Novo BMW Série 3 será elétrico com mais de 700 km de autonomia
Próxima geração do sedã estreará plataforma Neue Klasse para elétricos, mas ainda contará com versões com motores a gasolina e diesel
A geração atual do BMW Série 3 está em produção desde o final de 2018 e ainda nem foi reestilizada e mesmo assim já se fala sobre a próxima geração. O modelo atual terá uma variante totalmente elétrica adaptada sobre a plataforma CLAR, mas o novo modelo será diferente, chegando em 2025 com a arquitetura feita especialmente para veículos elétricos do Grupo BMW.
De acordo com a revista Autocar, a BMW irá inaugurar a plataforma Neue Klasse com um Série 3 totalmente elétrico, conhecido internamente como "NK1". Não irá aposentar as variantes com motores a combustão, pois a próxima geração do sedã ainda terá propulsores a gasolina e diesel, permitindo que a marca bávara atenda todos os clientes enquanto não faz a transição completa para elétricos.
Galeria: BMW Série 3 EV - Flagras
Sendo desenvolvido desde o começo como um carro elétrico, o Série 3 EV terá um entre-eixos maior e um assoalho reto, fazendo com que o interior seja significantemente mais espaçoso do que o modelo a combustão. Está sendo criado para usar um motor só e tração traseira, além de uma variante xDrive com dois motores e tração integral.
Aparentemente, terá um design pensado para aproveitar a eletrificação, o que deve ser traduzido em balanços menores para maximizar o entre-eixos. Para minimizar o aumento de peso causado pelo sistema elétrico e pelo conjunto de baterias, a BMW busca usar o máximo que puder de alumínio combinado com uma estrutura de fibra de carbono e, em algumas áreas, plástico reforçado com fibra de carbono.
Detalhes sobre o interior do sedã ainda são limitados. A reportagem da Autocar diz que a BMW irá trabalhar com uma cabine ecologicamente correta, usando materiais reciclados como no conceito i Vision Circular mostrado no Salão de Munique 2021. A revista só falta do Série 3 como um sedã, mas não duvide que continue a oferecer uma versão perua Touring, visto que a fabricante trabalha na M3 Touring, mostrando que ainda acredita no segmento.
A BMW está desenvolvendo motores elétricos próprios e que prometem ser mais poderosos e eficientes do que os usados atualmente nos outros VE da empresa. Um sistema de recarga de até 350 kW também é planejado para o que será uma evolução da tecnologia atual de baterias, com uma autonomia estimada superando os 700 km.
Frank Weber, chefe de pesquisa e desenvolvimento da BMW, já deu dicas de que a plataforma Neue Klasse está sendo criada pensando em modelos esportivos, então devemos conhecer um M3 totalmente elétrico no futuro. Saberemos mais apenas daqui há alguns anos, pois a empresa deve começar a focar na divulgação da reestilização do Série 3 atual.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BMW lança novos M3 Competition e M3 Competition Track no Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
BMW investirá R$ 1,1 bilhão para novo modelo e eletrificados nacionais