Nas lojas, Hyundai HB20 segue como o favorito em agosto
Entre os comerciais leves, Hilux bate a Toro
Responsável por 59,08% dos 158.514 automóveis e comerciais leves emplacados em agosto, o varejo teve a liderança da Fiat – dona de 17,16% de market share – pelo 6º mês consecutivo. Mas foi menos tranquilo do que nos anos anteriores, já que a Toyota (15,66%) se manteve próxima. VW (13,89%), Hyundai (12,33%) e Honda (8,19%) completaram as cinco primeiras posições.
Com pouco mais de 77% de seu total, o Hyundai HB20 (5.234) chegou ao 4º mês seguido no topo entre os automóveis e no geral. A vantagem sobre o Fiat Argo (4.963), no entanto, foi inferior a 300 unidades. Em seu 5º mês completo no mercado, o Toyota Corolla Cross (4.469) completou o pódio novamente como líder entre os SUVs. Quarto, o Fiat Mobi (4.208) reassumiu a ponta entre os veículos de entrada.
O VW T-Cross (4.097), nono em julho, subiu quatro posições e superou o Hyundai Creta (4.035) por apenas 62 unidades. Pouco atrás do Honda HR-V (3.670) – que concentrou quase 95% de suas unidades na modalidade -, o Toyota Corolla (3.446) foi o único sedã entre os dez primeiros. Renault Kwid (3.251) e VW Nivus (3.130) completaram o pelotão de cima.
Com 1.473 unidades, o Honda Civic voltou a aparecer entre os 15 primeiros, à frente de um Jeep Compass que teve quase 80% de seus registros nas vendas diretas. Apenas três modelos da Caoa Chery – Tiggo 3X (635), Tiggo 2 (395) e Arrizo 6 (387) – e o Mercedes GLB (294) tiveram todas as suas unidades comercializadas no varejo, exatamente a mesma situação do mês anterior.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
AGO. 21 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
5.234 |
77,03% |
6.795 |
2º |
FIAT ARGO |
4.963 |
64,36% |
7.711 |
3º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
4.469 |
93,32% |
4.789 |
4º |
FIAT MOBI |
4.208 |
55,82% |
7.538 |
5º |
VW T-CROSS |
4.097 |
61,17% |
6.698 |
6º |
HYUNDAI CRETA |
4.035 |
83,68% |
4.822 |
7º |
HONDA HR-V |
3.670 |
94,64% |
3.878 |
8º |
TOYOTA COROLLA |
3.446 |
79,15% |
4.354 |
9º |
RENAULT KWID |
3.251 |
86,37% |
3.764 |
10º |
VW NIVUS |
3.130 |
86,32% |
3.626 |
11º |
NISSAN KICKS |
2.631 |
89,04% |
2.955 |
12º |
JEEP RENEGADE |
2.482 |
36,99% |
6.710 |
13º |
HYUNDAI HB20S |
1.701 |
77,42% |
2.197 |
14º |
HONDA CIVIC |
1.473 |
93,35% |
1.578 |
15º |
JEEP COMPASS |
1.444 |
21,18% |
6.819 |
16º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.441 |
87,07% |
1.655 |
17º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.235 |
82,61% |
1.495 |
18º |
CHEVROLET TRACKER |
1.210 |
93,58% |
1.293 |
19º |
VW GOL |
1.198 |
29,35% |
4.082 |
20º |
TOYOTA SW4 |
1.168 |
96,37% |
1.212 |
21º |
HONDA WR-V |
1.071 |
94,69% |
1.131 |
22º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
1.070 |
77,37% |
1.383 |
23º |
VW TAOS |
929 |
86,82% |
1.070 |
24º |
VW POLO |
843 |
89,97% |
937 |
25º |
FIAT CRONOS |
840 |
45,28% |
1.855 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
836 |
86,10% |
971 |
27º |
HONDA CITY |
829 |
97,76% |
848 |
28º |
VW VIRTUS |
813 |
55,76% |
1.458 |
29º |
VW FOX |
728 |
78,62% |
926 |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
635 |
100,00% |
635 |
31º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
594 |
63,67% |
933 |
32º |
HONDA FIT |
556 |
97,72% |
569 |
33º |
RENAULT DUSTER |
528 |
55,87% |
945 |
34º |
RENAULT CAPTUR |
513 |
89,06% |
576 |
35º |
FIAT SIENA |
511 |
36,74% |
1.391 |
36º |
CITROËN C4 CACTUS |
399 |
23,61% |
1.690 |
37º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
395 |
100,00% |
395 |
38º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
389 |
94,42% |
412 |
39º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
387 |
100,00% |
387 |
40º |
CHEVROLET ONIX |
385 |
93,90% |
410 |
41º |
BMW 320i |
383 |
74,37% |
515 |
42º |
RENAULT SANDERO |
347 |
38,43% |
903 |
43º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
308 |
95,65% |
322 |
44º |
MERCEDES-BENZ GLB |
294 |
100,00% |
294 |
45º |
HYUNDAI IX35 |
267 |
91,13% |
293 |
46º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
263 |
94,27% |
279 |
47º |
CHEVROLET SPIN |
252 |
57,93% |
435 |
48º |
BMW X1 |
250 |
77,40% |
323 |
49º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
247 |
92,51% |
267 |
50º |
NISSAN VERSA |
245 |
99,19% |
247 |
Na disputa entre os comerciais, a Toyota Hilux (3.225) interrompeu uma liderança da Fiat Toro que já durava nove meses. Repetindo a situação de julho, a Ford Ranger (2.083) ficou à frente da Fiat Strada (1.943) e da Chevrolet S10 (1.107). Tradicionalmente mais forte no varejo, a VW Amarok (538) foi superada por Mitsubishi L200 (723), 6ª, e por Nissan Frontier (600), 8ª.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
AGO. 21 |
1º |
TOYOTA HILUX |
3.225 |
73,92% |
4.363 |
2º |
FIAT TORO |
2.891 |
43,25% |
6.685 |
3º |
FORD RANGER |
2.083 |
95,55% |
2.180 |
4º |
FIAT STRADA |
1.943 |
21,33% |
9.111 |
5º |
CHEVROLET S10 |
1.107 |
23,07% |
4.798 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
723 |
69,19% |
1.045 |
7º |
FIAT FIORINO |
609 |
34,02% |
1.790 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
600 |
51,68% |
1.161 |
9º |
VW AMAROK |
538 |
59,19% |
909 |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
448 |
45,44% |
986 |
11º |
KIA K2500 |
292 |
99,66% |
293 |
12º |
HYUNDAI HR |
267 |
81,65% |
327 |
13º |
VW / MAN EXPRESS |
215 |
50,71% |
424 |
14º |
VW SAVEIRO |
207 |
13,26% |
1.561 |
15º |
IVECO DAILY 35-150 |
191 |
91,83% |
208 |
16º |
CITROËN JUMPY |
175 |
46,79% |
374 |
17º |
PEUGEOT EXPERT |
175 |
39,33% |
445 |
18º |
RENAULT MASTER |
142 |
18,00% |
789 |
19º |
FIAT DUCATO |
89 |
39,04% |
228 |
20º |
IVECO DAILY 30-130 |
85 |
76,58% |
111 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
74 |
100,00% |
74 |
22º |
EFFA V21 |
73 |
100,00% |
73 |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
62 |
100,00% |
62 |
24º |
EFFA V22 |
33 |
100,00% |
33 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
24 |
100,00% |
24 |
26º |
CHEVROLET MONTANA |
21 |
63,64% |
33 |
27º |
CITROËN JUMPER |
13 |
72,22% |
18 |
28º |
EFFA V25 |
13 |
100,00% |
13 |
29º |
PEUGEOT BOXER |
12 |
50,00% |
24 |
30º |
PEUGEOT PARTNER |
12 |
22,22% |
54 |
31º |
RAM 2500 |
10 |
2,72% |
368 |
32º |
FOTON AUMARK 1039 |
6 |
100,00% |
6 |
33º |
FIAT DOBLÒ |
5 |
7,58% |
66 |
34º |
JAC V260 |
3 |
100,00% |
3 |
35º |
MAHINDRA |
2 |
100,00% |
2 |
36º |
VW KOMBI |
2 |
100,00% |
2 |
37º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
FORD F250 |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
FORD F75 |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
IVECO DAILY 30S13 |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
RAM 1500 |
1 |
2,13% |
47 |
42º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
WILLYS OVERLAND |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Novo Hyundai Palisade 2026 agrada e já acumula mais de 30.000 pedidos
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro