A Honda lança o New City no Brasil com a inclusão da inédita versão hatchback. A quinta geração do modelo evoluiu em estilo, conforto, equipamentos e tecnologia para encarar duas missões: substituir o Fit e ser a nova opção para clientes das versões de entrada do Civic, que sairá temporariamente do mercado até a chegada da nova geração em 2022. Confira as versões, itens de série e preços do novos City Hatchback e City Sedan.
Quando você vê o New City de perto você o reconhece como um City, por suas linhas gerais, mas nota uma grande inspiração na parte dianteira vinda do atual Civic, em especial os formatos do faróis e a grande barra cromada que ostenta o emblema da Honda. O sedã cresceu em dimensões, em espaço, em qualidade e também em eficiência de consumo com o novo motor 1.5 com injeção direta (sem turbo).
Nesta nova geração, o City Sedan cresceu 94 mm em seu comprimento, passando a 4,549 m, e também ficou 53 mm mais largo, medindo agora 1,748 m. A altura, no entanto, foi reduzida em 8 mm, o que resultou em 1,477 m. Passa a sensação de que ficou maior em relação ao anterior. O entre-eixos de 2,600 m permanece o mesmo, mas a nova configuração interna passa a oferecer mais espaço para os ocupantes. O porta-malas é uma das virtudes do modelo com 519 litros.
A apresentação do novo City Hatch foi bem direcionada para mostrar que a novidade tem mais espaço que o Fit. Começando pelo seu comprimento, o City hatch mede 4,341 m, ou seja, 245 mm maior que o monovolume. Também ganha no entre-eixos com seus 2,60 m (70 mm maior) e na largura 1,748 m contra os 1,694 m do Fit.
Perde, obviamente, na altura com seus 1,498 m contra 1,536 m do irmão que sai de linha e no porta malas com apenas 268 litros (o Fit tem 363 l). Por outro lado, fãs do sistema Magic Seat podem ficar tranquilos porque o sistema que otimiza o uso do espaço traseiro também está presente no City hatch. Isso significa que espaço chega a 1.168 litros de volume, superando os 1.045 litros disponíveis no Fit.
O City Sedan será vendido nas versões EX, EXL e Touring. Os faróis são bem parecidos em todas as versões, mas na versão EX e EXL trazem lâmpadas halogenas enquanto na EXL o conjunto é full-LED, inclusive nas luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. Na traseira as lanternas são iguais para todas as versões, sempre em LED. Os dois modelos são bem parecidos na dianteira, se diferenciando apenas pela grade horizontal no sedã e pelo acabamento do tipo colmeia no hatch. As rodas são sempre as mesmas para todas as versões, com aro de 16 polegadas, e acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta.
O novo City também evoluiu em segurança. Sua carroceria recebeu pontos com aços de alta resistência, o que contribuiu para uma melhor rigidez torsional. Também passam a ser os primeiros modelos da marca produzidos no Brasil a contarem com o Honda SENSING, pacote de equipamentos de segurança e assistência à condução. Outra mudança no City são os retrovisores externos, que agora são fixados na porta, o que resulta em melhora no campo de visão.
O Honda Sensing do novo City terá cinco funções:
O modelo conta ainda com assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus e câmera de ré.
O interior do New City também evoluiu. Traz novos materiais que ampliam a sensação de qualidade, embora não tenha material emborrachado. Por outro lado, traz acabamento com couro e uma espécie de espuma em uma faixa do painel e nas laterais de porta. Os bancos também são novos e recebem um novo Sistema de Estabilização Corporal, que segundo a Honda, ajuda a reduzir a fadiga ao passar muito tempo ao volante. No nosso primeiro contato, a sensação foi a de que ficaram muito confortáveis.
O novo City também traz novidades no motor. Todo em alumínio, o quatro-cilindros aspirado é o 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC. Ele traz injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote – um para as oito válvulas de escape e outro para as oito de admissão.
O sistema de injeção direta de combustível é uma exclusividade do Brasil – nos demais mercados a injeção de gasolina é feita nos dutos do coletor de admissão. A adoção do sistema de injeção direta permite maior taxa de compressão e maior otimização da queima da mistura ar/combustível. A potência máxima é de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina – com este último combustível, aliás, o New City tem a maior potência do segmento, superando, inclusive, os modelos equipados com motor turbo.
Em relação ao consumo, de acordo com os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o City sedã tem consumo na cidade de 9,2/13,1 km/litro (etanol/gasolina) e, na estrada, de 10,5/15,2 km/litro – respectivamente, o New City Hatchback registrou 9,1/13,3 e 10,5/14,8 km/litro. Com tais números, ambos obtiveram classificação A no PBE, dentro de suas categorias.
O novo City Sedan, em todas as versões (EX, EXL e Touring), traz botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital, nova central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré.
A partir da versão EXL, estão disponíveis também sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de 7 polegadas multiconfigurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave. A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico.
No novo City Hatchback, todas as versões (EXL e Touring) trazem Magic Seat, botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital e automático, central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro e painel digital TFT de 7 polegadas multiconfigurável. A versão Touring traz ainda sensores de estacionamento dianteiros.
O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring do sedã e na versão Touring do hatchback.
As vendas do novo City 2022 sedã iniciarão em janeiro, mas a pré-venda começará em 23 de novembro. Já o novo City Hatchback começará ser vendido em março. Os preços serão divulgados apenas em janeiro, quando se iniciará a etapa de pré-venda do modelo.
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