Atletas chineses ganharão carro de luxo por medalhas conquistadas
Cada um ganhará um Hongqi H9, sedã de 5 metros de comprimento que é usado por executivos e estadistas chineses
As Olímpiadas de Tóquio 2020 (ou 2021, se quiser ser mais preciso) acabou há menos de uma semana, com os Estados Unidos no topo da tabela com 39 medalhas conquistadas. A China ficou com 38 títulos olímpicos levados para casa e um total de 52 atletas com medalhas de ouro penduradas nos pescoços (obviamente, contando os esportes em equipe).
A glória no esporte levou a um prêmio menos "glorioso", mas ainda assim útil: um carro. De acordo com o site Kuruma News, os atletas chineses receberão um Hongqi H9 de presente por seus feitos. Trata-se de um sedã médio de luxo produzido e vendido apenas na China e que normalmente é usado por executivos e membros do governo.
Não é um prêmio ruim, pois é um sedã imenso com mais de 5 metros de comprimento, criado para competir com Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E. Todas as versões que serão dadas para os atletas serão equipadas com o motor 2.0 turbo a gasolina de 252 cv e 38,7 kgfm (ainda tem variantes V6 de 2,5 e 3 litros) combinado a uma transmissão automática de 7 marchas, tração traseira e com o máximo de equipamentos possível, tanto que cada unidade custa aproximadamente 48.000 euros (R$ 296.112).
Externamente, o Hongqi H9 não esconde sua inspiração no Rolls-Royce na parte frontal, com uma impressionante grade cromada, enquanto a traseira lembra muito a Cadillac, principalmente pelas lanternas verticais.
Passando para dentro, é difícil não olhar para a cabine e não lembrar dos carros da Mercedes-Benz. Não só pelo esquema de duas telas para a central multimídia e painel de instrumentos, como também o design gráfico dos dois displays. Os clientes podem escolher ter somente dois assentos na fila traseira, elevando o túnel central para integrar uma tela sensível ao toque que controla algumas funções do carro - para o passageiro poder mudar a rádio sem nem falar com o motorista.
Se o nome Hongqi te parece familiar, é porque esta marca apareceu em abriu no Motor Valley, onde apresentou o hiperesportivo S9 com um visual feito por Walter de Silva, designer com passagem por Fiat, Audi e Volkswagen. O esportivo de 1.400 cv será produzido em Modena (Itália), de olho no mercado europeu, com apenas 99 unidades e lançamento previsto para 2023.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Galeria: Hongqi H9
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CEO da Jeep se encanta pelo Avenger e diz ter interesse em lançá-lo nos EUA
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Bizarro: Este Toyota está tentando se passar por um Purosangue
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Obituário: depois de 25 anos, motor Fire dá adeus no Brasil
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Mustang Mach-E vendeu mais o que Mustang a gasolina em 2024