Já não é mais segredo que o Jeep Renegade deverá ganhar uma atualização em breve. Ainda no mês passado, um flagra revelou que o SUV irá ganhar um visual repaginado para seguir na liderança de sua categoria. O modelo também deve passar por alterações relevantes entre as opções de conjunto motriz.
Agora o novo Jeep Renegade foi flagrado novamente em testes, ainda com algumas camuflagens para disfarçar as alterações na carroceria. Dessa vez, ele foi fotografado pelo leitor Eduardo Mardirossian circulando em Goiana, cidade pernambucana onde o Grupo Stellantis mantém a fábrica que produz o SUV, o Jeep Compass e a Fiat Toro.
Pelas imagens enviadas por Mardirossian, a Jeep ainda corre para finalizar os testes do novo Renegade, que deve chegar no ano que vem já como linha 2023. As unidades estavam em comboio e ainda bem camufladas, mas já sabemos que o SUV receberá um novo conjunto de faróis e lanternas traseiras repaginadas.
O desenho continua o mesmo, porém a Jeep deixará de lado os projetores para usar uma tecnologia de refletores no lugar. As lanternas, por sua vez, foram totalmente redesenhadas. Ainda mantém o formato interno em X dentro de uma peça quadrada, porém abandonando aquele efeito 3D e sem profundidade, enquanto a luz de seta virou uma faixa horizontal.
Por dentro, o novo Jeep Renegade 2023 deve ganhar o mesmo volante renovado que apareceu com o atual Jeep Compass, trazendo o emblema da marca ao centro. Outras unidades flagradas também estavam equipadas com um painel de instrumentos digital, mas resta saber se a peça, que será a mesma de Toro e Compass, virá de série em todas as configurações ou não.
Apesar de as alterações no visual não aparentarem ser tão grandes, o novo Jeep Renegade fará uma revisão mais profunda embaixo do capô. O motor 1.8 E.torQ finalmente dará adeus ao nosso mercado, por não atender às novas normas de emissão do Proconve 7. Em seu lugar, deveremos ver o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm estreou no Fiat Pulse, combinado a um câmbio automático do tipo CVT, simulando 7 marchas.
É possível que as versões mais caras recebam o 1.3 turbo de 185 cv que está no Compass e no Commander, inclusive com tração 4x4, algo que nossas fontes dizem que poderia acontecer caso exista demanda, até mesmo para os SUVs médios no futuro. Hoje, os Renegade com motor 1.8 flex trazem somente tração dianteira.
Por outro lado, apesar dos rumores, fontes ouvidas por Motor1.com insistem que o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm continuará a fazer parte do portfólio do Jeep Renegade. A participação desta motorização é acima de 10% e nossa fonte explica que ela serve de chamariz para o cliente, que pode até não comprar esta versão, mas vai até a concessionária e pergunta a respeito dela. Além disso, é um dos diferenciais do SUV na categoria, sendo o único com uma opção diesel.
Como o Jeep Renegade 2023 já roda por aí com os detalhes a mostra, fica claro que a reestilização não irá demorar. Por causa do fim do 1.8, a Stellantis deve fazer o lançamento do SUV compacto logo no início de 2022, para não deixá-lo nas lojas sem a opção flex. A própria marca disse que não previa mudar o motor este ano, então não adianta esperar pela novidade para 2021.
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