Os planos da Royal Enfield são claros: dominar o mercado de motocicletas de média cilindrada. Ou seja, a marca quer ser a líder em todas as categorias entre 250 cm³ e 750 cm³. Para isso, a empresa apresentou produtos inéditos nos últimos anos, como a aventureira Himalayan, a dupla bicilíndrica Interceptor 650 e Continental GT 650 e, mais importante, a pequena estradeira Meteor 350.
Para a última, a missão ainda era mais difícil, pois deveria substituir na Índia e no resto do mundo as famosas - mas arcaicas - motos monocilíndricas de 500 cilindradas da empresa, como a Classic e a Bullet. Para isso, a Royal Enfield estreou não apenas um chassi completamente inédito como também um novo motor monocilíndrico mais eficiente.
E claro que a marca não iria fazer uma plataforma inédita para apenas um modelo. Enquanto a Meteor 350 foi lançada na Índia ainda no ano passado e desembarcou no Brasil em julho, a Royal Enfield apresentou por lá a nova Classic 350 no final de agosto de 2021. A moto usa o mesmo conjunto da estradeira, mas apostando em um visual mais clássico com rodas raiadas e postura mais ereta de condução.
Aparentemente, a Royal Enfield não deve parar por aí. E nem deve, pois, já em agosto, a Meteor 350 vendeu mais no Brasil do que todas as outras motos da marca somadas no período. Agora, a imprensa indiana já começou a obter informações a respeito dos próximos modelos 350 que a marca deve oferecer no futuro.
Por lá, fontes teriam informado que a Royal Enfield deve apresentar mais 4 modelos derivados da plataforma "J1" da Meteor 350. Todas deverão ser apresentadas ao longo dos próximos dois anos. Elas seriam a substituta da Bullet, uma estradeira mais ao estilo "Bobber" (com banco solo e traseira curta) e dois modelos que por enquanto são denominados J1C1 e J1C2.
A primeira deve ser a mais barata da família até o momento e será uma versão simplificada da J1C2, que acredita-se que dará origem a um modelo Scrambler que pode se chamar Hunter. Já o modelo Bobber deve ser o último a chegar, trazendo um ar mais premium e um preço maior em relação às demais.
Um dos trunfos da plataforma J1 da Royal Enfield, além da ciclística aprimorada, é o novo propulsor monocilíndrico de 349 cm³. Ele é alimentado por injeção eletrônica e traz comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente. Mantendo a tradição da marca, seu número de potência, 20,2 cv, é relativamente baixo, mas compensa com um torque de 2,7 kgfm e um ronco estampido bem característico.
Fonte: Bike Wale
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Semana Motor1.com: nova Triton 2026, Hilux 2025, Tiguan nos EUA e mais
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos