Ninguém aprecia tanto um marco histórico do que uma montadora com anos de estrada. Veja a Ducati, por exemplo. Para a marca, 2021 é um aniversário importante. Em 1971, a empresa italiana apresentou ao mundo um modelo com motor de dois cilindros refrigerado a ar, lançando as bases para o que é a Scrambler hoje.

Para celebrar esta importante ocasião de 50º aniversário, a Ducati também se valeu de algumas  referências de design históricas para revelar a nova Ducati Scrambler 1100 Tribute Pro, já com ano modelo 2022. Ela ressuscitou o icônico logotipo da Ducati feito pelo designer Giorgetto Giugiaro, que é elemento central em suas linhas.

Olhando para o mercado de clássicas modernizadas atual, a Tribute Pro tem uma combinação de elementos de estilo tão consagrados que faz você "por que eles não fizeram isso antes?" Deve ser por isso que a Ducati esperou por uma celebração adequada para lançar uma moto de estilo retro bem executada. A Scrambler Tribute Pro 1100 tem um motor bicilíndrico em "L" (V a 90º) com 1.079 cm³ de capacidade, entregando 86 cv de potência máxima a 7.500 rpm e 9,2 kgfm de torque com pico a 4.750 rpm. 

Ducati Scrambler 1100 Tribute Pro
Ducati Scrambler 1100 Tribute Pro
Ducati Scrambler 1100 Tribute Pro

No entanto, essa não foi a única novidade para a linha 2022 da Scrambler. A Ducati também anunciou a versão Urban Motard Scrambler 800. Se a Scrambler 1100 Tribute Pro apela para as linhas clássicas, a Urban Motard tem tem ares mais modernos. A pintura mescla branco e vermelho, com grafismos inspirados pelos murais de grafite encontrados nos grandes centros. 

Enquanto a Tribute Pro 1100 tem um banco curvado, a Urban Motard 800 traz um assento plano. A versão com o motor menor também conta com guidão mais baixo e para-lama dianteiro alto pintado de vermelho na frente. A 1100 é o inverso: para-lama baixo e guidão elevado. Ambas trazem rodas raiadas de 17 polegadas calçadas por pneus Pirelli Diablo Rosso III.

A nova Scrambler Urban Motard 800 traz uma variante menor do motor em L da marca. Ele tem 803 cm³ de capacidade, gerando 73 cv a 8.250 rpm e 6,7 kgfm a 5.750 rpm. A dupla traz de série itens como conectividade via Bluetooth, tomada USB sob o assento, faróis de LED e luzes diurnas. Elas começarão a chegar nas lojas europeias da Ducati em novembro, ainda sem previsão para chegarem ao mercado brasileiro

Ducati Scrambler Urban Motard
Ducati Scrambler Urban Motard
Ducati Scrambler Urban Motard
Envie seu flagra! flagra@motor1.com