Um dos mais importantes representantes dos SUVs compactos, segmento que respondeu por 258.012 unidades emplacadas entre janeiro e julho deste ano de acordo com os números oficiais da Fenabrave, o Hyundai Creta está ganhando uma geração completamente nova após quase cinco anos mostrando força no mercado brasileiro.
Apresentado ao público pela 1ª vez em novembro de 2016 durante o Salão do Automóvel, o Creta que agora se despede surgiu como grande aposta da marca sul-coreana para brigar no segmento mais promissor daquele momento – algo que se confirmou de maneira inequívoca com o passar dos anos. Montado sobre a base do sedã médio Elantra, o SUV trazia duas opções de motorização: 1.6 Gamma de 130 cv e 16,5 kgfm (com câmbio manual ou automático de 6 marchas) e 2.0 Nu de 166 cv e 20,5 kgfm (este sempre com câmbio automático de 6 velocidades).
Em janeiro de 2017, um mês após a divulgação dos preços e das seis versões que seriam comercializados no país (quatro com motor 1.6 – Attitude manual e Attitude automática, Pulse manual e Pulse automática - e duas com motor 2.0 – Pulse e Prestige, ambas automáticas), o modelo começou a ser vendido por aqui. Em agosto daquele ano quando a linha 2018 foi apresentada, a Hyundai promoveu a estreia da versão 1.6 Pulse Plus e tirou de linha a Pulse 2.0.
No mês seguinte, mais uma estreia: desta vez a versão Sport 2.0, cujo diferencial era o visual mais esportivo reforçado por rodas com acabamento escurecido, grade preta e emblema Sport na traseira. À época, a meta estabelecida pela Hyundai era comercializar uma média mensal de 3 mil unidades de todas as versões do modelo. O resultado foi ainda melhor: 41.625 unidades registradas ao longo de 2017, ou quase 3,5 mil por mês, e uma participação de mercado de quase 16%.
Em julho de 2018, a marca lançada a linha 2019 com a inclusão de TV digital nas centrais multimídia como principal novidade. Além disso, a Hyundai promoveu alterações na suspensão da versão Sport, trazendo um ajuste mais firme. Naquele momento, saía de linha a versão Pulse 1.6 com os dois tipos de câmbios.
Também no mesmo mês, chegou ao mercado a edição especial 1 Milion, para comemorar a produção de um milhão de veículos na fábrica de Piracicaba (SP) – baseada na versão Pulse Plus 1.6 e com tiragem limitada a 2 mil unidades, ela trazia uma lista de equipamentos mais completa, como bancos de couro na cor bege e chave presencial em formato de pulseira com visual sem botões e que funcionava como relógio e contador de passos e de calorias, chamada de Key Band.
Já em novembro, chegava ao mercado a versão Smart 1.6 automática, reduzindo a lacuna entre a versão mais barata equipada com câmbio mecânico e a Pulse Plus 1.6 automática. Com 48.976 emplacamentos registrados em 2018, o Creta assumiu a liderança anual do segmento pela 1ª – e única – vez, vencendo o HR-V (47.959) por pouco mais de mil unidades. Vale ressaltar que o representante da Honda havia sido o nº 1 nos três anos anteriores.
No ano seguinte, mais especificamente em julho, a linha 2020 era apresentada com o 1º facelift do modelo. Grade redesenhada, para-choques remodelados, faróis com projetor e faróis de neblina com DRL em LED (dependendo da versão) e lanterna traseira em LED (na versão Prestige) eram as principais novidades. Enquanto a versão Sport deixou de fazer parte do catálogo, surgiu a Launch Edition, limitada a 1.200 unidades. Com 57.460 unidades em 2019, o Creta atingiu o seu desempenho anual mais expressivo até hoje.
Em maio de 2020, a Hyundai substituiu a versão Attitude Plus automática pela Action trazendo mais equipamentos de série. Dois meses depois, mais uma novidade: chegava ao mercado a Limited, a mais completa equipada com motor 1.6 e câmbio automático. Ar digital, luzes diurnas em LED, seis airbags e chave presencial eram alguns dos equipamentos de série de uma versão que é oferecida até hoje.
O mês de agosto trouxe o lançamento da linha 2021. A principal novidade foi a chegada da versão Smart Plus, com posicionamento intermediário, e que fez com que as versões Smart e Pulse Plus saíssem de cena e deixassem o portfólio do modelo com cinco versões: além da novata, seguiam sendo comercializadas a Attitude 1.6 MT, a Action 1.6 AT, a Limited 1.6 AT e a Prestige 2.0 AT.
Dezembro trouxe um fato histórico para a montadora: uma unidade da versão Smart Plus, a mais recente, representou a marca de 200 mil unidades do SUV produzidas no Brasil, auxiliadas pelas 47.757 unidades registradas no ano passado. Já em 2021, considerando o período entre janeiro e julho, saíram das concessionárias 37.767 unidades - em maio, aliás, o Creta atingiu o seu recorde (6.983) -, possivelmente indicando um desempenho ainda melhor do que no ano anterior. O resultado faz do Creta o vice-líder até o momento.
Ao longo destes 55 meses, o modelo superou a marca de 230 mil unidades (média superior a 4,2 mil unidades mensais), um resultado bastante expressivo. Como se vê, o desafio da nova geração em manter o ótimo desempenho é grande, especialmente num mercado com tantos concorrentes fortes. A prometida evolução mecânica e tecnológica será capaz de suplantar o visual no mínimo polêmico e de manter a trajetória de sucesso do Creta? A conferir nos próximos meses.
ANO |
MÊS |
HYUNDAI CRETA |
TOTAL SUVS |
% TOTAL SUVS (2011-2021) |
|
TOTAL |
% SEGMENTO |
||||
2017 |
JAN |
1.182 |
8,3% |
14.172 |
0,6% |
2017 |
FEV |
2.330 |
14,8% |
15.778 |
0,7% |
2017 |
MAR |
3.487 |
15,9% |
21.920 |
0,9% |
2017 |
ABR |
3.055 |
15,9% |
19.184 |
0,8% |
2017 |
MAI |
3.751 |
16,4% |
22.813 |
0,9% |
2017 |
JUN |
3.517 |
16,7% |
21.078 |
0,9% |
2017 |
JUL |
3.169 |
16,5% |
19.178 |
0,8% |
2017 |
AGO |
4.378 |
16,7% |
26.237 |
1,1% |
2017 |
SET |
3.466 |
15,5% |
22.308 |
0,9% |
2017 |
OUT |
4.027 |
15,9% |
25.252 |
1,0% |
2017 |
NOV |
4.164 |
16,0% |
25.985 |
1,1% |
2017 |
DEZ |
5.099 |
18,3% |
27.930 |
1,2% |
2017 |
41.625 |
15,9% |
261.835 |
10,9% |
|
2018 |
JAN |
2.874 |
12,6% |
22.740 |
0,9% |
2018 |
FEV |
3.070 |
15,5% |
19.744 |
0,8% |
2018 |
MAR |
3.670 |
12,8% |
28.718 |
1,2% |
2018 |
ABR |
3.785 |
14,4% |
26.304 |
1,1% |
2018 |
MAI |
3.840 |
14,9% |
25.689 |
1,1% |
2018 |
JUN |
2.913 |
12,5% |
23.268 |
1,0% |
2018 |
JUL |
4.237 |
15,1% |
27.981 |
1,2% |
2018 |
AGO |
5.276 |
15,5% |
34.088 |
1,4% |
2018 |
SET |
4.194 |
15,6% |
26.826 |
1,1% |
2018 |
OUT |
5.026 |
14,9% |
33.710 |
1,4% |
2018 |
NOV |
5.171 |
16,8% |
30.827 |
1,3% |
2018 |
DEZ |
4.920 |
14,5% |
33.967 |
1,4% |
2018 |
48.976 |
14,7% |
333.862 |
13,9% |
|
2019 |
JAN |
3.236 |
11,9% |
27.239 |
1,1% |
2019 |
FEV |
3.984 |
14,3% |
27.864 |
1,2% |
2019 |
MAR |
3.791 |
12,4% |
30.601 |
1,3% |
2019 |
ABR |
4.386 |
13,4% |
32.764 |
1,4% |
2019 |
MAI |
4.212 |
12,3% |
34.164 |
1,4% |
2019 |
JUN |
4.636 |
12,7% |
36.364 |
1,5% |
2019 |
JUL |
5.307 |
14,6% |
36.231 |
1,5% |
2019 |
AGO |
6.642 |
18,6% |
35.647 |
1,5% |
2019 |
SET |
4.710 |
12,8% |
36.677 |
1,5% |
2019 |
OUT |
5.323 |
12,9% |
41.357 |
1,7% |
2019 |
NOV |
4.608 |
11,1% |
41.681 |
1,7% |
2019 |
DEZ |
6.625 |
14,7% |
45.029 |
1,9% |
2019 |
57.460 |
13,5% |
425.618 |
17,7% |
|
2020 |
JAN |
3.733 |
13,3% |
28.044 |
1,2% |
2020 |
FEV |
4.463 |
13,5% |
33.087 |
1,4% |
2020 |
MAR |
3.484 |
12,3% |
28.337 |
1,2% |
2020 |
ABR |
615 |
7,5% |
8.157 |
0,3% |
2020 |
MAI |
1.123 |
11,3% |
9.901 |
0,4% |
2020 |
JUN |
3.277 |
11,1% |
29.619 |
1,2% |
2020 |
JUL |
4.016 |
10,4% |
38.442 |
1,6% |
2020 |
AGO |
4.434 |
11,8% |
37.478 |
1,6% |
2020 |
SET |
5.402 |
13,3% |
40.643 |
1,7% |
2020 |
OUT |
5.354 |
12,5% |
42.868 |
1,8% |
2020 |
NOV |
5.218 |
11,9% |
43.746 |
1,8% |
2020 |
DEZ |
6.638 |
12,9% |
51.645 |
2,1% |
2020 |
47.757 |
12,2% |
391.967 |
16,3% |
|
2021 |
JAN |
4.067 |
10,9% |
37.325 |
1,6% |
2021 |
FEV |
4.825 |
13,2% |
36.629 |
1,5% |
2021 |
MAR |
6.172 |
16,9% |
36.573 |
1,5% |
2021 |
ABR |
5.544 |
14,2% |
38.979 |
1,6% |
2021 |
MAI |
6.983 |
16,8% |
41.608 |
1,7% |
2021 |
JUN |
5.902 |
17,2% |
34.410 |
1,4% |
2021 |
JUL |
4.268 |
13,1% |
32.488 |
1,3% |
2021 |
37.761 |
14,64% |
258.012 |
10,7% |
|
TOTAL |
233.579 |
9,70% |
2.407.033 |
100,0% |
Observações:
- Números contabilizados até julho/21;
- O % do segmento representa a participação do número de emplacamentos do modelo em relação ao total de SUVs compactos comercializados naquele mês;
- O % total de SUVs representa o percentual do mês em relação ao total de emplacamentos registrados entre 2011 e julho/21.
Fonte: Fenabrave (com a colaboração de Diego Dias)
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