O novo Citroën C3 2022 (também chamado de C3 Sporty) deve fazer sua estreia mundial em setembro deste ano, ou seja, daqui a apenas um mês. Além disso, sua produção será iniciada no final deste ano, em dezembro, tanto na Índia como no Brasil – na fábrica da PSA em Porto Real, no Rio de Janeiro. Será o principal lançamento da marca francesa em terras tupiniquins nos últimos anos.
Essas informações foram reveladas com exclusividade pelo site Autocar India, que apurou que o novo modelo, que atende por enquanto pelo codinome CC21, será vendido tanto na Índia como em outros mercados emergentes, à exemplo do Brasil. O novo SUV compacto (com perfil mais puxado para aventureiro, na verdade) chegará para preencher o vazio deixado pelo antigos C3 e C3 Aircross, que no Brasil saíram de linha em março deste ano. Já no mercado indiano, o novo C3 será o primeiro modelo com grande volume de produção da marca por lá.
Antes previsto para estrear em maio deste ano, o novo C3 teve seu lançamento adiado por conta da pandemia. Agora, fontes do site indiano afirmam que sua produção começará em dezembro na fábrica de Thiruvallur, na Índia, de onde sairão inicialmente 33.000 unidades por ano da linha de montagem, o que dá uma média de 2.750 unidades/mês. O complexo fabril indiano está em fase de ampliação para atingir a capacidade de produção de até 100.000 unidades anuais.
Ao mesmo tempo que será fabricado na Índia, o novo C3 estará saindo do forno da fábrica de Porto Real (RJ), segundo o site. A diferença é que por aqui a produção será bem maior: algo na casa das 71.000 unidades ao ano, o que daria uma média de 5.900 unidades por mês. Atualmente, apenas os modelos Peugeot 2008 e Citroën C4 Cactus são feitos na planta fluminense, cuja capacidade atual de produção é de 150.000 unidades – um tanto maior que a indiana.
Com estreia global prevista para dia 16 de setembro deste ano, o novo C3 tem previsão de ter suas vendas iniciadas a partir de 2022 tanto na Índia como no Brasil. O novo modelo será baseado na plataforma modular CMP, que dará origem a outros SUVs compactos, inclusive para a Jeep.
O novo C3 teve até seu visual revelado em imagem vazada de uma miniatura. Ele será um SUV compacto menor do que o C4 Cactus, trazendo desenho caracterizado pelos faróis divididos, com as luzes DRL acima e as lentes principais abaixo. Outros detalhes marcantes serão o teto “flutuante” e borrachas laterais, que deverão ter aliás detalhes com cores mais chamativas.
A expectativa também é que ele venha equipado com um motor 1.2 aspirado e câmbio manual de 5 marchas (este conjunto mais provável para a Índia), além do famoso 1.6 aspirado de 118 cv que equipa os atuais C4 Cactus e Peugeot 208 - motorização que deverá ser adotada para o mercado brasileiro. O câmbio seria manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades. É previsto também que o futuro modelo também faria parte de uma família que somaria veículos com carroceria hatch e sedã, ambos também compactos.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Autocar India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Primeiras impressões Citroën C3 You: sobra potência, falta esportividade
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Novo Citroën C3 turbo: preço de lançamento vale apenas via internet