A crise que há meses afeta a indústria automobilística global pela falta de semicondutores tende a se agravar e continuar comprometendo a produção de veículos em 2022. De acordo com a fabricante japonesa Rohm, principal fornecedora de microchips para Toyota e Honda, não há precisão de volta à normalidade para o setor, principalmente em razão da escassez de matéria-prima e da capacidade de produção no limite.
“Todas as nossas instalações de produção estão operando em capacidade máxima desde setembro do ano passado, mas os pedidos dos clientes são esmagadores”, disse o CEO Isao Matsumoto. “Não acho que possamos cumprir toda a carteira de pedidos no próximo ano", alertou.
As preocupações da Rohm se juntam às dificuldades encontradas por outra fabricante do segmento, a Infineon, que vem sofrendo com o recrudescimento da pandemia na Malásia. O país, grande polo fornecedor de chips, teve de fechar fronteiras para conter o avanço da COVID-19 e acabou por interromper toda a cadeia de fornecimento do produto. O prazo para entrega dos componentes já ultrapassa 20 semanas.
Os semicondutores são parte integrante da central eletrônica dos veículos. Sem eles, sistemas modernos de entretenimento, segurança, ar-condicionado, iluminação e assistência ao motorista são incapazes de funcionar. Em decorrência das paralisações geradas pela pandemia em 2020, a produção desses componentes foi afetada, atingindo diretamente a cadeia.
“A crise atual é decorrente da falta de produção dos fornecedores e dos fabricantes tentando comprar mais componentes do que precisam devido a preocupações”, disse o chefe de pesquisa de ações da Morningstar, Kazunori Ito. A situação só deve ser normalizada em 2023.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida