Maior mercado do continente europeu, a Alemanha continua sofrendo com a crise global dos semicondutores. Segundo a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializados em agosto 193.307 veículos novos, 23% a menos na comparação com o mesmo período de 2020 e 38,4% frente a agosto de 2019. O acumulado, de 1.820.589 unidades, ainda permanece positivo em 2,5%.
Mesmo abaixo dos 19% de participação, a Volkswagen garantiu mais de 20 mil unidades de vantagem sobre a BMW (36.223 x 16.137). Vice-líder em julho, a Mercedes (13.945) perdeu metade de seus compradores e foi superada pela Audi (14.375). Quinta, a Opel (10.245) foi a única entre as dez primeiras a crescer em relação ao ano passado (+7,9%).
POS. |
MARCA |
AGO.21 |
% MERCADO 2021 |
AGO.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW |
36.223 |
18,7% |
43.842 |
17,5% |
-17,4% |
2º |
BMW |
16.137 |
8,3% |
21.549 |
8,6% |
-25,1% |
3º |
AUDI |
14.375 |
7,4% |
16.405 |
6,5% |
-12,4% |
4º |
MERCEDES-BENZ |
13.945 |
7,2% |
27.906 |
11,1% |
-50,0% |
5º |
OPEL |
10.245 |
5,3% |
9.499 |
3,8% |
7,9% |
6º |
HYUNDAI |
10.079 |
5,2% |
10.964 |
4,4% |
-8,1% |
7º |
SKODA |
9.618 |
5,0% |
15.686 |
6,2% |
-38,7% |
8º |
FORD |
9.091 |
4,7% |
16.783 |
6,7% |
-45,8% |
9º |
SEAT |
8.872 |
4,6% |
10.907 |
4,3% |
-18,7% |
10º |
RENAULT |
7.642 |
4,0% |
11.435 |
4,6% |
-33,2% |
11º |
TOYOTA |
7.114 |
3,7% |
7.170 |
2,9% |
-0,8% |
12º |
FIAT |
6.872 |
3,6% |
7.623 |
3,0% |
-9,9% |
13º |
KIA |
6.046 |
3,1% |
6.185 |
2,5% |
-2,2% |
14º |
TESLA |
3.810 |
2,0% |
2.846 |
1,1% |
33,9% |
15º |
MAZDA |
3.776 |
2,0% |
3.166 |
1,3% |
19,3% |
16º |
MITSUBISHI |
3.389 |
1,8% |
3.485 |
1,4% |
-2,8% |
17º |
DACIA |
3.195 |
1,7% |
4.286 |
1,7% |
-25,5% |
18º |
CITROËN |
2.925 |
1,5% |
4.158 |
1,7% |
-29,7% |
19º |
PEUGEOT |
2.921 |
1,5% |
4.746 |
1,9% |
-38,5% |
20º |
SUZUKI |
2.562 |
1,3% |
1.867 |
0,7% |
37,2% |
|
TOTAL |
193.307 |
100,0% |
251.044 |
100,0% |
-23,0% |
|
ACUMULADO |
1.820.589 |
100,0% |
1.776.604 |
100,0% |
2,5% |
Após dois meses seguidos emplacando os quatro modelos preferidos no país, a VW viu a presença do BMW Série 3 (3.791) na 3ª posição – à frente dos demais pelo 2º mês consecutivo, Golf (7.554) e T-Roc (4.169) tiveram números piores do que há um ano. Em inédita 4ª posição por lá de acordo com o Best Selling Cars Blog, o Up foi o nº 1 para 3.767 consumidores – este foi o 8º mês seguido com o menor VW no top 10.
O grande destaque do mês passado, no entanto, foi o ID.3: com vendas tímidas nos últimos meses, a maior aposta elétrica da Volks emplacou 3.750 unidades e garantiu presença no top 5 apenas pela 2ª vez desde seu lançamento – a outra foi em dezembro, quando assegurou o 3º lugar. Menção de honra também para a 8ª posição do Tesla Model 3 (2.946).
Em 10º, o Mercedes GLC (2.913) foi o único representante da marca – a premium mais afetada pela falta de componentes – entre os 20 primeiros colocados. O Classe A (1.539), numa modestíssima 38ª posição, registrou a maior queda no período (-68%) e foi o destaque negativo pelo 2º mês seguido. Quarto modelo mais vendido em 2020, o Ford Focus completou quatro meses ausente do top 50.
POS. |
MODELO |
AGO.21 |
% MERCADO 2021 |
AGO.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW GOLF |
7.554 |
3,9% |
12.378 |
4,9% |
-39,0% |
2º |
VW T-ROC |
4.169 |
2,2% |
5.059 |
2,0% |
-17,6% |
3º |
BMW SÉRIE 3 |
3.791 |
2,0% |
3.572 |
1,4% |
6,1% |
4º |
VW UP |
3.767 |
1,9% |
1.720 |
0,7% |
119,0% |
5º |
VW ID.3 |
3.750 |
1,9% |
388 |
0,2% |
866,5% |
6º |
FIAT 500 |
3.293 |
1,7% |
2.140 |
0,9% |
53,9% |
7º |
FIAT DUCATO |
3.032 |
1,6% |
4.495 |
1,8% |
-32,5% |
8º |
TESLA MODEL 3 |
2.946 |
1,5% |
2.824 |
1,1% |
4,3% |
9º |
VW TIGUAN |
2.925 |
1,5% |
4.453 |
1,8% |
-34,3% |
10º |
MERCEDES GLC |
2.913 |
1,5% |
5.265 |
2,1% |
-44,7% |
11º |
SEAT LEON |
2.906 |
1,5% |
3.669 |
1,5% |
-20,8% |
12º |
HYUNDAI KONA |
2.743 |
1,4% |
3.175 |
1,3% |
-13,6% |
13º |
VW POLO |
2.539 |
1,3% |
3.814 |
1,5% |
-33,4% |
14º |
AUDI Q3 |
2.417 |
1,3% |
1.758 |
0,7% |
37,5% |
15º |
VW T-CROSS |
2.384 |
1,2% |
2.667 |
1,1% |
-10,6% |
16º |
MINI |
2.375 |
1,2% |
4.070 |
1,6% |
-41,6% |
17º |
MITSUBISHI MIRAGE |
2.270 |
1,2% |
1.457 |
0,6% |
55,8% |
18º |
SKODA OCTAVIA |
2.255 |
1,2% |
4.966 |
2,0% |
-54,6% |
19º |
VW PASSAT |
2.238 |
1,2% |
5.561 |
2,2% |
-59,8% |
20º |
KIA CEED |
2.210 |
1,1% |
2.353 |
0,9% |
-6,1% |
21º |
FORD KUGA |
2.122 |
1,1% |
3.204 |
1,3% |
-33,8% |
22º |
TOYOTA YARIS |
2.105 |
1,1% |
1.813 |
0,7% |
16,1% |
23º |
SEAT FORMENTOR |
2.063 |
1,1% |
0 |
0,0% |
- |
24º |
BMW X3 |
2.061 |
1,1% |
1.941 |
0,8% |
6,2% |
25º |
OPEL CORSA |
2.030 |
1,1% |
4.969 |
2,0% |
-59,1% |
26º |
OPEL MOKKA |
1.992 |
1,0% |
- |
- |
- |
27º |
OPEL ASTRA |
1.987 |
1,0% |
1.006 |
0,4% |
97,5% |
28º |
AUDI Q5 |
1.975 |
1,0% |
1.015 |
0,4% |
94,6% |
29º |
AUDI A3 |
1.851 |
1,0% |
2.896 |
1,2% |
-36,1% |
30º |
AUDI A6 |
1.820 |
0,9% |
2.962 |
1,2% |
-38,6% |
31º |
FORD PUMA |
1.813 |
0,9% |
2.158 |
0,9% |
-16,0% |
32º |
VW TRANSPORTER |
1.790 |
0,9% |
2.284 |
0,9% |
-21,6% |
33º |
TOYOTA COROLLA |
1.777 |
0,9% |
1.468 |
0,6% |
21,0% |
34º |
BMW SÉRIE 1 |
1.742 |
0,9% |
2.672 |
1,1% |
-34,8% |
35º |
RENAULT ZOE |
1.578 |
0,8% |
2.210 |
0,9% |
-28,6% |
36º |
HYUNDAI I10 |
1.569 |
0,8% |
1.157 |
0,5% |
35,6% |
37º |
BMW SÉRIE 5 |
1.552 |
0,8% |
2.363 |
0,9% |
-34,3% |
38º |
MERCEDES CLASSE A |
1.539 |
0,8% |
4.805 |
1,9% |
-68,0% |
39º |
BMW X1 |
1.517 |
0,8% |
2.402 |
1,0% |
-36,8% |
40º |
RENAULT CAPTUR |
1.423 |
0,7% |
2.474 |
1,0% |
-42,5% |
41º |
HYUNDAI TUCSON |
1.417 |
0,7% |
1.470 |
0,6% |
-3,6% |
42º |
DACIA SANDERO |
1.412 |
0,7% |
1.391 |
0,6% |
1,5% |
43º |
HYUNDAI I30 |
1.365 |
0,7% |
2.005 |
0,8% |
-31,9% |
44º |
OPEL INSIGNIA |
1.356 |
0,7% |
175 |
0,1% |
674,9% |
45º |
AUDI A4 |
1.343 |
0,7% |
2.598 |
1,0% |
-48,3% |
46º |
CITROËN JUMPER |
1.337 |
0,7% |
815 |
0,3% |
64,0% |
47º |
SKODA FABIA |
1.334 |
0,7% |
2.072 |
0,8% |
-35,6% |
48º |
SKODA ENYAQ |
1.326 |
0,7% |
0 |
0,0% |
- |
49º |
VW ID.4 |
1.278 |
0,7% |
0 |
0,0% |
- |
50º |
FORD TRANSIT |
1.277 |
0,7% |
2.802 |
1,1% |
-54,4% |
Observação: Números de agosto/20 indisponíveis para o Opel Mokka.
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal