Que os preços dos veículos estão subindo quase que de forma descontrolada não é mais novidade para os brasileiros. Mas essa constante alta nos valores cobrados está forçando uma mudança em alguns paradigmas que nós temos. Um deles é que comprar uma moto com menos de R$ 10 mil se tornou uma missão quase impossível.
Assim como nos carros, os preços dispararam. Hoje, a Renault não oferece nenhum carro abaixo de R$ 70 mil, exceto o Kwid. Nas motos, isso se traduz quase que da mesma forma. Yamaha, Haojue e Dafra não oferecem mais nenhuma opção de motocicleta 0km por menos de R$ 10 mil atualmente.
Após uma pesquisa, o Motor1.com levantou quais são os modelos de duas rodas restantes que ainda podem ser adquiridos 0km nessa faixa de preço. E já vale adiantar: são poucos. No total, apenas cinco. Vale ressaltar que, para o levantamento, consideramos apenas as motos classificadas como “motocicletas”. Ciclomotores de até 50 cm³ ou patinetes elétricos fazem parte de outra categoria.
Além de os preços das motos 0km estarem altos, outra perspectiva que precisa ser quebrada é a da acessibilidade de modelos elétricos. O scooter Shineray SE1 com baterias de chumbo está saindo por R$ 9.990. Seu motor elétrico entrega apenas 2,7 cv de potência, mas a marca promete uma autonomia de até 80 km.
Por R$ 9.650 (sem contar frete), a Honda oferece um dos únicos dois scooters nacionais abaixo do patamar de R$ 10 mil. É uma das opções mais completas também, já trazendo rodas de liga leve, freio a disco dianteiro, faróis de LED e painel digital. O motor de 124,9 cm³ entrega 9,34 cv de potência e o câmbio já é automático CVT.
Outra opção da Honda por menos de R$ 10 mil é a Honda Biz 110i, que sai por R$ 8.900 sem frete. A versão mais simples da motoneta traz freios a tambor e rodas raiadas, mas conta com marcador de combustível, cavalete central e tomada 12V sob o assento. É uma opção prática e ainda mais em conta. No entanto, você precisa trocar de marcha. A embreagem é automática, do tipo centrífuga, mas o câmbio é mecânico de 4 marchas. Rodando apenas com gasolina, o motor de 109,1 cm³ entrega 8,33 cv.
Além do scooter elétrico mais barato do Brasil, a Shineray por pouco não tem também a moto mais barata do Brasil. A Jet 125 traz a mesma proposta da Honda Biz, com embreagem automática e câmbio mecânico de 4 velocidades. O motor de 123,7 cm³ é menos potente, entrega somente 6 cv e 0,9 kgfm de torque. No entanto, a Jet 125 também é mais leve, com 85 kg. O modelo custa R$ 7.790.
A motocicleta propriamente dita mais barata do Brasil atualmente é a Honda Pop 110i. Ela permanece atendendo ao seu objetivo inicial de atuar no segmento de entrada e, por vezes, compete até mesmo com alguns ciclomotores. É bem básica, com freios a tambor e partida a pedal, mas cumpre sua função. E, por conta disso, é a que cobra menos: R$ 7.330, sem contar o frete.
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