"R1 barata", Yamaha R15 é flagrada em testes
Mercado indiano é forte para esportivas de entrada. Por lá, Yamaha renovará a R15, principal modelo nessa categoria
Com tarifações ainda mais confusas que as brasileiras, o mercado de motos na Índia é um campo fértil para vermos coisas que não fariam sentido no Brasil. Um desses casos é o segmento de esportivas de baixa cilindrada, que fazem sucesso por lá e também na Europa com pilotos iniciantes cuja a habilitação restringe a cilindrada ou a potência da moto.
E vem da Índia mais uma novidade entre as pequenas esportivas carenadas. Por lá, a Yamaha R15 já foi flagrada em testes e "vazada" por um documento de homologação junto ao governo indiano. Será a quarta interação da moto naquele mercado e deve receber o sufixo "4.0", uma vez que a moto atual é chamada de R15 3.0.
Outro fator interessante do documento oficial é que a marca obteve certificado de homologação para duas variantes da moto, uma normal e a outra batizada de R15M. Na principal esportiva da marca, a R1, a variante M é a mais preparada para as pistas, mas, no caso da R15, a imprensa indiana acredita que trará apenas alterações cosméticas.
Galeria: Yamaha R15 - Flagra na Índia
As alterações mais evidentes da nova Yamaha R15 já podem ser percebidas no visual. Na traseira, a rabeta aparenta trazer novos dutos de ar. Os assentos, pedaleiras e saída de escape também parecem terem sido renovados. A dianteira recebeu um novo parabisa e a carenagem é inédita.
O bloco de farol traz lâmpada de LED e DRLs nas laterais, sendo aguardada ainda a introdução de conectividade via Bluetooth. Na ciclística, a principal alteração da nova Yamaha R15 deve ficar por conta da suspensão dianteira com garfo telescópico invertido. Já a mecânica deve permanecer a mesma. Ela é composta atualmente por um monocilíndrico arrefecido a água de 155 cm³ com 4 válvulas.
Hoje, ele entrega 18,6 cv de potência, mas a moto nova deve perder 0,3 cv por conta das novas regras de emissões de poluentes na Índia. Os preços ainda são um mistério, mas a Yamaha R15 vendida atualmente parte de 156.000 rúpias, algo próximo de R$ 11.072, devendo receber um leve reajuste.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem