Esportiva de R$ 12 mil: Yamaha revela as novas R15 e R15M
Com o crescimento do mercado de pequenas esportivas na Ásia, marca apresenta uma grande reformulação para seu modelo mais vendido
As motos esportivas de baixa cilindrada projetadas para uso nas ruas estão na moda na Ásia, especialmente em países como Índia, Indonésia e Filipinas. A lógica por trás do crescimento desse segmento abaixo de 200 cm³ é simples. O fato de as estradas e as condições de tráfego nesses países serem extremamente congestionadas significa que as motos esportivas de alta capacidade voltadas à performance simplesmente não são práticas para uso diário.
Além disso, esses mercados são sensíveis ao preço, como no Brasil, então realmente faz sentido existirem poucas esportivas grandes por lá. Tanto que, nesses países, várias marcas oferecem pequenas motos carenadas. Há vários anos, a Yamaha lidera o mercado asiático com a YZF-R15. Apresentando uma carenagem completa, estilo semelhante e cores que remetem à R1, a R15 se tornou a favorita entre os entusiastas de motos esportivas baratas.
A Yamaha mudou consideravelmente a YZF-R15 para 2022. No que é indiscutivelmente a maior revisão na história do modelo, a marca redesenhou completamente as linhas da moto para se parecer mais com as esportivas maiores. A dianteira parece quase idêntica ao visto na Yamaha YZF-R7. Além disso, o YZF-R15 pode ser adquirida na versão R15M. Assim como ocorre na R1M, tem maior apelo para o uso nas pistas.
No que diz respeito ao desempenho, as Yamaha YZF-R15 e YZF-R15M 2022 continuam trazendo um motor monocilíndrico alimentado por injeção eletrônica e arrefecido a líquido. Tem 155 cm³ de capacidade, entregando 18,3 cv de potência. É um pouco menos do que o modelo 2021, já que a Yamaha teve que fazer alguns ajustes no escapamento e no mapeamento para atender aos padrões de emissão BS6 e Euro5. Para a Índia, em particular, a YZF-R15 finalmente recebe garfos invertidos para a suspensão dianteira.
Com a proposta de serem pequenas e acessível, a dupla de esportivas da Yamaha também não doerá tanto no bolso quando uma R1. Na Índia, seus preços partem de 168.000 rúpias (R$ 12.010) para a R15 de entrada e de 178.000 rúpias (R$ 12.725) para a R15M. Os valores ainda pode subir mais um pouco dependendo do esquema de cores escolhido
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem