Foi há exatamente há um mês que os dados de consumo da Ford Maverick 2.0 turbo foram revelados graças a uma imagem de etiqueta que foi vazada em um fórum dedicado a picape da marca do oval azul. Mas dessa vez os números são oficiais vieram da EPA (Environmental Protection Agency), a Agência de Proteção Ambiental dos Estados. E os números oficiais da picape são animadores, principalmente quando comparados a rival Hyundai Santa Cruz.
Antes de mais nada, as classificações oficiais de economia de combustível da EPA para a Maverick 2.0 turbo não chegam ao mesmo nível de economia quando comparamos com a versão híbrida, que faz até 17 km/litro. Mas apesar disso, ainda são números bons, principalmente porque eles são melhores que o rival Santa Cruz. A Maverick 2.0 turbo com tração dianteira (FWD) faz até 9,77 km/l na cidade contra 8,92 km/l da Santa Cruz também com tração dianteira.
Já o consumo na estrada fica em 12,75 km/l para a picape da Ford contra 11,05 km/l da caminhonete da marca sul-coreana, isso sempre considerando as versões com tração dianteira. Abaixo, você confere a tabela completa com os números de consumo das demais versões da picape.
Modelo | Consumo Cidade | Consumo Estrada | Ciclo Misto |
Maverick 2.0 EcoBoost FWD |
9,77 km/l |
12,75 km/l | 11,05 km/l |
Maverick 2.0 EcoBoost AWD | 9,35 km/l | 12,32 km/l | 10,62 km/l |
Santa Cruz 2.5 FWD | 8,92 km/l | 11,05 km/l | 9,77 km/l |
Santa Cruz 2.5 AWD |
8,92 km/l | 11,47 km/l | 9,77 km/l |
Santa Cruz 2.5 Turbo AWD | 8,07 km/l | 11,47 km/l | 9,35 km/l |
Vale lembrar que a comparação aqui é entre a Maverick equipada com o 2.0 EcoBoost turbo de 253 cv e 38,3 kgfm e as duas configurações da Santa Cruz, uma com motor 2.5 turbo de 275 cv e 42,9 kgfm e outra com um 2.5 aspirado de 190 cv e 24,9 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas para a Maverick e Santa Cruz com motor aspirado, sendo automatizado de dupla embreagem de 8 velocidades para a Santa Cruz turbo.
Detalhe que a picape da marca do oval azul é 10 centímetros maior que a rival sul-coreana, sem contar ainda que também é muito mais barata. A Maverick 2.0 turbo de base sai por US$ 21.080 (R$ 111.492 em conversão direta), enquanto a Santa Cruz 2.5 turbo mais em conta começa em US$ 28.690 (R$ 151.741). Outra vantagem da picape americana é que ela pode ter o motor mais potente desde a versão mais barata. Já a picape da marca asiática com motor turbinado não está disponível para a versão SE básica, mas apenas para as configurações SEL Premium e Limited.
Fonte: Ford Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Novos Equinox e Duster flagrados no Brasil e mais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford Maverick Lobo tem suspensão rebaixada de fábrica e até 'modo proibido'
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ford Maverick já tem data para ganhar novo visual e versões inéditas
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Ford atrasará atualizações de Maverick e Bronco Sport: entenda