Honda Biz 2022: pelo preço qual vale mais, 110i ou 125?
Flex e equipamentos ou gasolina e valor menor?
A Honda acabou de anunciar a chegada da linha 2022 para a Biz, a segunda moto mais vendida do Brasil. Os preços mudaram pouco, assim como as motos, que receberam apenas novas opções de cores. Hoje, a Biz é uma das poucas motos em que se pode escolher entre dois motores, com as opções 110i e 125 flex. A Bros 160 é oferecida em versão única e a CG tem quatro configurações, mas todas com o motor 160.
Segundo a Honda, a 125 é a que vende mais, principalmente nos estados do Sudeste que são responsáveis pela maior parte do volume de vendas. No Nordeste, porém, onde o valor do etanol não compensa, a 110i ainda é a preferida, trazendo a vantagem de ser mais em conta. Com diferenças de preço, performance e equipamentos, mas trazendo a mesma plataforma, qual vale mais a pena?
Preço
Honda Biz 110i 2022: R$ 9.260 (sem frete)
Honda Biz 125 flex 2022: R$ 11.590 (sem frete)
Ciclística
A Honda Biz faz parte de uma categoria de alto volume, mas com poucas opções: as CUBs. Por definição, são modelos com chassi tubular monobloco (sem subconjuntos) e que possuem transmissão mecânica, mas dispensam o uso de embreagem. Tanto a 110i quanto a 125 compartilham do mesmo chassi.
Elas também trazem o mesmo conjunto ciclístico. Ele é formado por suspensão dianteira com garfo telescópico de 100 mm de curso, enquanto a traseira tem duplo amortecedor e 85 mm de curso. As rodas têm 17 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira. Uma das poucas diferenças é que a Biz 110i tem rodas raiadas e na Biz 125 as peças são de liga leve.
Uma mudança importante está nos freios. A opção mais barata da linha traz tambor de 130 mm de diâmetro na dianteira e de 110 mm na traseira. A mais cara também tem freio a tambor atrás, mas na frente já conta com disco de freio de acionamento hidráulico com 220 mm de diâmetro. Para ambas, os pneus têm medidas 60/100-17 e 80/100-14, respectivamente para dianteira e a traseira.
Falando das principais medidas, a altura do assento em ambas é de 753 mm e o tanque de combustível é o mesmo, com 5,1 litros de capacidade. A Biz 110i é a mais leve, com peso a seco declarado de 97 kg, enquanto a Biz 125 chega a 100 kg.
Motor e desempenho
Aqui é onde a Honda Biz 125 2022 começa a se separar da Honda Biz 110i 2022. O motor em si é amplamente o mesmo, mas há duas diferenças importantes. As duas contam com injeção eletrônica, mas a 125 é flex e a 110i roda apenas com gasolina. A segunda alteração é a cilindrada, com a primeira tendo 109,1 cm³ e a segunda indo a 124,9 cm³.
Isso claramente altera o desempenho. A disparidade nos números pode parecer pouca, mas como se tratam de motos com cerca de 100 kg, a diferença já impacta a performance. A Biz 110i consegue entregar 8,33 cv de potência a 7.260 rpm e 0,89 kgfm de torque a 5.500 rpm. Já a 125 chega a 9,2 cv a 7.500 rpm e 1,04 kgfm a 3.500 rpm.
Equipamentos
Agora sim, a grande diferença entre as duas. Mais barata, a Honda Biz 110i 2022 conta com cavalete central, partida elétrica, marcador de combustível, porta capacete sob o assento com tomada 12V, gancho no escudo para sacolas, painel de instrumentos analógico, rodas raiadas e freios a tambor com acionamento combinado. Já a Honda Biz 125 2022 acrescenta ainda as rodas de liga leve, freio a disco dianteiro, opções de pintura bicolor e painel de instrumentos digital com tela de LCD.
Conclusão
Galeria: Honda Biz 110i e 125i 2022 - Brasil
Apesar de muito similares, as duas versões da Biz possuem propostas relativamente diferentes. Ambas são muito acessíveis a condutores iniciantes ou experientes, sendo mais em conta que a maioria dos scooters de baixa cilindrada e com a vantagem de terem amortecedores mais preparados para nossas ruas do que as motos automáticas.
A Biz 125 parece a escolha certa, pois é a mais equipada da dupla, flex e anda mais. No entanto, cobra R$ 2.330 extras sobre a Biz 110i. Considerando o uso em ambiente majoritariamente urbano, o desempenho a mais pode não fazer diferença e os freios a tambor mais que atendem as necessidades. Se o etanol também não está valendo a pena em sua cidade, não há muito motivo para investir o dinheiro extra, ainda mais considerando que o segmento da Biz é extremamente sensível a preço.
Ouça o podcast do Motor1.com:
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