Novo Hyundai Creta 2022: tudo que já sabemos sobre a 2ª geração
Utilitário estreia nesta semana com motor 1.0 turbo, painel digital e visual polêmico
Falta pouco para o novo Hyundai Creta 2022 ser apresentado oficialmente pela fabricante, após uma série de fotos e vídeos para gerar hype sobre o SUV compacto. Produzido em Piracicaba (SP), o utilitário promete manter o bom ritmo de vendas e brigar pela liderança do segmento, atualizando não só o design, como também a parte mecânica e a lista de equipamentos.
Já lançado em diversos mercados como China (onde é conhecido como ix25), Índia e Rússia, muitos detalhes do novo Hyundai Creta 2022 não são exatamente um segredo, como o seu tamanho, boa parte do design e os itens de tecnologia. Além disso, a própria marca já confirmou muitas coisas sobre o SUV, então vamos listar tudo o que já sabemos sobre a nova geração do carro:
Design que vai dar o que falar
Da mesma forma que foi com o HB20 atual, o Creta causará muita discussão sobre o seu design. Adota o esquema de faróis duplos que a marca sul-coreana está usando nos últimos lançamentos, com uma linha em LED na parte superior e as luzes principais mais abaixo, ao lado da grade. É uma identidade usada também pelo enorme Palisade (o maior SUV da empresa) e o novo Santa Fe.
Será diferente na versão nacional. Muito de suas linhas virão da variante russa, como o formato da grade e das lanternas traseiras, sem a barra iluminada percorrendo a tampa do porta-malas. A grade dianteira tem uma entrada de ar separada na parte inferior, imitando o estilo do ix25 chinês, mas no lugar oposto.
Interior mais refinado
Uma das grandes mudanças está na cabine do Creta. As linhas gerais são uma evolução do carro atual, alterando pequenos detalhes para dar a sensação de novo. Por exemplo, o acabamento com materiais mais nobres agora passa por cima do cluster e perdeu a parte que ficava abaixo da multimídia. Ainda tem saídas de ar na vertical nas laterais, mas as centrais agora são horizontais e ficam acima da tela. O volante redesenhado ajuda a renovar o interior.
As imagens divulgadas até o momento mostram que terá a opção de interior em dois tons (no caso, com acabamento preto e branco) e o mesmo estilo do modelo russo (na foto acima). A nova central multimídia, com uma tela maior, reforça o novo design. Outra mudança está nas portas, usando um acabamento diferenciado em boa parte do painel, ao invés de usar somente um puxador com um tom diferente.
Salto tecnológico
Os carros estão cada vez mais equipados. O Volkswagen T-Cross tem painel digital em todas as versões, o Jeep Renegade se prepara para receber a mesma tela do Compass e o Nissan Kicks já usa um cluster quase todo com um display nas versões mais caras. Até mesmo o futuro Fiat Pulse, modelo que será mais barato, terá um painel totalmente digital em algumas configurações. Obviamente, o Creta seguirá isso e receberá um display de 7”.
O pacote tecnológico continua a melhorar com a adição da central multimídia de 10,25”, até o momento a maior do segmento, já com o novo sistema Bluelink, permitindo que o proprietário ligue o veículo, destrave a porta ou veja informações do carro pelo smartphone. A Hyundai já confirmou outros itens, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego com câmera, frenagem automática de emergência, bancos com ventilação, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold e mais.
Cresceu, mas com a mesma base
Outra semelhança com o HB20 é na fórmula para a renovação. Ao invés de adotar uma nova plataforma, a Hyundai retrabalhou a arquitetura atual vinda do Elantra, mudando o suficiente para que a empresa diga que é uma nova geração. Deve seguir as medidas da versão global, com 4,30 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,62 m de altura, enquanto o entre-eixos cresce para 2,61 m. O modelo atual tem 4,27 m de comprimento e 2,59 m de entre-eixos. Já o porta-malas passa de 431 litros para 444 litros.
Muda só um motor
O que não muda tanto assim é a mecânica. O conhecido 2.0 aspirado de quatro cilindros, que entrega 166 cv e 20,5 kgfm de torque, seguirá equipando as versões mais caras do Creta 2022, sempre combinado à transmissão automática de 6 marchas. Isso foi algo que aconteceu na maioria dos mercados onde o Creta é vendido.
A diferença estará nas opções mais baratas, que abandonarão o 1.6 aspirado de 130 cv e 16,5 kgfm. No seu lugar, veremos o 1.0 turbo de três cilindros que aparece na linha HB20 e HB20S, entregando 120 cv e 17,5 kgfm. Embora seja menos potente, compensará pelo torque entregue mais cedo. Também trabalhará com o câmbio automático de 6 posições. Os rumores sobre o 1.4 turbo de 140 cv acabaram não se tornando realidade. Sem produzir esse propulsor no Brasil, a alternativa seria importar, o que elevaria muito o preço do carro.
Galeria: Hyundai Creta 2022 (Rússia)
Vendas só no final do ano
Apesar da apresentação acontecer na próxima quarta-feira (25 de agosto), a própria Hyundai disse que o Creta 2022 fará seu lançamento comercial no “verão 2021/2022”. Ou seja, na melhor das hipóteses, estará nas concessionárias em dezembro, podendo aparecer até março do ano que vem caso atrase – as fabricantes ainda estão lidando com a falta de semicondutores, paralisando a produção com frequência.
O que pode ser um alento é que a fabricação do Hyundai Creta 2022 já começou em Piracicaba, então a empresa pode estar trabalhando em um lote de pré-venda que seria entregue ainda este ano. Estima-se que os preços começarão logo acima dos R$ 100 mil, alcançando algo perto de R$ 130 mil nas versões mais caras – o modelo atual custa entre R$ 96.990 e R$ 118.290.
E vai mudar ano que vem lá fora
Quem esperava pelo Creta terá que lidar com uma má notícia, principalmente se gostou do design da segunda geração. Flagras na Ásia mostram que a Hyundai já trabalha na reestilização adiantada do SUV compacto, abandonando o estilo do Palisade para usar o mesmo estilo do novo Tucson. Ou seja, terá uma grade maior e que integra os faróis nos gomos das extremidades. O lançamento global é esperado somente para o ano que vem e, por conta da estreia no Brasil acontecer quase no mesmo momento, só devemos ver essas novas linhas por aqui em 2025.
Galeria: Novo Hyundai Creta - Flagra Facelift
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