Apresentado no final de julho como primeiro SUV-cupê da Volkswagen para a Europa, o Taigo 2022 começa oficialmente a ser vendido nesta semana. No Reino Unido, clientes interessados já podem fazer reservas e pagar entre £ 21.960 e £ 26.150 (R$ 164.300 e R$ 195.600, respectivamente, numa conversão direta sem considerar impostos). No portfólio da marca, o modelo fica posicionado entre o T-Cross (que na Europa é menor que no Brasil) e o T-Roc.
O Taigo tem produção concentrada na fábrica de Navarra, na Espanha, e chegará a diversas mercados europeus além do britânico. O portfólio é composto pelos acabamentos Taigo, Life, Style e R-Line. Desde o mais básico, há painel digital de 8 polegadas, volante multifuncional, sistema multimídia de 6,5 polegadas e recursos de assistência à direção, como Front Assist e Lane Assist (mudança de faixa).
A partir do modelo Style, a multimídia passa a ser de 10,25 polegadas. A lista de opcionais inclui o chamado IQ.Drive Travel Assist - assistente de direção semi-autônomo que combina controle de cruzeiro adaptativo com reconhecimento de sinais ou assistente de aviso de saída de faixa. Também são oferecido à parte bancos revestidos em veludo, sistema de som Beats com 300 watts e 6 alto-falantes, teto solar e Digital Cockpit Pro de 10,25 polegadas.
Sob o capô, há diferenças ainda mais significativas em relação ao Nivus. Para começar o Taigo é oferecido com três opções de motorização: 1.0 TSI de 95 cv, 1.0 TSI de 110 cv e 1.5 TSI de 150 cv. O câmbio é sempre manual de 5 marchas no primeiro caso, mas pode ser automático de 6 ou automatizado DSG de 7 velocidades e dupla embreagem nos dois últimos. A velocidade máxima é de até 212 km/h, no modelo mais potente.
Versão local do brasileiro Nivus, o Taigo é o segundo grande projeto nacional da marca a chegar à Europa - o primeiro foi o Fox, vendido no continente entre 2005 e 2011. Na comparação com o Nivus, há importantes diferenças em termos de design, nível de equipamentos e motorização. No geral, o europeu é mais completo, seguro e potente que o brasileiro.
Começando pela dianteira, o Taigo se diferencia do Nivus pelo para-choque com abertura inferior exclusiva e grade própria, incluindo filetes de LED que acompanham a assinatura diurna dos faróis full-LED. As laterais têm rodas de 16 a 18 polegadas com desenho exclusivo, enquanto na traseira as lanternas contam com arranjo interno próprio e ligação por uma faixa vermelha. O interior muda revestimentos e detalhes do acabamento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Volkswagen Nivus 2025 tem início de produção na fábrica Anchieta
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volkswagen confirma novo Nivus GTS para 2025; veja o que sabemos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
VW lança novo Nivus 2025 reestilizado; veja preços e equipamentos