Mercado recua 26,8% em outubro; Fiat lidera pelo 10º mês seguido
Marca italiana ultrapassa Volkswagen nos últimos dias do mês. Caoa Chery encosta de vez na Ford no acumulado de 2021
O mercado brasileiro amargou mais um mês de retração nas vendas de veículos novos em comparação com o mesmo período de 2020. Segundo os números oficiais de emplacamentos divulgados hoje (04/11) pela Fenabrave, foram registradas em outubro 150.079 unidades, 26,87% a menos do que há um ano. Em relação a setembro, que contou com um dia útil a mais, houve um crescimento de 5,44%.
O acumulado, de 1.619.905 unidades, supera em 7,72% o total dos dez primeiros meses do ano passado. Ainda assim, a crise global de abastecimento de componentes segue afetando o setor. “A demanda se mantém alta, por parte do consumidor, mas há segmentos em que a espera por um veículo pode levar meses, em função dos baixos estoques das Concessionárias”, afirmou Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade.
Apesar do acumulado positivo, há fatores que ainda preocupam. De acordo com Assumpção Júnior, “a recente alta nas taxas de juros e a possibilidade de novas elevações podem influenciar a decisão de compra por parte do consumidor e na oferta de crédito, que pode se tornar mais seletivo”. A normalização da produção, segundo o executivo, só deve ocorrer em meados de 2022.
Atrás da Volkswagen (25.999) até os últimos dias do mês, a Fiat (29.397) assegurou sua 10ª liderança consecutiva. Mesmo com a maior retração entre as 10 primeiras (-44%), a Chevrolet (19.091) repetiu o 3º lugar de setembro. A 231 unidades da Hyundai (13.463), a Jeep (13.232) superou a Toyota (12.679) para garantir presença no top 5.
Com um crescimento superior a 120%, a Caoa Chery ficou apenas uma unidade atrás da Nissan pelo 9º lugar (4.527 x 4.526) e agora está a apenas 747 unidades da Ford (1.737) – 13ª no mês – na disputa pela última posição no top 10 anual. Destaque também para a Peugeot (3.020), responsável pela maior evolução nos últimos doze meses (+141,6%).
Confira as marcas mais vendidas em outubro:
POS. |
MARCA |
TOTAL 2021 |
OUT 21 (A) |
PART. |
SET 21 (B) |
OUT 20 (C) |
% VARIAÇÃO (A / B) |
% VARIAÇÃO (A / C) |
1º |
FIAT |
364.887 |
29.397 |
19,59% |
29.038 |
38.326 |
1,24% |
-23,30% |
2º |
VW |
252.926 |
25.999 |
17,32% |
20.683 |
34.288 |
25,70% |
-24,17% |
3º |
CHEVROLET |
180.010 |
19.091 |
12,72% |
17.983 |
34.074 |
6,16% |
-43,97% |
4º |
HYUNDAI |
153.009 |
13.463 |
8,97% |
14.523 |
17.054 |
-7,30% |
-21,06% |
5º |
JEEP |
124.962 |
13.232 |
8,82% |
11.407 |
12.218 |
16,00% |
8,30% |
6º |
TOYOTA |
139.801 |
12.679 |
8,45% |
12.562 |
13.624 |
0,93% |
-6,94% |
7º |
RENAULT |
103.727 |
7.537 |
5,02% |
5.697 |
13.319 |
32,30% |
-43,41% |
8º |
HONDA |
68.513 |
6.588 |
4,39% |
7.685 |
9.419 |
-14,27% |
-30,06% |
9º |
NISSAN |
52.613 |
4.527 |
3,02% |
4.844 |
5.835 |
-6,54% |
-22,42% |
10º |
CAOA CHERY |
32.365 |
4.526 |
3,02% |
4.036 |
1.997 |
12,14% |
126,64% |
11º |
PEUGEOT |
22.997 |
3.020 |
2,01% |
2.475 |
1.250 |
22,02% |
141,60% |
12º |
CITROËN |
17.507 |
1.881 |
1,25% |
1.861 |
1.050 |
1,07% |
79,14% |
13º |
FORD |
33.112 |
1.737 |
1,16% |
1.621 |
14.311 |
7,16% |
-87,86% |
14º |
MITSUBISHI |
16.595 |
1.530 |
1,02% |
1.959 |
1.931 |
-21,90% |
-20,77% |
15º |
BMW |
12.165 |
1.181 |
0,79% |
1.456 |
1.150 |
-18,89% |
2,70% |
16º |
VOLVO |
6.683 |
635 |
0,42% |
728 |
932 |
-12,77% |
-31,87% |
17º |
AUDI |
5.315 |
505 |
0,34% |
625 |
858 |
-19,20% |
-41,14% |
18º |
KIA |
4.130 |
404 |
0,27% |
496 |
688 |
-18,55% |
-41,28% |
19º |
LAND ROVER |
4.029 |
296 |
0,20% |
383 |
262 |
-22,72% |
12,98% |
20º |
VW / MAN |
2.959 |
296 |
0,20% |
311 |
338 |
-4,82% |
-12,43% |
21º |
MERCEDES-BENZ |
6.067 |
273 |
0,18% |
405 |
811 |
-32,59% |
-66,34% |
22º |
IVECO |
2.686 |
253 |
0,17% |
267 |
314 |
-5,24% |
-19,43% |
23º |
PORSCHE |
2.786 |
177 |
0,12% |
259 |
186 |
-31,66% |
-4,84% |
24º |
RAM |
2.687 |
64 |
0,04% |
180 |
29 |
-64,44% |
120,69% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.619.905 |
150.079 |
100,00% |
142.339 |
205.217 |
5,44% |
-26,87% |
Fonte: Fenabrave
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