Porsche 718 Cayman GT4 RS estreia com motor de 911 GT3 e 500 cv
Nova versão topo de linha do esportivo tem motor boxer 4.0 do 911 GT3 e acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos
O Porsche 718 Cayman GT4 desembarcou no ano passado no Brasil e já era o ápice da marca alemã nesta faixa intermediária que o esportivo ocupa abaixo do 911. Mas como sempre é possível melhorar, eis o novo 718 Cayman GT4 RS, novo modelo topo de linha da gama do 718 Cayman e que traz ainda mais potência, desempenho na pista e motor emprestado diretamente do atual 911 GT3.
Para começar, vamos falar do que você quer saber: o motor. O propulsor continua instalado na porção central traseira, sendo o mesmo motor boxer seis cilindros 4.0 naturalmente aspirado do 911 GT3, mas que aqui no 718 Cayman GT4 RS entrega nada menos do que 500 cv e 45,79 kgfm de torque, respectivamente 10 cv a menos e 2,11 kgfm de torque a menos do que o 911 GT3. Assim como o irmão maior, o que mais impressiona é a capacidade deste motor 4.0 girar, já que a faixa vermelha aparece somente em 9.000 rpm.
Quando comparamos com o 718 Cayman GT4, o novo 718 Cayman GT4 RS é 80 cv mais potente e tem 2,99 kgfm de torque a mais, justificando o motivo de ficar posicionado no topo da cadeia alimentar na gama do 718 Cayman. Sempre com câmbio automatizado de dupla embreagem PDK, a aceleração segundo a Porsche fica na casa dos 3,2 segundos de 0 a 100 km/h contra 4,4 s do GT4 “normal”. A má notícia para os entusiastas, porém, é que não há opção de câmbio manual como no GT4 padrão, com o RS sendo equipado exclusivamente com o PDK.
Já a velocidade máxima fica próximo ao de velocidades de superesportivos de um nível acima: são 315 km/h contra 304 km/h do GT4 padrão. Além desses belos números de ficha ténica e desempenho divulgados pela Porsche, a marca de Stuttgart revelou o tempo de volta rápida do 718 Cayman GT4 RS no circuito de Nürburgring, que completou sua volta no “inferno verde” em 7:04.511 minutos no trajeto de 20,6 quilômetros. O conjunto de suspensão também sofreu atualizações e agora tem novos amortecedores, molas e barras estabilizadoras.
Além do motor mais forte igual ao do 911 GT3 em uma variação “amansada”, o 718 Cayman GT4 RS passou por uma dieta razoável e ficou mais leve ao perder 22 kg. Para chegar nessa redução na balança, foram adotados capô e para-lamas de fibra de carbono, enquanto na traseira o vidro é mais fino. Dá para enxugar ainda mais o peso com o pacote Weissach, que agrega capas dos retrovisores e asa traseira de fibra de carbono, escape de titânio, rodas de magnésio no lugar das rodas de 20” de alumínio forjado do GT4 RS básico, entre outros componentes.
Visualmente, o 718 Cayman GT4 RS ficou ainda mais agressivo em relação ao GT4 (sim, isto é possível). O superesportivo alemão adotou uma nova asa traseira fixa com braços do tipo “pescoço de ganso”, como do 911 GT3, enquanto o para-choque dianteiro traz spoilers mais proeminentes e até com uma asa lateral, com a parte inferior da carroceria sendo otimizada para um melhor fluxo de ar. Há ainda difusor frontal ajustável e difusor traseira, ou seja, tudo isso contribuiu para o modelo ter 25% a mais de pressão aerodinâmica em relação ao GT4 normal.
A Porsche afirma ainda que as entradas de ar laterais foram revisadas, enquanto no lugar onde ficavam as janelas traseiras foram adotadas novas entradas de ar para aprimorar o sistema de arrefecimento, algo bem-vindo pela adoção do motor do 911 GT3. Já as rodas de 20 polegadas são de cubo único, algo inédito para um 718 Cayman.
O novo Porsche 78 Cayman GT4 RS chega nos Estados Unidos entre junho e setembro de 2022, com preço a partir de R$ US$ 141.700 (R$ 779.803 em conversão direta). Para o Brasil, um dos principais mercados da Porsche no mundo, algumas unidades devem ser vendidas por aqui também em meados do próximo ano. O atual 718 Cayman GT4 é comercializado com preço inicial de R$ 705.000, mas espere algo na casa de R$ 1 milhão para o GT4 RS.
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