Maior mercado mundial, a China não passa imune à crise global dos semicondutores e amargou queda nas vendas de veículos novos pelo 4º mês seguido. De acordo com a CAAM (entidade responsável pelos números oficiais), foram comercializadas no mês passado quase 1,8 milhões de unidades, número 17,7% inferior ao registrado há um ano.
O acumulado, de pouco mais de 16,5 milhões, já supera em quase 14% o resultado do mesmo período de 2020. Superada pela Toyota (89.019) nos dois meses anteriores, a VW (176.461) retomou a ponta com sobras. A japonesa, por sua vez, ficou sob ameaça da compatriota Honda (84.102). Com fortes altas, as locais Wuling (73.529) e BYD (67.630) foram as únicas do top 10 com resultados positivos.
POS. |
MARCA |
AGO.21 |
% PART. 2021 |
AGO.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
VW |
176.461 |
9,8% |
242.622 |
11,1% |
-27,3% |
2º |
TOYOTA |
89.019 |
4,9% |
118.011 |
5,4% |
-24,6% |
3º |
HONDA |
84.102 |
4,7% |
146.387 |
6,7% |
-42,5% |
4º |
NISSAN |
81.818 |
4,5% |
103.233 |
4,7% |
-20,7% |
5º |
GEELY |
79.904 |
4,4% |
95.235 |
4,4% |
-16,1% |
6º |
WULING |
73.529 |
4,1% |
40.780 |
1,9% |
80,3% |
7º |
CHANGAN |
70.456 |
3,9% |
78.227 |
3,6% |
-9,9% |
8º |
BYD |
67.630 |
3,8% |
35.508 |
1,6% |
90,5% |
9º |
BUICK |
64.358 |
3,6% |
86.249 |
3,9% |
-25,4% |
10º |
BMW |
56.391 |
3,1% |
63.587 |
2,9% |
-11,3% |
11º |
CHERY |
45.799 |
2,5% |
45.287 |
2,1% |
1,1% |
12º |
TESLA |
44.264 |
2,5% |
11.811 |
0,5% |
274,8% |
13º |
HAVAL |
40.560 |
2,3% |
56.128 |
2,6% |
-27,7% |
14º |
AUDI |
38.993 |
2,2% |
66.396 |
3,0% |
-41,3% |
15º |
MG |
36.021 |
2,0% |
21.278 |
1,0% |
69,3% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
31.735 |
1,8% |
70.473 |
3,2% |
-55,0% |
17º |
GAC |
29.914 |
1,7% |
33.182 |
1,5% |
-9,8% |
18º |
ROEWE |
29.416 |
1,6% |
32.135 |
1,5% |
-8,5% |
19º |
FORD |
25.165 |
1,4% |
19.917 |
0,9% |
26,3% |
20º |
HYUNDAI |
23.754 |
1,3% |
40.153 |
1,8% |
-40,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.799.000 |
100,0% |
2.186.000 |
100,0% |
-17,7% |
|
ACUMULADO |
16.556.000 |
100,0% |
14.551.000 |
100,0% |
13,8% |
Já entre os modelos, um resultado histórico: com 41.188 unidades, seu novo recorde, a minivan elétrica Wuling Hongguang Mini EV se tornou o veículo mais vendido por lá pela 1ª vez e agora já é a 2ª colocada no acumulado de 2021, atrás do Nissan Sylphy (40.876), 1º colocado consecutivo desde abril - que nada mais é que a versão chinesa do Sentra. O sedã médio da Nissan pode mostrar um bom resultado no futuro, pois a marca prepara o lançamento da versão híbrida e-Power. Sexto em julho, o VW Lavida (39.200) voltou ao pódio.
Em seu 2º top 5 seguido, o Tesla Model 3 jamais havia vendido tanto (27.066). Novamente nº 1 entre os SUVs, o Haval H6 (20.026) foi o 8º. O bom desempenho da Tesla – que cresceu quase 275% nos últimos 12 meses – foi reforçado pela 12ª posição do Model Y (17.198). Campeã entre as marcas premium, a BMW emplacou dois modelos no top 20: o Série 5 L (16.814) e o Série 3 L (16.125).
Vice-líder nos dois últimos rankings, o Toyoya Corolla (12.759) despencou para o 25º lugar. Carro-chefe da Caoa Chery aqui no Brasil, o Tiggo 5X (9.098) vendeu menos do que o Tiggo 8 (9.214) por lá. Para se ter uma ideia do gigantismo do mercado chinês, a Fiat Strada, nosso best seller em agosto, seria apenas a 46ª colocada com suas 9.111 unidades.
POS. |
MODELO |
AGO.21 |
% PART. 2021 |
AGO.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
41.188 |
2,3% |
15.000 |
0,7% |
174,6% |
2º |
NISSAN SYLPHY |
40.876 |
2,3% |
6.034 |
0,3% |
577,4% |
3º |
VW LAVIDA |
39.200 |
2,2% |
45.503 |
2,1% |
-13,9% |
4º |
TESLA MODEL 3 |
27.066 |
1,5% |
11.811 |
0,5% |
129,2% |
5º |
BUICK EXCELLE YINLANG |
25.299 |
1,4% |
29.704 |
1,4% |
-14,8% |
6º |
WULING HONGGUANG |
21.633 |
1,2% |
25.780 |
1,2% |
-16,1% |
7º |
BYD QIN PLUS |
20.676 |
1,1% |
0 |
0,0% |
- |
8º |
HAVAL H6 |
20.026 |
1,1% |
27.528 |
1,3% |
-27,3% |
9º |
VW TIGUAN L |
18.609 |
1,0% |
14.287 |
0,7% |
30,3% |
10º |
BYD SONG |
17.691 |
1,0% |
2.067 |
0,1% |
755,9% |
11º |
GEELY BOYUE |
17.388 |
1,0% |
20.685 |
0,9% |
-15,9% |
12º |
TESLA MODEL Y |
17.198 |
1,0% |
0 |
0,0% |
- |
13º |
BMW SÉRIE 5 L |
16.814 |
0,9% |
17.505 |
0,8% |
-3,9% |
14º |
NISSAN TEANA |
16.776 |
0,9% |
9.902 |
0,5% |
69,4% |
15º |
BMW SÉRIE 3 L |
16.125 |
0,9% |
16.919 |
0,8% |
-4,7% |
16º |
VW BORA |
16.052 |
0,9% |
26.813 |
1,2% |
-40,1% |
17º |
CHANGAN CS75 |
15.530 |
0,9% |
22.456 |
1,0% |
-30,8% |
18º |
HONDA ACCORD |
14.401 |
0,8% |
19.030 |
0,9% |
-24,3% |
19º |
GEELY EMGRAND |
14.362 |
0,8% |
21.022 |
1,0% |
-31,7% |
20º |
VW PASSAT |
14.287 |
0,8% |
11.155 |
0,5% |
28,1% |
21º |
HONDA XR-V |
13.995 |
0,8% |
12.750 |
0,6% |
9,8% |
22º |
VW THARU |
13.298 |
0,7% |
12.737 |
0,6% |
4,4% |
23º |
MG 5 |
13.002 |
0,7% |
2.173 |
0,1% |
498,3% |
24º |
CHANGAN EADO |
12.876 |
0,7% |
16.905 |
0,8% |
-23,8% |
25º |
TOYOTA COROLLA |
12.759 |
0,7% |
26.291 |
1,2% |
-51,5% |
26º |
BUICK ENVISION |
12.001 |
0,7% |
16.446 |
0,8% |
-27,0% |
27º |
TOYOTA AVALON |
11.618 |
0,6% |
9.526 |
0,4% |
22,0% |
28º |
BUICK GL8 |
11.611 |
0,6% |
16.772 |
0,8% |
-30,8% |
29º |
MG ZS |
11.438 |
0,6% |
5.481 |
0,3% |
108,7% |
30º |
HONDA VEZEL |
11.432 |
0,6% |
15.934 |
0,7% |
-28,3% |
31º |
TOYOTA RAV4 |
11.183 |
0,6% |
6.342 |
0,3% |
76,3% |
32º |
COS X5 |
10.712 |
0,6% |
0 |
0,0% |
- |
33º |
TOYOTA CAMRY |
10.711 |
0,6% |
15.366 |
0,7% |
-30,3% |
34º |
ROEWE I5 |
10.709 |
0,6% |
10.033 |
0,5% |
6,7% |
35º |
AUDI A4 L |
10.501 |
0,6% |
13.053 |
0,6% |
-19,6% |
36º |
CHERY ARRIZO 5/5E |
10.471 |
0,6% |
145 |
0,0% |
7121,4% |
37º |
NISSAN QASHQAI |
10.397 |
0,6% |
10.962 |
0,5% |
-5,2% |
38º |
GEELY BINYUE |
10.079 |
0,6% |
10.300 |
0,5% |
-2,1% |
39º |
GEELY XINGYUE L |
10.036 |
0,6% |
0 |
0,0% |
- |
40º |
LI ONE |
9.433 |
0,5% |
2.711 |
0,1% |
248,0% |
41º |
MERCEDES CLASSE E L |
9.417 |
0,5% |
13.000 |
0,6% |
-27,6% |
42º |
NISSAN X-TRAIL |
9.304 |
0,5% |
13.949 |
0,6% |
-33,3% |
43º |
CHERY TIGGO 8 |
9.214 |
0,5% |
12.304 |
0,6% |
-25,1% |
44º |
VW SANTANA |
9.140 |
0,5% |
17.138 |
0,8% |
-46,7% |
45º |
GEELY XINGRUI |
9.126 |
0,5% |
0 |
0,0% |
- |
46º |
CHERY TIGGO 5X |
9.098 |
0,5% |
7.526 |
0,3% |
20,9% |
47º |
BYD HAN |
9.035 |
0,5% |
4.000 |
0,2% |
125,9% |
48º |
ROEWE CLEVER |
8.913 |
0,5% |
0 |
0,0% |
- |
49º |
HYUNDAI ELANTRA |
8.816 |
0,5% |
0 |
0,0% |
- |
50º |
JETOUR X70 |
8.579 |
0,5% |
6.902 |
0,3% |
24,3% |
Fontes: CarSalesBase / Marklines / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal