page ad skin

Creta foi protagonista entre SUVs desde 2017; veja seu histórico

Confira a carreira comercial do Hyundai desde seu lançamento em 2017

Hyundai Creta Smart Plus 2021

Um dos mais importantes representantes dos SUVs compactos, segmento que respondeu por 258.012 unidades emplacadas entre janeiro e julho deste ano de acordo com os números oficiais da Fenabrave, o Hyundai Creta está ganhando uma geração completamente nova após quase cinco anos mostrando força no mercado brasileiro. 

Apresentado ao público pela 1ª vez em novembro de 2016 durante o Salão do Automóvel, o Creta que agora se despede surgiu como grande aposta da marca sul-coreana para brigar no segmento mais promissor daquele momento – algo que se confirmou de maneira inequívoca com o passar dos anos. Montado sobre a base do sedã médio Elantra, o SUV trazia duas opções de motorização: 1.6 Gamma de 130 cv e 16,5 kgfm (com câmbio manual ou automático de 6 marchas) e 2.0 Nu de 166 cv e 20,5 kgfm (este sempre com câmbio automático de 6 velocidades).

Em janeiro de 2017, um mês após a divulgação dos preços e das seis versões que seriam comercializados no país (quatro com motor 1.6 – Attitude manual e Attitude automática, Pulse manual e Pulse automática - e duas com motor 2.0 – Pulse e Prestige, ambas automáticas), o modelo começou a ser vendido por aqui. Em agosto daquele ano quando a linha 2018 foi apresentada, a Hyundai promoveu a estreia da versão 1.6 Pulse Plus e tirou de linha a Pulse 2.0.

Salão do Automóvel: Hyundai Creta estreia em janeiro com motores 1.6 e 2.0
Estreia do Hyundai Creta no Salão do Automóvel de 2016
Salão do Automóvel: Hyundai Creta estreia em janeiro com motores 1.6 e 2.0
SUV foi estrela da Hyundai no evento de 2016.

No mês seguinte, mais uma estreia: desta vez a versão Sport 2.0, cujo diferencial era o visual mais esportivo reforçado por rodas com acabamento escurecido, grade preta e emblema Sport na traseira. À época, a meta estabelecida pela Hyundai era comercializar uma média mensal de 3 mil unidades de todas as versões do modelo. O resultado foi ainda melhor: 41.625 unidades registradas ao longo de 2017, ou quase 3,5 mil por mês, e uma participação de mercado de quase 16%.

Em julho de 2018, a marca lançada a linha 2019 com a inclusão de TV digital nas centrais multimídia como principal novidade. Além disso, a Hyundai promoveu alterações na suspensão da versão Sport, trazendo um ajuste mais firme. Naquele momento, saía de linha a versão Pulse 1.6 com os dois tipos de câmbios.

Hyundai Creta Sport

Também no mesmo mês, chegou ao mercado a edição especial 1 Milion, para comemorar a produção de um milhão de veículos na fábrica de Piracicaba (SP) – baseada na versão Pulse Plus 1.6 e com tiragem limitada a 2 mil unidades, ela trazia uma lista de equipamentos mais completa, como bancos de couro na cor bege e chave presencial em formato de pulseira com visual sem botões e que funcionava como relógio e contador de passos e de calorias, chamada de Key Band.

Hyundai Edição Comemorativa 1 Million
Hyundai Edição Comemorativa 1 Million
Hyundai Edição Comemorativa 1 Million
Hyundai Edição Comemorativa 1 Million

Já em novembro, chegava ao mercado a versão Smart 1.6 automática, reduzindo a lacuna entre a versão mais barata equipada com câmbio mecânico e a Pulse Plus 1.6 automática. Com 48.976 emplacamentos registrados em 2018, o Creta assumiu a liderança anual do segmento pela 1ª – e única – vez, vencendo o HR-V (47.959) por pouco mais de mil unidades. Vale ressaltar que o representante da Honda havia sido o nº 1 nos três anos anteriores.

No ano seguinte, mais especificamente em julho, a linha 2020 era apresentada com o 1º facelift do modelo. Grade redesenhada, para-choques remodelados, faróis com projetor e faróis de neblina com DRL em LED (dependendo da versão) e lanterna traseira em LED (na versão Prestige) eram as principais novidades. Enquanto a versão Sport deixou de fazer parte do catálogo, surgiu a Launch Edition, limitada a 1.200 unidades. Com 57.460 unidades em 2019, o Creta atingiu o seu desempenho anual mais expressivo até hoje.

Hyundai Creta Prestige 2020 (Prós e contras)
Hyundai Creta Prestige 2020 (Prós e contras)
Hyundai Creta Prestige 2020
Hyundai Creta Prestige 2020 (Prós e contras)
Hyundai Creta Prestige 2020

Em maio de 2020, a Hyundai substituiu a versão Attitude Plus automática pela Action trazendo mais equipamentos de série. Dois meses depois, mais uma novidade: chegava ao mercado a Limited, a mais completa equipada com motor 1.6 e câmbio automático. Ar digital, luzes diurnas em LED, seis airbags e chave presencial eram alguns dos equipamentos de série de uma versão que é oferecida até hoje.

O mês de agosto trouxe o lançamento da linha 2021. A principal novidade foi a chegada da versão Smart Plus, com posicionamento intermediário, e que fez com que as versões Smart e Pulse Plus saíssem de cena e deixassem o portfólio do modelo com cinco versões: além da novata, seguiam sendo comercializadas a Attitude 1.6 MT, a Action 1.6 AT, a Limited 1.6 AT e a Prestige 2.0 AT.

Hyundai Creta Smart Plus 2021
Creta Smart Plus
Hyundai Creta Smart Plus 2021
Creta Smart Plus

Dezembro trouxe um fato histórico para a montadora: uma unidade da versão Smart Plus, a mais recente, representou a marca de 200 mil unidades do SUV produzidas no Brasil, auxiliadas pelas 47.757 unidades registradas no ano passado. Já em 2021, considerando o período entre janeiro e julho, saíram das concessionárias 37.767 unidades - em maio, aliás, o Creta atingiu o seu recorde (6.983) -, possivelmente indicando um desempenho ainda melhor do que no ano anterior. O resultado faz do Creta o vice-líder até o momento.

Ao longo destes 55 meses, o modelo superou a marca de 230 mil unidades (média superior a 4,2 mil unidades mensais), um resultado bastante expressivo. Como se vê, o desafio da nova geração em manter o ótimo desempenho é grande, especialmente num mercado com tantos concorrentes fortes. A prometida evolução mecânica e tecnológica será capaz de suplantar o visual no mínimo polêmico e de manter a trajetória de sucesso do Creta? A conferir nos próximos meses.

ANO

MÊS

HYUNDAI CRETA

TOTAL SUVS

% TOTAL SUVS (2011-2021)

TOTAL

% SEGMENTO

2017

JAN

1.182

8,3%

14.172

0,6%

2017

FEV

2.330

14,8%

15.778

0,7%

2017

MAR

3.487

15,9%

21.920

0,9%

2017

ABR

3.055

15,9%

19.184

0,8%

2017

MAI

3.751

16,4%

22.813

0,9%

2017

JUN

3.517

16,7%

21.078

0,9%

2017

JUL

3.169

16,5%

19.178

0,8%

2017

AGO

4.378

16,7%

26.237

1,1%

2017

SET

3.466

15,5%

22.308

0,9%

2017

OUT

4.027

15,9%

25.252

1,0%

2017

NOV

4.164

16,0%

25.985

1,1%

2017

DEZ

5.099

18,3%

27.930

1,2%

2017

41.625

15,9%

261.835

10,9%

2018

JAN

2.874

12,6%

22.740

0,9%

2018

FEV

3.070

15,5%

19.744

0,8%

2018

MAR

3.670

12,8%

28.718

1,2%

2018

ABR

3.785

14,4%

26.304

1,1%

2018

MAI

3.840

14,9%

25.689

1,1%

2018

JUN

2.913

12,5%

23.268

1,0%

2018

JUL

4.237

15,1%

27.981

1,2%

2018

AGO

5.276

15,5%

34.088

1,4%

2018

SET

4.194

15,6%

26.826

1,1%

2018

OUT

5.026

14,9%

33.710

1,4%

2018

NOV

5.171

16,8%

30.827

1,3%

2018

DEZ

4.920

14,5%

33.967

1,4%

2018

48.976

14,7%

333.862

13,9%

2019

JAN

3.236

11,9%

27.239

1,1%

2019

FEV

3.984

14,3%

27.864

1,2%

2019

MAR

3.791

12,4%

30.601

1,3%

2019

ABR

4.386

13,4%

32.764

1,4%

2019

MAI

4.212

12,3%

34.164

1,4%

2019

JUN

4.636

12,7%

36.364

1,5%

2019

JUL

5.307

14,6%

36.231

1,5%

2019

AGO

6.642

18,6%

35.647

1,5%

2019

SET

4.710

12,8%

36.677

1,5%

2019

OUT

5.323

12,9%

41.357

1,7%

2019

NOV

4.608

11,1%

41.681

1,7%

2019

DEZ

6.625

14,7%

45.029

1,9%

2019

57.460

13,5%

425.618

17,7%

2020

JAN

3.733

13,3%

28.044

1,2%

2020

FEV

4.463

13,5%

33.087

1,4%

2020

MAR

3.484

12,3%

28.337

1,2%

2020

ABR

615

7,5%

8.157

0,3%

2020

MAI

1.123

11,3%

9.901

0,4%

2020

JUN

3.277

11,1%

29.619

1,2%

2020

JUL

4.016

10,4%

38.442

1,6%

2020

AGO

4.434

11,8%

37.478

1,6%

2020

SET

5.402

13,3%

40.643

1,7%

2020

OUT

5.354

12,5%

42.868

1,8%

2020

NOV

5.218

11,9%

43.746

1,8%

2020

DEZ

6.638

12,9%

51.645

2,1%

2020

47.757

12,2%

391.967

16,3%

2021

JAN

4.067

10,9%

37.325

1,6%

2021

FEV

4.825

13,2%

36.629

1,5%

2021

MAR

6.172

16,9%

36.573

1,5%

2021

ABR

5.544

14,2%

38.979

1,6%

2021

MAI

6.983

16,8%

41.608

1,7%

2021

JUN

5.902

17,2%

34.410

1,4%

2021

JUL

4.268

13,1%

32.488

1,3%

2021

37.761

14,64%

258.012

10,7%

TOTAL

233.579

9,70%

2.407.033

100,0%

Observações:

- Números contabilizados até julho/21;

- O % do segmento representa a participação do número de emplacamentos do modelo em relação ao total de SUVs compactos comercializados naquele mês;

- O % total de SUVs representa o percentual do mês em relação ao total de emplacamentos registrados entre 2011 e julho/21.

Fonte: Fenabrave (com a colaboração de Diego Dias)

 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com