O Ford Bronco é sucesso nos Estados Unidos e até uma versão picape derivada do utilitário norte-americano estava prevista. Pois é, estava, já que os planos da marca do oval azul para produzir uma picape Bronco foram cancelados de acordo com informações do site Automotive News.
Antes de entrar em detalhes, vale dizer que a Ford nunca confirmou oficialmente que produziria uma caminhonete derivada do Bronco, porém este projeto era bastante especulado na imprensa norte-americana e era totalmente plausível, afinal, o seu principal concorrente Jeep Wrangler conta com uma versão picape batizada de Gladiator. Aliás, o Wrangler com caçamba já até foi visto rodando por estradas Brasil afora, adiantando um possível lançamento dele por aqui.
Voltando a picape Bronco, os primeiros rumores surgiram há pouco mais de um ano, em julho de 2020. Fora a situação de ter um rival que oferece essa configuração, a possibilidade de um Bronco com caçamba fazia sentido já que o Bronco original da década de 1960 contava com essa variante. Além disso, a Ford revelou intenções em criar uma marca inteira baseada no nome Bronco, tanto que hoje é vendido também o Bronco Sport – SUV feito em base monobloco e com proposta mais urbana.
E na época surgiram até projeções como essas que ilustram esta nota, as melhores que rolaram até agora e que foram publicadas pelo site Kolesa.ru. Tanto as proporções da caçamba como suas linhas gerais eram bastante proporcionais, a não ser pelo detalhe da caçamba ligada à cabine, pois em picapes construídas sobre chassi é quase regra que essas peças fiquem separadas.
Em resumo, não havia razão para pensar que a Ford não lançasse a picape Bronco, que tinha na época até data de lançamento para 2024 (ou até para o ano que vem). Com o projeto subindo no telhado, vale uma reflexão se realmente uma caminhonete inspirada no jipão da Ford teria espaço no mercado, pois a montadora tem nos Estados Unidos uma gama completa de picapes, que vai da Ranger, passando pela F-150 e indo até as grandalhonas F-350 Super Duty nos Estados Unidos.
Aliás, a Ranger ganhará uma nova geração em breve prevista para o ano que vem, chegando ao mercado como linha 2023. Com isso, a Ford já tem uma picape média em sua linha com uma história de respeito. Já quando pensamos na Jeep Gladiator, ela acaba cumprindo a função de picape média dentro do portfólio do grupo Stellantis, isso pelo motivo da marca Ram contar apenas com picapes grandes em sua gama com os modelos 1500, 2500 e 3500, desde que a antiga Dodge Dakota saiu de linha há um década.
Com uma gama completa de versões e tamanhos diferentes de caminhonetes (incluindo a recém-lançada Maverick, que acumulou 100 mil reservas nos EUA), a Ford parece estar bem servida nesse segmento e, talvez, o cancelamento da picape Bronco veio por conta do projeto não dispor de muito espaço em seu line-up. Mas se irmos pela emoção em vez da razão, a picape Bronco sem dúvidas seria um belo carro de imagem.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primeiras impressões Ford Bronco V6 Wildtrak: bruto, mas refinado
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Ford Bronco Wildtrak é lançado na Argentina com motor V6 biturbo de 334 cv
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ford confirma que lançará novas versões da Maverick e do Bronco
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ford Mustang chega aos 800 cv com kit oficial apresentado no SEMA