Além do HR-V vendido aqui no Brasil, a Honda tem mais um SUV baseado na plataforma do novo City. A marca apresentou a segunda geração do Honda BR-V na Indonésia, que deixou de lado o jeitão de minivan para tornar-se um crossover de 7 lugares, com o início das vendas no país asiático previsto para janeiro de 2022. Até o momento, a fabricante não comenta nada sobre o lançamento em outros mercados, até mesmo para o resto da Ásia.
Como esperado, o novo Honda BR-V manteve grande parte das linhas adiantadas pelo conceito N7X, misturando o estilo da minivan Odyssey com o SUV Pilot e até um pouco do HR-V antigo. É caracterizado por uma grade bem larga e de formato retangular, enquanto o logo da empresa próximo do capô fica posicionado logo abaixo de uma linha que vai até os faróis. Utiliza iluminação full-LED e tem uma assinatura em LED em forma de “L” e que sobe até a linha do vão do capô.
Embora agora seja definido pela Honda como um SUV, basta olhar o BR-V de lado ou pela parte de trás para ver que manteve muito do seu formato de minivan como na geração anterior. O teto é bem largo e a tampa do porta-malas é quase reta, chegando até o para-choque. Aqui encontramos também lanternas verticais com um desenho interno que lembra o City, principalmente pela linha em LED.
As poucas imagens do interior mostram que terá uma cabine diferente do City. O painel tem um leve recuo na parte do passageiro, usando uma borda cromada que faz uma ligação com a parte da central multimídia. Os comandos do ar-condicionado são digitais e com um formato diferente de qualquer outro carro da empresa. O volante aparenta ser o mesmo da nova geração do Fit, assim como o painel de instrumentos analógico com um pequeno display no centro para o computador de bordo.
No momento, a Honda não revela as medidas do veículo, preferindo falar sobre a lista de equipamentos que será oferecida. Contará com a mesma multimídia de 7” do City e trará itens como detector de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, chave presencial com partida remota, frenagem automática de emergência, farol-alto automático e assistente de permanência em faixa.
Terá mais um item vindo do novo sedã compacto, usando o motor 1.5 i-VTEC aspirado de 121 cv a 6.600 rpm e 14,7 kgfm a 4.300 rpm que equipa o sedã em alguns países como Índia e Indonésia. As opções de transmissão serão a manual de 5 marchas ou automática do tipo CVT. Aparentemente, o motor 1.0 turbo de 122 cv e 17,6 kgfm não está nos planos para o futuro.
“A Honda está muito orgulhosa em apresentar a segunda geração do Honda BR-V, que foi desenvolvida especificamente para as necessidades dos consumidores na Indonésia. Este carro será produzido em série na Indonésia, apresentando um design muito mais atrativo e várias tecnologias e funções de ponta que são novidades em sua categoria”, disse o presidente da Honda no país, Takehiro Watanabe.
Como de costume, a Honda faz silêncio sobre seus planos futuros, sem comentar se o novo BR-V será lançado em outros mercados. Até mesmo algumas mídias asiáticas questionam se tem chances de receber o SUV de 7 lugares no futuro, como é o caso de Filipinas, Índia, Malásia e Tailândia. Seria um bom rival para o Hyundai Alcazar, modelo baseado no novo Creta com capacidade para 7 pessoas. Teria espaço no Brasil, buscando os clientes que hoje optam pela Chevrolet Spin?
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