A Honda prepara-se para ampliar sua linha de SUVs com um modelo abaixo do HR-V, aproveitando a nova geração que ficou maior. Este novo veículo ainda aparece na forma do conceito chamado Honda SUV RS Concept, revelado hoje no Salão da Indonésia, onde fará sua estreia em 2022. A versão de produção será um produto global, aproveitando que usa a mesma plataforma que o novo City e pode ser batizado como ZR-V.
Apesar de ter sido a grande estrela da Honda para o Salão da Indonésia, a fabricante japonesa não quis falar muito sobre o SUV RS Concept, afirmando apenas que será o primeiro utilitário da marca no país a ter uma versão “RS” (que é apenas um design mais esportivado). Foi desenvolvido em uma colaboração entre os times na Indonésia e da região asiática, com “um design externo esportivo que combina o DNA da Honda com uma plataforma de SUV compacto.”
O único ponto importante comentado sobre o SUV RS Concept está na fala de Takehiro Watanabe, presidente da Honda na Indonésia. “Estamos muito orgulhosos de fazer a Indonésia ser o primeiro lugar do mundo a introduzir o Honda SUV RS Concept”, indicando que este modelo será vendido em mais países ao invés de ficar restrito ao país, como aconteceu com o novo BR-V.
Assim, tudo sobre o carro ainda é um segredo dentro da fabricante. O que tudo indica é que será produzido com a plataforma do novo City, que também é feito na Indonésia. Espera-se que tenha pouco mais de 4 metros de comprimento, justamente para que seja menor do que o HR-V. A parte mecânica deve ser formada pelo 1.5 aspirado que já equipa a linha do City, entregando 116 cv e é possível que tenha uma variante híbrida de 109 cv.
Como não há qualquer detalhe sobre o SUV RS Concept, o que podemos fazer é observar o seu design. Parece uma mistura do novo HR-V com o Civic, usando uma grade bem estreita mas já com o mesmo estilo do SUV maior. Os faróis são bem estilosos e usam pequenos retângulos em LED que lembra uma bandeira quadriculada. Este mesmo estilo está ao lado da grade dianteira, algo que já vimos no Peugeot 3008 e que dá uma sensação de movimento.
Ao contrário do que alguns apontavam por conta dos teasers, é um modelo claramente menor do que o HR-V, mesmo que tenha um teto com caimento mais inclinado na direção do porta-malas. A traseira tem um estilo inédito para a marca, usando uma lanterna com linhas pontilhadas em LED e atravessando o porta-malas todo. Estas linhas podem mudar um pouco na versão de produção, embora a Honda dificilmente altere muito seus protótipos.
Por ser feito com a plataforma do novo City, o Honda SUV RS Concept (ou ZR-V, caso realmente adote este nome), seria um bom produto para o Brasil. A marca já testa a nova geração do HR-V por aqui, que será posicionado mais acima do que atual e poderia concorrer diretamente com o Toyota Corolla Cross, então o ZR-V teria um espaço logo abaixo como um modelo de mais volume, substituindo o WR-V – embora nada esteja confirmado e a empresa não fale sobre seus planos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo City 2025: Honda separa sedã e hatch; veja os preços e o que muda
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
SUVs em setembro: Honda ZR-V tem recorde de vendas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo Honda WR-V 2025: 1º flagra no Brasil mostra SUV em testes finais