O mercado de motos utilitárias hoje é dominado com ampla vantagem pela Honda CG 160. O sucesso do motor maior decretou o fim da CG 125 em 2019. Porém, a versão mais barata, a Start, está tabelada em R$ 10.520. Entre as opções 125 de volume, só existem ainda a Yamaha Factor 125i, de R$ 11.236, e a Honda Biz 125, de R$ 11.120 e que é da categoria das CUBs. Agora a Shineray anunciou o lançamento de um novo modelo que promete ser uma das opções mais baratas entre as utilitárias 125.
Trata-se da SH 125 Worker, moto que foi antecipada pela Shineray há poucos dias pela marca em suas redes sociais e que teve os primeiros dados antecipados com exclusividade pelo Motor.com. A novidade vai começar a chegar nas lojas da marca chinesa nos primeiros dias de outubro, de acordo com a montadora que mantém uma linha de montagem em Suape (PE).
A Shineray diz ter observado o crescimento dos serviços de entrega, o que impulsionou as vendas da marca desde 2020, para desenvolver um produto para este mercado. Um estudo do instituto Locomotiva Pesquisa & Estratégia (SP), cerca de 20% da população adulta no Brasil depende de algum tipo de aplicativo de entrega para ter renda. Antes da pandemia, este número era de cerca de 13%.
Um dos pontos de maior apelo da nova Shineray SH 125 Worker será seu preço. A empresa anunciou que cobrará R$ 7.290 pela moto, menos que os R$ 7.330 da Pop 110i, moto mais barata da Honda no Brasil. A montadora diz ter dado bastante foco na ergonomia e no conforto do modelo, pensando em passará o dia guiando a moto.
Visualmente, a nova Shineray SH 125 Worker não tem uma aparência tradicional de uma moto utilitária moderna. A empresa optou pelo caminho inverso, trazendo um visual inspirado pelas Café Racer da década de 1960, com banco praticamente reto, com costuras transversais e cor marrom ou preta, dependendo da pintura. Além disso, o modelo tem um guidão levemente elevado, rodas raiadas pintadas de preto, guarda-pó para suspensão dianteira e um grande farol redondo com elemento cromado.
Na mecânica, ela traz o monocilíndrico em posição horizontal de 125 cm³. A marca não divulgou se a alimentação é feita por carburador ou injeção eletrônica, nem quantas marchas tem o câmbio, mas é possível ver que a SH 125 Worker terá uma embreagem convencional. O propulsor em si gera 7,2 cv de potência e 7.500 rpm e 0,8 kgfm de troque a 6.000 rpm. Seu peso a seco declarado é de 98 kg. Os freios são a tambor nas duas rodas (18" na frente e 17" atrás).