As Yamaha MT-07 e MT-09 renovaram o estilo e trouxeram motores em conformidade com as normas Euro 5 neste ano, mas a MT-10 ainda não tinha passado pelas mesmas revisões. Como resultado, a maior naked da marca parecia deslocada ao lado dos modelos menores. Agora, a Yamaha está corrigindo a situação, continuando a renovação da família MT com a MT-10 2022 renovada.
Como era esperado, o célebre motor CP4 da marca recebeu um aumento de potência, passando a entregar com 164 cv a 11.500 rpm e 11,4 kgfm de torque a 9.000 rpm. Um novo sistema de admissão com amplificação acústica e um escapamento de titânio dão a nota musical do quatro em linha de 998 cm3 com virabrequim cross-plane ao mesmo tempo em que reduz as emissões. Os pistões agora são de alumínio forjado e os cilindros trazem novo revestimento. As bielas também foram reforçadas.
O motor é instalado no chassi do tipo Deltabox, tecnologia derivada da R1. Na dianteira, a suspensão tem garfo da KYB invertido e totalmente ajustável. A MT-10 2022 também possui um sensor inercial de seis eixos derivado da Yamaha R1. Ela oferece de série controle de tração, controle de deslizamento, gerenciamento de freio motor e controle de empinada. O acelerador eletrônico mais refinado permite que os usuários escolham entre quatro modos de condução diferentes, enquanto um limitador de velocidade está lá para evitar problemas maiores.
A Yamaha MT-10 2022 ainda traz o controle de cruzeiro, quickshifter bidirecional, freios Brembo, pneus Bridgestone S22 e embreagem de assistência deslizante, fazendo dela um modelo que encara tanto longas estradas quanto trechos rápidos e sinuosos. Os pilotos também podem acompanhar tudo pelo painel de instrumentos digital com tela TFT de 4,2 polegadas.
Claro, o que realmente atraiu os olhos ao facelift da MT-10 são as novas luzes diurnas de LED em conjunto aos principais, formando praticamente sobrancelhas. A nova carroceria a coloca a par do resto da família, formada ainda por MT-03, MT-07 e MT-09. A Yamaha MT-10 2022 chegará aos concessionários da marca no início do ano que vem. Infelizmente, ainda não foram divulgados os preços e, inicialmente, estará disponível apenas na Europa, sem previsões para o Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Fazer 250 marca 5 milhões de motos Yamaha feitas no Brasil
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha lança a Fazer 250 2025: veja o preço e o que muda