A Honda acabou de anunciar a chegada da linha 2022 para a Biz, a segunda moto mais vendida do Brasil. Os preços mudaram pouco, assim como as motos, que receberam apenas novas opções de cores. Hoje, a Biz é uma das poucas motos em que se pode escolher entre dois motores, com as opções 110i e 125 flex. A Bros 160 é oferecida em versão única e a CG tem quatro configurações, mas todas com o motor 160.
Segundo a Honda, a 125 é a que vende mais, principalmente nos estados do Sudeste que são responsáveis pela maior parte do volume de vendas. No Nordeste, porém, onde o valor do etanol não compensa, a 110i ainda é a preferida, trazendo a vantagem de ser mais em conta. Com diferenças de preço, performance e equipamentos, mas trazendo a mesma plataforma, qual vale mais a pena?
Honda Biz 110i 2022: R$ 9.260 (sem frete)
Honda Biz 125 flex 2022: R$ 11.590 (sem frete)
A Honda Biz faz parte de uma categoria de alto volume, mas com poucas opções: as CUBs. Por definição, são modelos com chassi tubular monobloco (sem subconjuntos) e que possuem transmissão mecânica, mas dispensam o uso de embreagem. Tanto a 110i quanto a 125 compartilham do mesmo chassi.
Elas também trazem o mesmo conjunto ciclístico. Ele é formado por suspensão dianteira com garfo telescópico de 100 mm de curso, enquanto a traseira tem duplo amortecedor e 85 mm de curso. As rodas têm 17 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira. Uma das poucas diferenças é que a Biz 110i tem rodas raiadas e na Biz 125 as peças são de liga leve.
Uma mudança importante está nos freios. A opção mais barata da linha traz tambor de 130 mm de diâmetro na dianteira e de 110 mm na traseira. A mais cara também tem freio a tambor atrás, mas na frente já conta com disco de freio de acionamento hidráulico com 220 mm de diâmetro. Para ambas, os pneus têm medidas 60/100-17 e 80/100-14, respectivamente para dianteira e a traseira.
Falando das principais medidas, a altura do assento em ambas é de 753 mm e o tanque de combustível é o mesmo, com 5,1 litros de capacidade. A Biz 110i é a mais leve, com peso a seco declarado de 97 kg, enquanto a Biz 125 chega a 100 kg.
Aqui é onde a Honda Biz 125 2022 começa a se separar da Honda Biz 110i 2022. O motor em si é amplamente o mesmo, mas há duas diferenças importantes. As duas contam com injeção eletrônica, mas a 125 é flex e a 110i roda apenas com gasolina. A segunda alteração é a cilindrada, com a primeira tendo 109,1 cm³ e a segunda indo a 124,9 cm³.
Isso claramente altera o desempenho. A disparidade nos números pode parecer pouca, mas como se tratam de motos com cerca de 100 kg, a diferença já impacta a performance. A Biz 110i consegue entregar 8,33 cv de potência a 7.260 rpm e 0,89 kgfm de torque a 5.500 rpm. Já a 125 chega a 9,2 cv a 7.500 rpm e 1,04 kgfm a 3.500 rpm.
Agora sim, a grande diferença entre as duas. Mais barata, a Honda Biz 110i 2022 conta com cavalete central, partida elétrica, marcador de combustível, porta capacete sob o assento com tomada 12V, gancho no escudo para sacolas, painel de instrumentos analógico, rodas raiadas e freios a tambor com acionamento combinado. Já a Honda Biz 125 2022 acrescenta ainda as rodas de liga leve, freio a disco dianteiro, opções de pintura bicolor e painel de instrumentos digital com tela de LCD.
Apesar de muito similares, as duas versões da Biz possuem propostas relativamente diferentes. Ambas são muito acessíveis a condutores iniciantes ou experientes, sendo mais em conta que a maioria dos scooters de baixa cilindrada e com a vantagem de terem amortecedores mais preparados para nossas ruas do que as motos automáticas.
A Biz 125 parece a escolha certa, pois é a mais equipada da dupla, flex e anda mais. No entanto, cobra R$ 2.330 extras sobre a Biz 110i. Considerando o uso em ambiente majoritariamente urbano, o desempenho a mais pode não fazer diferença e os freios a tambor mais que atendem as necessidades. Se o etanol também não está valendo a pena em sua cidade, não há muito motivo para investir o dinheiro extra, ainda mais considerando que o segmento da Biz é extremamente sensível a preço.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Oficial: Honda antecipa a nova ADV 160 2025 para dezembro