O Inmetro revelou nesta quarta-feira (29) a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para veículos leves 2021, mostrando quais são os carros e picapes mais econômicos do país. Destrinchamos a lista para encontrar os modelos que menos bebem combustível, mesmo sem oferecer eletrificação (puramente elétricos ou híbridos de qualquer tipo).
Para montar a lista, usamos o mesmo critério do Inmetro para classificar de A a E cada modelo, com o consumo energético medido em megajoules por quilômetro (MJ/km). Ainda assim, mesmo usando o MJ/km como a base para o ranking, mostraremos também quanto cada carro faz nos ciclos urbano e rodoviário, com gasolina e etanol em km/l.
Também usamos algumas restrições. Cada carro pode aparecer na lista apenas na versão mais econômica com o mesmo motor e desconsideramos qualquer carro que já não seja mais vendido (como a linha do Ford Ka ou o Volkswagen Up!) – afinal, são modelos que praticamente não são mais encontrados como 0km no mercado.
Desde que foi lançado, o Chevrolet Onix Plus segue aparecendo como o carro mais econômico do Brasil sem um sistema eletrificado. As versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv entregam um consumo energético de 1,34 MJ/km, um valor impressionante – supera até mesmo o Corolla Cross Hybrid, que marca 1,35 MJ/km, e o Corolla com carroceria sedã (1,38 MJ/km). Na hora de medir o rendimento, isso significa que chega a fazer 17,7 km/litro na estrada com gasolina.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Onix Plus 1.0 MT6 | 10,1 km/litro | 12,5 km/litro | 14,3 km/litro | 17,7 km/litro | 1,34 MJ/km | 0,399 g/km |
O primeiro subcompacto do ranking é o Renault Kwid, repetindo a posição dos anos anteriores. Seu motor 1.0 de 70 cv ainda mostra um bom rendimento, chegando a fazer 15,6 km/litro na estrada e com gasolina no tanque. A expectativa é que sua posição mude a partir do ano que vem, com chegada da versão reestilizada e que, segundo rumores, terá alterações mecânicas.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Renault Kwid 1.0 MT5 | 10,3 km/litro | 10,8 km/litro | 14,9 km/litro | 15,6 km/litro | 1,39 MJ/km | 0,202 g/km |
Por conta da aerodinâmica menos favorável do que no Onix Plus, o Chevrolet Onix com carroceria hatchback é um pouco menos econômico do que o sedã compacto. Ainda assim, aparece bem no ranking, entregando até 16,7 km/litro - uma diferença de 1 km/litro em comparação ao Onix Plus.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Onix 1.0 MT6 | 9,9 km/litro | 11,7 km/litro | 13,9 km/litro | 16,7 km/litro | 1,40 MJ/km | 0,275 g/km |
Mesmo com as recalibrações do motor 1.0 turbo de 116 cv feitas após os casos de incêndio, que levaram a uma queda no rendimento como mostramos em nosso teste, o Chevrolet Onix Plus com este propulsor ainda está bem posicionado na tabela - desde que esteja com a transmissão manual de 6 marchas. O Inmetro diz que entrega 1,41 MJ/km e que pode fazer até 17 km/litro.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo MT6 | 9,6 km/litro | 12,2 km/litro | 13,7 km/litro | 17,0 km/litro | 1,41 MJ/km | 0,236 g/km |
Um dos estreantes no ranking (visto que a tabela de 2020 era praticamente uma cópia de 2019), o Hyundai HB20S em sua segunda geração aparece com o novo motor 1.0 turbo de três cilindros, que entrega 120 cv. Os testes oficiais do Inmetro apontam que rende até 16 km/litro no ciclo rodoviário e com gasolina, enquanto o consumo energético em MJ/km é de 1,43.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Hyundai HB20S 1.0 Turbo MT6 | 9,8 km/litro | 11,6 km/litro | 13,6 km/litro | 16 km/litro | 1,43 MJ/km | 0,234 g/km |
Pois é, a Hyundai está em uma situação bem parecida com a da Chevrolet, colocando o mesmo carro no ranking com motores diferentes. O HB20S na versão 1.0 aspirada de 80 cv é levemente menos eficiente do que o 1.0 turbo, tanto que a diferença em MJ/km é de apenas 0,03. Na medida por km/litro, isso significa que a variante sem turbocompressor pode ser somente 0,3 km/litro mais beberrona.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Hyundai HB20S 1.0 MT6 | 9,6 km/litro | 11,1 km/litro |
13,7 km/litro |
15,7 km/litro | 1,46 MJ/km | 0,525 g/km |
Antes, o Fiat Mobi aparecia mais acima do ranking por conta da versão Drive com o 1.0 Firefly de 77 cv. No entanto, a marca já não oferece mais esta motorização, vendendo o subcompacto somente com o velho 1.0 Fire Evo de 75 cv. Ainda é bem econômico e, dependendo das condições, pode marcar 15,3 km/litro na estrada com gasolina, mas é bem menos do que os 16,4 km/litro do antigo Mobi Drive.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Fiat Moby Easy 1.0 MT5 | 9,7 km/litro | 10,7 km/litro | 13,7 km/litro | 15,3 km/litro | 1,47 MJ/km | 0,416 g/km |
Acabamos de falar a diferença de rendimento do Mobi com o motor 1.0 Firefly em comparação ao 1.0 Fire Evo. A prova de como o propulsor mais moderno faz a diferença está aqui, com o Fiat Argo aparecendo como o 8º carro mais econômico e, comparando por MJ/km, com os mesmos 1,47 que o subcompacto (e isso considerando a diferença de tamanho e peso entre os dois). O rendimento máximo chega 15,1 km/litro, mas compensa no ciclo urbano, superando o modelo menor e mais barato.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Fiat Argo 1.0 MT5 | 9,8 km/litro | 10,7 km/litro | 13,9 km/litro | 15,1 km/litro | 1,47 MJ/km | 0,401 g/km |
Aparecendo pela última vez no ranking, o Chevrolet Onix completa sua participação com o 1.0 turbo de 116 cv para a versão hatch. Novamente, perde em comparação ao sedã por conta da aerodinâmica e chega a ser menos frugal do que alguns modelos aspirados como o Argo. Obviamente, isso não significa que irá parar no posto de gasolina toda hora, pois pode fazer 16 km/litro.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo MT6 | 9,4 km/litro | 11,2 km/litro | 13,5 km/litro | 16,0 km/litro | 1,47 MJ/km | 0,268 g/km |
O fim da lista dos 10 carros mais econômicos acaba com um empate técnico para o mesmo carro. O Hyundai HB20 com carroceria hatch mostra o mesmo consumo energético para os motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo, ambos com transmissão manual (5 marchas para o aspirado e 6 posições para o turbo). Se for escolher pelo rendimento, vai depender da sua necessidade. Se fica mais na cidade, o 1.0 aspirado de 80 cv é mais eficiente, enquanto o 1.0 turbo de 120 cv se sai melhor na estrada.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Hyundai HB20 1.0 MT5 | 9,5 km/litro | 10,5 km/litro | 13,3 km/litro | 14,9 km/litro | 1,51 MJ/km | 0,525 g/km |
Hyundai HB20 1.0 Turbo MT5 | 9,2 km/litro | 10,9 km/litro | 13,2 km/litro | 15,1 km/litro | 1,51 MJ/km | 0,284 g/km |
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