As motos esportivas de baixa cilindrada projetadas para uso nas ruas estão na moda na Ásia, especialmente em países como Índia, Indonésia e Filipinas. A lógica por trás do crescimento desse segmento abaixo de 200 cm³ é simples. O fato de as estradas e as condições de tráfego nesses países serem extremamente congestionadas significa que as motos esportivas de alta capacidade voltadas à performance simplesmente não são práticas para uso diário.
Além disso, esses mercados são sensíveis ao preço, como no Brasil, então realmente faz sentido existirem poucas esportivas grandes por lá. Tanto que, nesses países, várias marcas oferecem pequenas motos carenadas. Há vários anos, a Yamaha lidera o mercado asiático com a YZF-R15. Apresentando uma carenagem completa, estilo semelhante e cores que remetem à R1, a R15 se tornou a favorita entre os entusiastas de motos esportivas baratas.
A Yamaha mudou consideravelmente a YZF-R15 para 2022. No que é indiscutivelmente a maior revisão na história do modelo, a marca redesenhou completamente as linhas da moto para se parecer mais com as esportivas maiores. A dianteira parece quase idêntica ao visto na Yamaha YZF-R7. Além disso, o YZF-R15 pode ser adquirida na versão R15M. Assim como ocorre na R1M, tem maior apelo para o uso nas pistas.
No que diz respeito ao desempenho, as Yamaha YZF-R15 e YZF-R15M 2022 continuam trazendo um motor monocilíndrico alimentado por injeção eletrônica e arrefecido a líquido. Tem 155 cm³ de capacidade, entregando 18,3 cv de potência. É um pouco menos do que o modelo 2021, já que a Yamaha teve que fazer alguns ajustes no escapamento e no mapeamento para atender aos padrões de emissão BS6 e Euro5. Para a Índia, em particular, a YZF-R15 finalmente recebe garfos invertidos para a suspensão dianteira.
Com a proposta de serem pequenas e acessível, a dupla de esportivas da Yamaha também não doerá tanto no bolso quando uma R1. Na Índia, seus preços partem de 168.000 rúpias (R$ 12.010) para a R15 de entrada e de 178.000 rúpias (R$ 12.725) para a R15M. Os valores ainda pode subir mais um pouco dependendo do esquema de cores escolhido
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Fazer 250 marca 5 milhões de motos Yamaha feitas no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Yamaha lança a Fazer 250 2025: veja o preço e o que muda