Lançada na última sexta-feira (24), a nova geração da van Transit, da Ford, já começou a ser fabricada em série para abastecer concessionárias do Brasil. A produção acontece em Montevidéu, no Uruguai, pelas mãos da empresa Nordex (especializada na montagem terceirizada de veículos). A operação foi viabilizada através de investimentos da ordem de US$ 50 milhões e acontece em regime de CKD com peças importadas da Turquia e da Argentina.
A planta uruguaia é a quinta a produzir a van no mundo, ao lado da Turquia (Kocaeli), da Rússia (Elabuga), da China (Nanchang) e dos Estados Unidos (Kansas City). A unidade tem 17.000 metros quadrados de área construída e teve manufatura validada pelo time de engenharia da Ford no Brasil. No total, a nova linha vai produzir 7 versões e 12 catálogos da Transit, nos modelos de passageiros e de carga, atendendo Brasil, Argentina e outros países da região.
Na mecânica, é destaque o motor 2.0 EcoBlue turbodiesel de 170 cv (3.500 rpm) e 41,3 kgfm de torque (entre 1.750 e 2.500 rpm). É sempre associado ao câmbio manual de 6 marchas. A Ford oferece garantia de um ano ou 100.000 km, bem como revisões a cada 20.000 km com preço fixo. O cliente também tem a opção dos contratos Ford Protect, que permitem a aquisição antecipada de revisões, incluídas no financiamento.
No Brasil, são oferecidas duas opções de comprimento e duas de altura, sempre na carroceria para passageiros: 14+1 ou 15+1 lugares, 17+1 ou 18+1 lugares, e a chamada versão vidrada. A chegada às lojas acontecerá em outubro, mas preços ainda não forma divulgados. Segundo a Ford, mais de 100 concessionárias foram preparadas para vender a Transit e contam com estrutura específica para atender veículos comerciais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Ford Transit ganha versão chassi cabine por a partir de R$ 260 mil
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Agrishow: Ford confirma estreia da Transit Chassi no segundo semestre
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Primeiras impressões Ford Transit automática: do jeito que deveria ser