BMW contra-ataca Harley com novas versões da R 18
Depois de a norte-americana ir atrás da linha GS com a Pan America, alemães respondem com grandes estradeiras
Quando a Harley-Davidson lançou a inédita Pan America, seu alvo era claro: roubar as vendas da tradicional linha GS da BMW. Mas o ataque às suas big trails não deve passar incólume. A marca bávara apresentou duas novas versões da R 18 que também têm um alvo claro: a linha Touring da norte-americana. Ou seja, 2021 foi um ano onde vimos a Harley fazer uma “BMW” e a BMW fazer uma “Harley”.
As novas versões são batizadas de Transcontinental e Bagger, baseadas na R 18 original, lançada em abril. Tanto que a dupla utiliza o “Big Boxer”, propulsor de 2 cilindros contrapostos com 1.802 cm³ de capacidade. Ele tem arrefecimento a ar auxiliado por radiador de óleo e entrega 91 cv de potência a 4.750 rpm e impressionantes 15,3 kgfm de torque a 3.000 rpm. A transmissão final é feita por eixo cardã, que continua com o funcionamento exposto e o acabamento niquelado.
BMW R 18 Transcontinental e R 18 B
Começando pela R 18 Bagger, ela traz um visual inspirado pelas “baggers” americanas, grandes estradeiras com bolsas laterais. Ela já traz uma carenagem frontal grande com defletores, que abriga quatro instrumentos analógicos (velocímetro, conta-giros, indicador de combustível e reserva de potência) e uma grande tela de 10,25 polegadas de TFT que faz as vezes de central multimídia. A bolha é mais baixa e a Bagger traz dois alto-falantes atrás da carenagem.
Já a R 18 Transcontinental, além das bolsas laterais, acrescenta um bauleto traseiro com encosto para o garupa e capacidade para transportar 48 litros de bagagem, ou 47 litros se o comprador optar pelo sistema de som opcional da Marshall, com alto-falantes nas laterais e no bauleto. Apesar de ter a mesma carenagem frontal da Bagger, a Transcontinental tem uma bolha mais alta, defletores de ar na cor da moto e pode receber um par de faróis auxiliares.
Com uma proposta mais estradeira que a R 18 original, a Transcontinental e a Bagger possuem um tanque de 24 litros, mais que os 16 litros da moto em que se baseiam. A dupla ainda traz de série freios ABS, controle de cruzeiro, iluminação completa por lâmpadas de LED, manoplas aquecidas, chave presencial, modos de condução selecionáveis, assistente para marcha ré e assistente de partida em rampa. A central multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, enquanto o controle de cruzeiro adaptativo é opcional.
As novas BMW R 18 Transcontinental e Bagger devem ser apresentadas oficialmente ao público em breve, no festival de motocicletas de Sturgis (EUA). A R 18 Bagger custará a partir de US$ 21.945 (R$ 112.856) enquanto a Transcontinental sai por US$ 24.995 (R$ 128.541).
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW X3 chega ao Brasil no 1º trimestre híbrido-leve de 48V
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Novo BMW M5 ignora peso alto com muito torque e luxo; veja impressões
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
BMW apresenta sistema operacional e aposenta painel tradicional
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
BMW M4 CS: dirigimos o esportivo com apenas 35 unidades no Brasil!