A tecnologia de radar é usada há muito tempo para evitar colisões e também no controle de cruzeiro adaptativo em carros. Em motocicletas, no entanto, esse recurso fez sua estreia recentemente, apenas. Hoje, Ducati Multistrada V4 e KTM 1290 Super Adventure fazem uso do radar para oferecer mais conforto e segurança para os pilotos.
Até agora, tal tecnologia ainda não foi vista em nenhuma moto japonesa. Isso, porém, deve mudar, já que patentes revelaram os planos da Kawasaki de incluir o sistema de radar na próxima renovação da Ninja H2 SX, a versão mais orientada para viagens da susperesportiva da empresa. Além disso, já flagramos a novidade rodando com os equipamentos.
Além de ser a primeira vez que uma moto japonesa trará o equipamento, a maneira como a Kawasaki instalou o sistema de radar, especialmente na parte traseira da Ninja H2 SX, é particularmente interessante e pode servir de referência para futuros modelos de outros fabricantes. Alerta de spoiler: em breve poderá ser mais difícil trocar o suporte de placa.
Na frente da moto, os flagras revelaram que é fácil ver onde a unidade de radar da Bosch será instalada: logo abaixo do novo farol de LED. Na traseira, no entanto, é mais difícil a encontrar. À primeira vista, a unidade de radar fica voltada para trás e está muito bem escondida. Na verdade, foi incorporada dentro do suporte de placa da moto.
Em um artigo da Cycle World, pode-se ver que o suporte em si é feito de três seções: a estrutura, o conjunto dos piscas e a unidade de radar. As tampas ocultam todo o conjunto e fazem com que pareça uma unidade sólida. Para manter o visual limpo, a Kawasaki não usou aço ou alumínio para o suporte da placa. Em vez disso, ele fez uso de um material composto de metal e fibra de vidro para dar rigidez à traseira, mantendo-a leve.
A tampa superior do suporte, que por si só esconde o radar e todas as conexões eletrônicas, foi cuidadosamente moldada e construída com um material que não impede o campo de visão da unidade de radar. Da mesma forma, a tampa inferior serve como proteção para os fios que se conectam aos indicadores de direção e à unidade de radar. Todo o conjunto é envolvido por uma vedação à prova d'água, projetada para proteger os componentes eletrônicos de água e detritos jogados pela roda traseira.
A próxima Ninja H2 SX apresenta o que poderia ser um dos suportes de placa mais sofisticados de qualquer moto. A unidade flagrada em teste já aparentava ostentar suas linhas finais de produção, indicando que o lançamento não está distante.
Fonte: Cycle World, AC Biker
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