Nova Tornado existe... Mas é uma moto da Benelli?
Marca italiana hoje é comandada por um grupo chinês. Nova esportiva resgata nome de um clássico nacional
Quando vi esta informação, tive a mesma reação que vocês: "a Tornado vai voltar?". O nome remete a uma antiga aventureira da Honda por aqui, que foi descontinuada em 2008, sucessora da ainda mais antiga XR 200 e antecessora da atual XRE 300. Porém, a notícia que surgiu lá fora é para uma moto da Benelli.
A marca é italiana de origem e tem presença forte nos segmentos de entrada na Europa e na Asia. A empresa, porém, está sob jurisdição da chinesa Qiajiang Motors há alguns anos. Agora a Benelli anunciou a novidade para a China inicialmente, custando o equivalente a R$ 20.794. A esportiva inédita irá encarar uma concorrência de peso, como Kawasaki Ninja 250 europeia e a Yamaha MT-03.
Um dos pontos altos da novidade é o visual. Vista pela lateral, a Benelli Tornado 252R traz linhas mais fluídas e orgânicas, enquanto as rivais são mais agressivas. Na dianteira, o farol é vertical, acompanhados pelas luzes diurnas horizontais abaixo e aletas aerodinâmicas funcionais nas laterais. São três cores disponíveis: preta, vermelha e verde, todas com a porção central da carenagem pintada de prata. As duas últimas remetem à bandeira da Itália, terra natal da montadora.
Outro ponto interessante dessa nova moto é o pacote de equipamentos de série bem completo para essa categoria. A Benelli Tornado 252R traz de fábrica iluminação completa com lâmpadas de LED, freios a disco nas duas rodas (de liga leve) com ABS em ambas e embreagem assistida e deslizante, o que evita o travamento da roda traseira nas reduções de marcha mais bruscas.
O painel de instrumentos é digital, com tela de LCD e permite conexão via Bluetooth. Outro elemento mais premium que está cada vez mais se popularizando entre as pequenas motos esportivas da Europa e da Ásia e a suspensão dianteira com garfo telescópico invertido. O equipamento traz uma dirigibilidade mais apurada.
Como o nome diz, a nova Benelli 252R não traz um motor superpoderoso. O propulsor tem dois cilindros paralelos com 249 cm³ de capacidade. Ele entrega 26 cv de potência e 2,5 kgfm de torque. Arrefecido a líquido, ele já traz quatro válvulas por cilindro com comando duplo no cabeçote com acionamento por corrente.
Galeria: Benelli Tornado 252R
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW lançará 7 motos no Brasil em 2025, começando pela R 1300 GSA
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Produção de motos cresce 11% e vendas podem passar de 2 mi em 2025
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Bajaj aumenta o preço de todas as motos da linha Dominar 2025
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Shineray lança a Iron 250: veja o preço e o que ela traz