Enquanto a linha 2022 da Hilux foi anunciada na semana passada, a nova Toyota Hilux GR-Sport foi fotografada pelas ruas mais uma vez no Brasil. Vendida até o final do ano passado, a versão com proposta mais esportiva e com visual diferenciado voltará a ser oferecida com facelift e motor 2.8 turbodiesel mais potente a partir de 2022, vindo com proposta similar ao das picapes Ford Ranger Storm e Chevrolet S10 Z71.
A foto de flagra da nova Hilux GR-Sport foi feita em Goiânia e publicado no Instagram dos amigos do BF///MS, cuja foto é de autoria do seguidor Bruno Coelho. A imagem traz com mais nitidez os detalhes da parte da frontal da picape, que realmente terá visual inspirado na versão Rocco da Hilux comercializada no sudeste asiático (ou a Hilux Invincible, da Europa) como antecipamos em junho. Ela manterá o logo da Toyota comum em vez do nome por extenso em letras grandes da Hilux GR-Sport vendida até o final de 2020.
As camuflagens ainda cobrem parte da região frontal e lateral da Hilux GR-Sport, mas é possível ver que é a mesma peça da versão Hilux Rocco/Invincible: repare nas molduras dos faróis de neblina que se conectam com as molduras plásticas das caixas de roda, na grade dianteira com moldura cromada na porção superior e na entrada de ar maior no para-choque, que ainda recebe um skid plate pintado de cinza. As molduras pretas nos para-lamas reforçam a proposta mais robusta da picape, com as camuflagens escondendo um entalhe exclusivo na peça. Já as rodas de 18 polegadas são pintadas de preto – mesmo tom usado nos retrovisores.
Aparentemente a Hilux GR-Sport que será vendida no Brasil não terá nenhum grafismo, caso siga as mesmas características de estilo da unidade flagrada. Mas nada impede da Toyota adicionar esses adesivos depois, embora pareça mesmo que a nova versão será mais discreta do que a Hilux GR-Sport vendida na Tailândia. No flagra anterior com fotos da traseira da caminhonete, foi possível notar que as camuflagens cobriam apenas os emblemas do nome da picape e versão.
Se manter a mesma ideia da versão anterior, a nova picape japonesa levará essa esportividade para a cabine com revestimento do teto em preto, mesmo tom adotado nos bancos que deverão contar com costuras em vermelho para garantir um contraste na parte interna. Já o volante será revestido em couro com costura e faixa vermelha na parte central, trazendo ainda o emblema do logo GR – que certamente também estará nos encostos dos bancos dianteiros.
Embora nesse segmento as picapes fiquem basicamente com a esportividade restrita ao visual, a nova Hilux GR-Sport ganhará um acerto diferente no motor 2.8 turbodiesel. Como apurado pelos nossos amigos do Motor1.com Argentina, a nova versão ganhará uma reprogramação no motor que resultará em 20 cv extras, passando assim dos atuais 204 cv para 224 cv. Resta saber se o torque também aumentará, embora a versão atual do 2.8 turbodiesel já ofereça bons 50,9 kgfm.
Sabe-se por enquanto que o motor mais forte ficará restrito ao Brasil e Argentina. Para efeito de comparação, no Japão a Hilux GR-Sport adota motor 2.4 turbodiesel de 150 cv, enquanto na Tailândia tem motor 2.8 com os habituais 204 cv das versões comuns comercializadas no mercado nacional.
No mais, o câmbio também será o mesmo: automático de 6 marchas com tração 4x4 e caixa de redução. A suspensão também deve ganhar uma calibração específica para fazer jus ao estilo da versão, com os freios e direção também devendo receber atualizações.
Prevista para chegar no Brasil em 2022, a Hilux GR-Sport terá um posicionamento de mercado diferente da Chevrolet S10 Z71 (R$ 260.490), Ford Ranger Storm (R$ 241.790) e Nissan Frontier Attack (R$ 241.690), já que será a variante mais equipada da Hilux, enquanto as demais são versões intermediárias em suas gamas com preços mais baixos. Com isso, a Holux GR-Sport deverá ter preço acima dos R$ 306.990 pedidos pela versão SRX, atual configuração topo de linha da picape.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Oficial: essa é a primeira Toyota Hilux híbrida do mundo