A lenta morte dos motores a combustão continua conforme cada vez mais fabricantes anunciam a transição para modelos totalmente elétricos. Desta vez, quem anuncia esta mudança é a Hyundai, que apresentou um plano ambicioso para tornar-se carbono neutra, apostando em elétricos e também nos veículos a hidrogênio. E a consequência é que terá somente veículos elétricos na Europa a partir de 2035.
De acordo com a Hyundai, a Europa será a primeira região onde deixará de oferecer carros com motores a gasolina e diesel, encerrando as vendas a partir de 2035. Não é por acaso, já que a Comissão Europeia criou uma proposta para proibir as fabricantes de venderem veículos que não sejam totalmente elétricos a partir da metade da próxima década - até mesmo os híbridos serão banidos.
O anúncio foi feito hoje no início do Salão de Munique (Alemanha) e ainda menciosa que, em 2040, a Hyundai se tornará uma marca puramente elétrica na maioria dos principais mercados automotivos. Até lá, a empresa estima que 80% de suas vendas anuais serão de carros totalmente elétricos ou com um sistema de célula de combustível com hidrogênio. Será um grande salto, pois a fabricante espera que a participação chegue a 30% no final desta década. E, como a empresa toda será carbono neutra, toda a operação global utilizará energia sustentável a partort de 2045.
Uma das poucas fabricantes que ainda investe no hidrogênio, a Hyundai confirmou recentemente que lançará uma nova versão do Nexo, SUV equipado com um sistema de célula de combustível, com previsão de chegar às lojas em 2023. A mesma tecnologia ainda será usada em uma minivan no mesmo ano e, na segunda metade desta década, a marca ainda terá um SUV de grande porte.
Enquanto isso, a Hyundai mostra o belo conceito Prophecy no Salão de Munique, adiantando o sedã Ioniq 6 prometido para 2022. O Ioniq 5 também é apresentado lá como um crossover elétrico com sistema de condução autônoma de nível 4, capaz de funcionar como um taxi totalmente guiado por uma inteligência artificial, e que será lançado em 2023 como um serviço de táxi autônomo.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Hyundai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026