Após cinco meses consecutivos emplacando o modelo preferido do mercado brasileiro, a Fiat perdeu a posição de honra em setembro. Com 7.147 unidades, o Hyundai HB20 conquistou uma liderança inédita – o hatch da marca sul-coreana tinha como resultado mais expressivo até então a 1ª posição entre os automóveis em março deste ano.
O mês tem outro resultado positivo para o HB20, pois o hatch alcançou a liderança no acumulado do ano entre os carros de passeio, com 67.146 unidades emplacadas até agora. O segundo colocado é o Argo, com 65.415 unidades, enquanto o Mobi ocupa a terceira posição, somando 59.521 veículos emplacados.
Outro grande destaque do mês passado foi a Toro. Com 6.852 unidades, apenas 29 a mais do que o Jeep Compass (6.823), nº 1 entre os SUVs e crossovers, a picape da Fiat jamais havia sido o 2º veículo mais vendido no Brasil. Campeã de vendas no acumulado de 2021, a Fiat Strada (5.772) caiu da 1ª para a 4ª posição nas últimas semanas e por muito pouco não foi ultrapassada pelo T-Cross (5.733), único representante da Volkswagen no top 10 - mas ainda segue na liderança geral, com 85.384 unidades emplacadas no ano.
Com quedas superiores a 30% em relação a agosto, os Fiat Argo (4.911) e Mobi (4.574) ficaram fora do top 5. Com a nova geração começando a ser entregue aos primeiros clientes, o Hyundai Creta superou o Jeep Renegade por 47 unidades (4.550 x 4.503). A Toyota Hilux emplacou quase 4,4 mil unidades (4.396) e deixou de fora do top 10 um Chevrolet Onix (4.311) que iniciou recuperação após a retomada da produção na fábrica de Gravataí (RS).
Seriamente afetados nos últimos meses pela falta de peças, Tracker (3.936) e Onix Plus (3.747) – de volta à ponta entre os sedãs - reforçaram a 3ª posição da Chevrolet entre as montadoras. 11º em agosto, o Toyota Corolla Cross (3.050) caiu para o 18º lugar. Já a versão sedã (23º), com 2.280 unidades, viu a aproximação do rival Honda Civic (1.891), 26º. Em seu 3º mês cheio, o VW Taos não saiu da casa das mil unidades (1.092).
POS. |
MODELO |
SET. 21 |
% TOTAL |
AGO. 21 |
% TOTAL |
% VAR. SET/AGO |
POS. AGO. |
1º |
HYUNDAI HB20 |
7.147 |
6,55% |
6.795 |
5,67% |
5,18% |
4º |
2º |
JEEP COMPASS |
6.823 |
6,26% |
6.819 |
5,69% |
0,06% |
3º |
3º |
VW T-CROSS |
5.733 |
5,26% |
6.698 |
5,59% |
-14,41% |
6º |
4º |
FIAT ARGO |
4.911 |
4,50% |
7.711 |
6,44% |
-36,31% |
1º |
5º |
FIAT MOBI |
4.574 |
4,19% |
7.538 |
6,29% |
-39,32% |
2º |
6º |
HYUNDAI CRETA |
4.550 |
4,17% |
4.822 |
4,03% |
-5,64% |
7º |
7º |
JEEP RENEGADE |
4.503 |
4,13% |
6.710 |
5,60% |
-32,89% |
5º |
8º |
CHEVROLET ONIX |
4.311 |
3,95% |
410 |
0,34% |
951,46% |
49º |
9º |
CHEVROLET TRACKER |
3.936 |
3,61% |
1.293 |
1,08% |
204,41% |
26º |
10º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.747 |
3,44% |
267 |
0,22% |
1303,37% |
- |
11º |
HONDA HR-V |
3.502 |
3,21% |
3.878 |
3,24% |
-9,70% |
11º |
12º |
VW NIVUS |
3.356 |
3,08% |
3.626 |
3,03% |
-7,45% |
13º |
13º |
VW GOL |
3.141 |
2,88% |
4.082 |
3,41% |
-23,05% |
10º |
14º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.050 |
2,80% |
4.789 |
4,00% |
-36,31% |
8º |
15º |
NISSAN KICKS |
2.903 |
2,66% |
2.955 |
2,47% |
-1,76% |
14º |
16º |
VW FOX |
2.341 |
2,15% |
926 |
0,77% |
152,81% |
35º |
17º |
FIAT CRONOS |
2.302 |
2,11% |
1.855 |
1,55% |
24,10% |
17º |
18º |
TOYOTA COROLLA |
2.280 |
2,09% |
4.354 |
3,63% |
-47,63% |
9º |
19º |
HYUNDAI HB20S |
2.269 |
2,08% |
2.197 |
1,83% |
3,28% |
15º |
20º |
RENAULT KWID |
1.963 |
1,80% |
3.764 |
3,14% |
-47,85% |
12º |
21º |
HONDA CIVIC |
1.891 |
1,73% |
1.578 |
1,32% |
19,84% |
21º |
22º |
PEUGEOT 208 |
1.697 |
1,56% |
1.220 |
1,02% |
39,10% |
27º |
23º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.542 |
1,41% |
1.690 |
1,41% |
-8,76% |
18º |
24º |
VW VIRTUS |
1.241 |
1,14% |
1.458 |
1,22% |
-14,88% |
23º |
25º |
FIAT SIENA |
1.192 |
1,09% |
1.391 |
1,16% |
-14,31% |
24º |
26º |
TOYOTA SW4 |
1.155 |
1,06% |
1.212 |
1,01% |
-4,70% |
28º |
27º |
HONDA WR-V |
1.125 |
1,03% |
1.131 |
0,94% |
-0,53% |
29º |
28º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.122 |
1,03% |
1.495 |
1,25% |
-24,95% |
22º |
29º |
VW TAOS |
1.092 |
1,00% |
1.070 |
0,89% |
2,06% |
30º |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
1.063 |
0,97% |
1.383 |
1,15% |
-23,14% |
25º |
31º |
RENAULT DUSTER |
1.056 |
0,97% |
945 |
0,79% |
11,75% |
32º |
32º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.026 |
0,94% |
1.655 |
1,38% |
-38,01% |
19º |
33º |
VW VOYAGE |
872 |
0,80% |
1.594 |
1,33% |
-45,29% |
20º |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
799 |
0,73% |
635 |
0,53% |
25,83% |
40º |
35º |
VW POLO |
759 |
0,70% |
937 |
0,78% |
-19,00% |
33º |
36º |
NISSAN VERSA |
683 |
0,63% |
247 |
0,21% |
176,52% |
- |
37º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
659 |
0,60% |
933 |
0,78% |
-29,37% |
34º |
38º |
HONDA CITY |
652 |
0,60% |
848 |
0,71% |
-23,11% |
37º |
39º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
598 |
0,55% |
971 |
0,81% |
-38,41% |
31º |
40º |
RENAULT CAPTUR |
594 |
0,54% |
576 |
0,48% |
3,13% |
41º |
41º |
FIAT DOBLÒ |
506 |
0,46% |
754 |
0,63% |
-32,89% |
38º |
42º |
RENAULT SANDERO |
490 |
0,45% |
903 |
0,75% |
-45,74% |
36º |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
468 |
0,43% |
412 |
0,34% |
13,59% |
48º |
44º |
CHEVROLET SPIN |
460 |
0,42% |
435 |
0,36% |
5,75% |
47º |
45º |
BMW X1 |
451 |
0,41% |
323 |
0,27% |
39,63% |
- |
46º |
HONDA FIT |
450 |
0,41% |
569 |
0,47% |
-20,91% |
42º |
47º |
VOLVO XC60 |
444 |
0,41% |
459 |
0,38% |
-3,27% |
45º |
48º |
BMW 320i |
437 |
0,40% |
515 |
0,43% |
-15,15% |
44º |
49º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
391 |
0,36% |
403 |
0,34% |
-2,98% |
50º |
50º |
RENAULT LOGAN |
375 |
0,34% |
518 |
0,43% |
-27,61% |
43º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
109.077 |
100,00% |
119.801 |
100,00% |
-8,95% |
|
POS. |
MODELO |
SET. 21 |
% TOTAL |
AGO. 21 |
% TOTAL |
% VAR. SET/AGO |
POS. AGO. |
1º |
FIAT TORO |
6.852 |
20,59% |
6.685 |
17,27% |
2,50% |
2º |
2º |
FIAT STRADA |
5.772 |
17,35% |
9.111 |
23,54% |
-36,65% |
1º |
3º |
TOYOTA HILUX |
4.396 |
13,21% |
4.363 |
11,27% |
0,76% |
4º |
4º |
CHEVROLET S10 |
4.234 |
12,72% |
4.798 |
12,40% |
-11,75% |
3º |
5º |
FIAT FIORINO |
2.316 |
6,96% |
1.790 |
4,63% |
29,39% |
6º |
6º |
VW SAVEIRO |
1.389 |
4,17% |
1.561 |
4,03% |
-11,02% |
7º |
7º |
FORD RANGER |
1.350 |
4,06% |
2.180 |
5,63% |
-38,07% |
5º |
8º |
MITSUBISHI L200 |
1.276 |
3,83% |
1.045 |
2,70% |
22,11% |
9º |
9º |
NISSAN FRONTIER |
1.184 |
3,56% |
1.161 |
3,00% |
1,98% |
8º |
10º |
RENAULT MASTER |
701 |
2,11% |
789 |
2,04% |
-11,15% |
12º |
11º |
RENAULT DUSTER OROCH |
517 |
1,55% |
986 |
2,55% |
-47,57% |
10º |
12º |
VW AMAROK |
501 |
1,51% |
909 |
2,35% |
-44,88% |
11º |
13º |
PEUGEOT EXPERT |
452 |
1,36% |
445 |
1,15% |
1,57% |
13º |
14º |
HYUNDAI HR |
326 |
0,98% |
327 |
0,84% |
-0,31% |
17º |
15º |
VW / MAN EXPRESS |
311 |
0,93% |
424 |
1,10% |
-26,65% |
14º |
16º |
CITROËN JUMPY |
301 |
0,90% |
374 |
0,97% |
-19,52% |
15º |
17º |
KIA K2500 |
265 |
0,80% |
293 |
0,76% |
-9,56% |
18º |
18º |
FIAT DUCATO |
248 |
0,75% |
228 |
0,59% |
8,77% |
19º |
19º |
IVECO DAILY 35-150 |
163 |
0,49% |
208 |
0,54% |
-21,63% |
20º |
20º |
RAM 2500 |
131 |
0,39% |
368 |
0,95% |
-64,40% |
16º |
21º |
IVECO DAILY 30-130 |
96 |
0,29% |
111 |
0,29% |
-13,51% |
21º |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
77 |
0,23% |
74 |
0,19% |
4,05% |
22º |
23º |
EFFA V21 |
73 |
0,22% |
73 |
0,19% |
0,00% |
23º |
24º |
PEUGEOT PARTNER |
68 |
0,20% |
54 |
0,14% |
25,93% |
26º |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
54 |
0,16% |
62 |
0,16% |
-12,90% |
25º |
26º |
RAM 1500 |
49 |
0,15% |
47 |
0,12% |
4,26% |
27º |
27º |
FIAT DOBLÒ |
30 |
0,09% |
66 |
0,17% |
-54,55% |
24º |
28º |
CHEVROLET MONTANA |
29 |
0,09% |
33 |
0,09% |
-12,12% |
28º |
29º |
EFFA V22 |
25 |
0,08% |
33 |
0,09% |
-24,24% |
29º |
30º |
PEUGEOT BOXER |
21 |
0,06% |
24 |
0,06% |
-12,50% |
31º |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
16 |
0,05% |
24 |
0,06% |
-33,33% |
30º |
32º |
CITROËN JUMPER |
15 |
0,05% |
18 |
0,05% |
-16,67% |
32º |
33º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
7 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
34º |
IVECO DAILY |
5 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
35º |
EFFA V25 |
3 |
0,01% |
13 |
0,03% |
-76,92% |
33º |
36º |
FOTON AUMARK 1039 |
3 |
0,01% |
6 |
0,02% |
-50,00% |
34º |
37º |
MERCEDES-BENZ VITO |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
38º |
JAC V260 |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
36º |
39º |
LVTON LT S14 C |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
40º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
100,00% |
44º |
41º |
CHEVROLET CHEVY |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
CHEVROLET D20 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
FORD F150 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
IVECO DAILY 30S13 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
43º |
45º |
IVECO DAILY 35S14 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
JINBEI M35 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
48º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
49º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
50º |
RENAULT KANGOO |
1 |
0,00% |
4 |
0,01% |
-75,00% |
35º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
33.277 |
100,00% |
38.700 |
100,00% |
-14,01% |
|
POS. |
MODELO |
SET. 21 |
% TOTAL |
AGO. 21 |
% TOTAL |
% VAR. SET/AGO |
1º |
HYUNDAI HB20 |
7.147 |
5,02% |
6.795 |
4,29% |
5,18% |
2º |
FIAT TORO |
6.852 |
4,81% |
6.685 |
4,22% |
2,50% |
3º |
JEEP COMPASS |
6.823 |
4,79% |
6.819 |
4,30% |
0,06% |
4º |
FIAT STRADA |
5.772 |
4,05% |
9.111 |
5,75% |
-36,65% |
5º |
VW T-CROSS |
5.733 |
4,03% |
6.698 |
4,23% |
-14,41% |
6º |
FIAT ARGO |
4.911 |
3,45% |
7.711 |
4,86% |
-36,31% |
7º |
FIAT MOBI |
4.574 |
3,21% |
7.538 |
4,76% |
-39,32% |
8º |
HYUNDAI CRETA |
4.550 |
3,20% |
4.822 |
3,04% |
-5,64% |
9º |
JEEP RENEGADE |
4.503 |
3,16% |
6.710 |
4,23% |
-32,89% |
10º |
TOYOTA HILUX |
4.396 |
3,09% |
4.363 |
2,75% |
0,76% |
11º |
CHEVROLET ONIX |
4.311 |
3,03% |
410 |
0,26% |
951,46% |
12º |
CHEVROLET S10 |
4.234 |
2,97% |
4.798 |
3,03% |
-11,75% |
13º |
CHEVROLET TRACKER |
3.936 |
2,76% |
1.293 |
0,82% |
204,41% |
14º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.747 |
2,63% |
267 |
0,17% |
1303,37% |
15º |
HONDA HR-V |
3.502 |
2,46% |
3.878 |
2,45% |
-9,70% |
16º |
VW NIVUS |
3.356 |
2,36% |
3.626 |
2,29% |
-7,45% |
17º |
VW GOL |
3.141 |
2,21% |
4.082 |
2,58% |
-23,05% |
18º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.050 |
2,14% |
4.789 |
3,02% |
-36,31% |
19º |
NISSAN KICKS |
2.903 |
2,04% |
2.955 |
1,86% |
-1,76% |
20º |
VW FOX |
2.341 |
1,64% |
926 |
0,58% |
152,81% |
21º |
FIAT FIORINO |
2.316 |
1,63% |
1.790 |
1,13% |
29,39% |
22º |
FIAT CRONOS |
2.302 |
1,62% |
1.855 |
1,17% |
24,10% |
23º |
TOYOTA COROLLA |
2.280 |
1,60% |
4.354 |
2,75% |
-47,63% |
24º |
HYUNDAI HB20S |
2.269 |
1,59% |
2.197 |
1,39% |
3,28% |
25º |
RENAULT KWID |
1.963 |
1,38% |
3.764 |
2,37% |
-47,85% |
26º |
HONDA CIVIC |
1.891 |
1,33% |
1.578 |
1,00% |
19,84% |
27º |
PEUGEOT 208 |
1.697 |
1,19% |
1.220 |
0,77% |
39,10% |
28º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.542 |
1,08% |
1.690 |
1,07% |
-8,76% |
29º |
VW SAVEIRO |
1.389 |
0,98% |
1.561 |
0,98% |
-11,02% |
30º |
FORD RANGER |
1.350 |
0,95% |
2.180 |
1,38% |
-38,07% |
31º |
MITSUBISHI L200 |
1.276 |
0,90% |
1.045 |
0,66% |
22,11% |
32º |
VW VIRTUS |
1.241 |
0,87% |
1.458 |
0,92% |
-14,88% |
33º |
FIAT SIENA |
1.192 |
0,84% |
1.391 |
0,88% |
-14,31% |
34º |
NISSAN FRONTIER |
1.184 |
0,83% |
1.161 |
0,73% |
1,98% |
35º |
TOYOTA SW4 |
1.155 |
0,81% |
1.212 |
0,76% |
-4,70% |
36º |
HONDA WR-V |
1.125 |
0,79% |
1.131 |
0,71% |
-0,53% |
37º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.122 |
0,79% |
1.495 |
0,94% |
-24,95% |
38º |
VW TAOS |
1.092 |
0,77% |
1.070 |
0,68% |
2,06% |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
1.063 |
0,75% |
1.383 |
0,87% |
-23,14% |
40º |
RENAULT DUSTER |
1.056 |
0,74% |
945 |
0,60% |
11,75% |
41º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.026 |
0,72% |
1.655 |
1,04% |
-38,01% |
42º |
VW VOYAGE |
872 |
0,61% |
1.594 |
1,01% |
-45,29% |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
799 |
0,56% |
635 |
0,40% |
25,83% |
44º |
VW POLO |
759 |
0,53% |
937 |
0,59% |
-19,00% |
45º |
RENAULT MASTER |
701 |
0,49% |
789 |
0,50% |
-11,15% |
46º |
NISSAN VERSA |
683 |
0,48% |
247 |
0,16% |
176,52% |
47º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
659 |
0,46% |
933 |
0,59% |
-29,37% |
48º |
HONDA CITY |
652 |
0,46% |
848 |
0,54% |
-23,11% |
49º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
598 |
0,42% |
971 |
0,61% |
-38,41% |
50º |
RENAULT CAPTUR |
594 |
0,42% |
576 |
0,36% |
3,13% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS + COMERCIAIS |
142.354 |
100,00% |
158.501 |
100,00% |
-10,19% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Hatches em junho: Hyundai HB20 ultrapassa VW Polo e assume liderança