Após muita antecipação e até imagens do Proto Z, versão protótipo, a Nissan finalmente divulgou os detalhes oficiais da sétima geração para a esportiva linha Z. Pela primeira vez em mais de 50 anos de história desses modelos, não haverá números atrelados ao nome. A novidade será chamada apenas de "Nissan Z" e chegará no primeiro trimestre do ano que vem aos EUA, já como modelo 2023.
A Nissan diz ter se esforçado para trazer a emoção e o prazer ao dirigir atrelados aos carros da linha Z, que vão desde o 240Z original da década de 1970 até o atual 370Z, passando por modelos icônicos, como o 300ZX. Pelas imagens oficiais do Nissan Z, dá para perceber que a marca também se esforçou para capturar também as linhas clássicas desses modelos.
Logo na dianteira os faróis baixos e instalados ao longo das curvas dos paralamas remetem ao 240Z. Do modelo original também vieram a silhueta baixa e o caimento de cupê na traseira. Falando nela, as lanternas são horizontais e trazem efeito tridimensional, remetendo ao 300ZX também. Por dentro, mescla itens clássicos, como os relógios analógicos no topo do console central, com painel de instrumentos digital e a ampla tela da central multimídia.
Nas medidas, o novo Nissan Z tem 4,39 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 2,55 m de entre-eixos e apenas 1,31 m de altura. A marca ainda não divulgou o peso da novidade nem o espaço do bagageiro. No entanto, confirmou o que mais interessa para os entusiastas: a motorização.
O novo Nissan Z será oferecido sempre com um propulsor 3.0 V6 biturbo a gasolina. Segundo a montadora, ele é capaz de entregar 405 cv de potência a 6.400 rpm e 48,4 kgfm de torque já a partir de 1.600 rpm. A marca diz ter atingido esses números graças ao uso de turbinas de pequeno diâmetro com sensores de velocidade, que garantem que elas trabalhem na rotação máxima por mais tempo.
O propulsor é instalado inteiramente atrás do eixo frontal, fazendo do Nissan Z um legítimo esportivo de motor central-dianteiro. Para reforçar as credenciais esportivas e também agradar aos entusiastas, a novidade poderá ser comprada com opção de câmbio manual de 6 velocidades com rev matching, ou automático de 9 marchas. Quem optar pela transmissão mecânica, poderá optar ainda ainda um diferencial traseiro de escorregamento limitado de atuação mecânica.
A marca ainda não divulgou os dados oficiais de aceleração, mas garantiu que o novo Z é 15% mais rápido de 0 a 96 km/h do que o atual 370Z. A Nissan também diz que a novidade terá 30% mais torque e um acréscimo de 70 cv na comparação com o cupê que substituirá a partir do ano que vem. A suspensão é independente nas quatro rodas, sendo do tipo "duplo A" na dianteira e multi-link na traseira.
O novo Nissan Z será oferecido nas versões Sport e Performance, além de uma série especial de lançamento chamada Proto-Spec. Ela é inspirada pelo Proto Z, trazendo detalhes em amarelo e apenas 240 unidades serão comercializadas. Os compradores poderão optar entre câmbio manual ou automático em quaisquer configurações.
O Nissan Z Sport traz de série central multimídia com tela de 8 polegadas, controle de cruzeiro inteligente, ar-condicionado automático, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, monitor de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e alerta de mudança involuntária de faixa.
A versão performance agrega ainda central multimídia com tela de 9 polegadas, navegação por GPS integrada, sistema de som Bose, wi-fi a bordo, diferencial de escorregamento limitado mecânico (exclusivo para o manual), rodas de 19 polegadas de alumínio forjado da marca Rays, freios de maior performance e escapamento com saída dupla. Os preços devem ser divulgados mais próximo ao lançamento oficial.
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