um par de grandes discos de 300 mm de diâmetro na frente e um rotor de 267 mm na traseira.
Fonte: Yamaha
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