Corolla impulsiona inédita liderança da Toyota na China em junho
Nissan Sylphy, versão chinesa do Sentra, segue como mais vendido no 1º semestre
O mercado chinês registrou queda nas vendas de veículos novos pelo 2º mês seguido, após um intervalo de 13 meses consecutivos de altas. De acordo com a CAAM (entidade responsável pelos números oficiais), foram comercializadas em junho no maior mercado do mundo mais de 2 milhões de unidades, número 12,4% inferior ao do mesmo período de 2020.
Na disputa entre as montadoras, um fato histórico: com 147.818 unidades, vantagem superior a 30 mil em relação a uma Volkswagen (116.788) que perdeu mais da metade dos compradores de 2020, a Toyota conquistou uma liderança inédita. As 6 primeiras colocadas, vale ressaltar, tiveram resultados inferiores aos do ano passado. Situação oposta à da Tesla (33.155), 17ª, que avançou quase 122% no período. A BMW, com 57.339 unidades, foi a nº 1 entre as marcas premium.
POS. |
MARCA |
JUN.21 |
% PART. 2021 |
JUN.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
TOYOTA |
147.818 |
7,3% |
148.117 |
6,4% |
-0,2% |
2º |
VW |
116.788 |
5,8% |
234.556 |
10,2% |
-50,2% |
3º |
HONDA |
106.468 |
5,3% |
158.698 |
6,9% |
-32,9% |
4º |
NISSAN |
85.339 |
4,2% |
107.696 |
4,7% |
-20,8% |
5º |
GEELY |
81.502 |
4,0% |
96.808 |
4,2% |
-15,8% |
6º |
CHANGAN |
71.686 |
3,6% |
83.083 |
3,6% |
-13,7% |
7º |
HAVAL |
59.946 |
3,0% |
46.998 |
2,0% |
27,6% |
8º |
BMW |
57.339 |
2,8% |
59.198 |
2,6% |
-3,1% |
9º |
AUDI |
53.528 |
2,7% |
56.588 |
2,5% |
-5,4% |
10º |
BYD |
49.765 |
2,5% |
32.624 |
1,4% |
52,5% |
11º |
CHERY |
49.575 |
2,5% |
31.394 |
1,4% |
57,9% |
12º |
BUICK |
49.200 |
2,4% |
75.700 |
3,3% |
-35,0% |
13º |
WULLING |
44.439 |
2,2% |
20.299 |
0,9% |
118,9% |
14º |
MERCEDES-BENZ |
43.832 |
2,2% |
58.310 |
2,5% |
-24,8% |
15º |
FAW |
35.320 |
1,8% |
26.298 |
1,1% |
34,3% |
16º |
GAC |
33.868 |
1,7% |
26.993 |
1,2% |
25,5% |
17º |
TESLA |
33.155 |
1,6% |
14.954 |
0,7% |
121,7% |
18º |
HYUNDAI |
32.151 |
1,6% |
44.128 |
1,9% |
-27,1% |
19º |
HONGQI |
27.126 |
1,3% |
15.420 |
0,7% |
75,9% |
20º |
DONGFENG |
26.956 |
1,3% |
18.019 |
0,8% |
49,6% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.015.000 |
100,0% |
2.300.000 |
100,0% |
-12,4% |
Se o Nissan Sylphy (47.283), versão local da atual geração do Sentra que deve chegar ao Brasil até 2022, no topo não é novidade – o modelo liderou 12 vezes nos últimos 15 meses de acordo com o Best Selling Cars Blog -, a 2ª posição do Toyota Corolla (33.987) foi um destaque. A diferença entre os dois, no entanto, foi superior a 13 mil unidades.
Elétrico nº 1 por lá, a minivan Wulling Hongguang Mini EV (30.100) completou o pódio pela 3ª vez nos últimos 4 meses. Próximo do 3º colocado, o Haval H6 (29.664) da Great Wall subiu 2 posições em relação a maio e permaneceu na liderança entre os SUVs. Em seu 2º top 10 seguido e apenas o 3º em sua história, o Tesla Model 3 (21.532) foi o 6º mais vendido. O mau desempenho da VW se refletiu no ranking de modelos, com o Lavida (18.489) em 11º. Patinando no Brasil, o Chery Arrizo 5 emplacou quase 10 mil unidades (9.754).
POS. |
MODELO |
JUN.21 |
% PART. 2021 |
JUN.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
NISSAN SYLPHY |
47.283 |
2,3% |
54.479 |
2,4% |
-13,2% |
2º |
TOYOTA COROLLA |
33.987 |
1,7% |
36.103 |
1,6% |
-5,9% |
3º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
30.100 |
1,5% |
0 |
0,0% |
- |
4º |
HAVAL H6 |
29.664 |
1,5% |
23.258 |
1,0% |
27,5% |
5º |
TOYOTA LEVIN |
24.237 |
1,2% |
15.096 |
0,7% |
60,6% |
6º |
TESLA MODEL3 |
21.532 |
1,1% |
14.954 |
0,7% |
44,0% |
7º |
CHANGAN CS75 |
20.933 |
1,0% |
21.070 |
0,9% |
-0,7% |
8º |
GEELY BOYUE |
20.027 |
1,0% |
20.189 |
0,9% |
-0,8% |
9º |
TOYOTA CAMRY |
19.067 |
0,9% |
16.700 |
0,7% |
14,2% |
10º |
TOYOTA RAV4 |
18.715 |
0,9% |
15.566 |
0,7% |
20,2% |
11º |
VW LAVIDA |
18.489 |
0,9% |
36.273 |
1,6% |
-49,0% |
12º |
VW BORA |
18.373 |
0,9% |
27.869 |
1,2% |
-34,1% |
13º |
BMW SÉRIE 3 L |
18.019 |
0,9% |
15.910 |
0,7% |
13,3% |
14º |
AUDI A6 L |
17.749 |
0,9% |
16.300 |
0,7% |
8,9% |
15º |
HONDA CR-V |
16.311 |
0,8% |
18.443 |
0,8% |
-11,6% |
16º |
VW SANTANA |
15.431 |
0,8% |
15.967 |
0,7% |
-3,4% |
17º |
CHANGAN EADO |
15.016 |
0,7% |
16.903 |
0,7% |
-11,2% |
18º |
HONDA VEZEL |
14.710 |
0,7% |
18.265 |
0,8% |
-19,5% |
19º |
NISSAN QASHQAI |
14.441 |
0,7% |
11.217 |
0,5% |
28,7% |
20º |
BYD SONG |
14.365 |
0,7% |
2.384 |
0,1% |
502,6% |
21º |
BUICK ENVISION |
14.164 |
0,7% |
12.708 |
0,6% |
11,5% |
22º |
FAW HONGQI HS5 |
13.672 |
0,7% |
9.239 |
0,4% |
48,0% |
23º |
BYD QIN PLUS |
13.541 |
0,7% |
0 |
0,0% |
- |
24º |
HONDA XR-V |
13.314 |
0,7% |
14.779 |
0,6% |
-9,9% |
25º |
AUDI Q5 L |
12.857 |
0,6% |
10.632 |
0,5% |
20,9% |
26º |
GEELY EMGRAND |
12.845 |
0,6% |
21.715 |
0,9% |
-40,8% |
27º |
BMW X3 |
12.133 |
0,6% |
12.591 |
0,5% |
-3,6% |
28º |
BUICK EXCELLE YINLANG |
12.095 |
0,6% |
22.661 |
1,0% |
-46,6% |
29º |
ROEWE I5 |
11.720 |
0,6% |
11.759 |
0,5% |
-0,3% |
30º |
TESLA MODEL Y |
11.623 |
0,6% |
0 |
0,0% |
- |
31º |
HONDA FIT |
11.370 |
0,6% |
5 |
0,0% |
227300,0% |
32º |
HONDA BREEZE |
11.295 |
0,6% |
20.003 |
0,9% |
-43,5% |
33º |
WULING HONGGUANG |
11.243 |
0,6% |
20.299 |
0,9% |
-44,6% |
34º |
CHERY TIGGO 8 |
11.106 |
0,6% |
9.414 |
0,4% |
18,0% |
35º |
TOYOTA WILDLANDER |
10.730 |
0,5% |
9.792 |
0,4% |
9,6% |
36º |
BMW SÉRIE 5 L |
10.602 |
0,5% |
15.553 |
0,7% |
-31,8% |
37º |
COS X5 |
10.442 |
0,5% |
0 |
0,0% |
- |
38º |
HYUNDAI ELANTRA |
10.290 |
0,5% |
0 |
0,0% |
- |
39º |
GEELY XINGRUI |
10.073 |
0,5% |
0 |
0,0% |
- |
40º |
GEELY BINYUE |
10.019 |
0,5% |
10.823 |
0,5% |
-7,4% |
41º |
CHERY ARRIZO 5 |
9.754 |
0,5% |
76 |
0,0% |
12734,2% |
42º |
NISSAN TEANA |
9.664 |
0,5% |
10.797 |
0,5% |
-10,5% |
43º |
MG ZS |
9.304 |
0,5% |
7.935 |
0,3% |
17,3% |
44º |
JETOUR X70 |
9.285 |
0,5% |
3.611 |
0,2% |
157,1% |
45º |
AUDI Q3 |
9.260 |
0,5% |
7.666 |
0,3% |
20,8% |
46º |
HAVAL BIG DOG |
9.035 |
0,4% |
0 |
0,0% |
- |
47º |
HONDA CIVIC |
8.816 |
0,4% |
26.696 |
1,2% |
-67,0% |
48º |
MERCEDES CLASSE C L |
8.667 |
0,4% |
13.548 |
0,6% |
-36,0% |
49º |
HYUNDAI IX35 |
8.574 |
0,4% |
6.049 |
0,3% |
41,7% |
50º |
BYD HAN |
8.386 |
0,4% |
0 |
0,0% |
- |
NO 1º SEMESTRE
O acumulado do 1º semestre, de quase 13 milhões de veículos novos comercializados, foi quase 26% superior ao de 2020. Entre as marcas, a VW liderou com mais de 200 mil unidades de vantagem sobre a Toyota (1.047.174 x 832.405). Das 10 primeiras colocadas, apenas a Geely (515.684), 5ª colocada, cresceu abaixo dos 10%, sendo superada pela Changan (646.447) como a melhor chinesa no ranking.
POS. |
MARCA |
1º SEM.21 |
% PART. 2021 |
1º SEM.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
VW |
1.047.174 |
8,1% |
1.022.292 |
10,0% |
2,4% |
2º |
TOYOTA |
832.405 |
6,5% |
664.859 |
6,5% |
25,2% |
3º |
HONDA |
753.990 |
5,8% |
611.653 |
6,0% |
23,3% |
4º |
CHANGAN |
646.447 |
5,0% |
387.819 |
3,8% |
66,7% |
5º |
GEELY |
515.684 |
4,0% |
474.518 |
4,6% |
8,7% |
6º |
NISSAN |
501.110 |
3,9% |
430.163 |
4,2% |
16,5% |
7º |
HAVAL |
391.541 |
3,0% |
262.216 |
2,6% |
49,3% |
8º |
BUICK |
367.644 |
2,9% |
326.484 |
3,2% |
12,6% |
9º |
AUDI |
367.108 |
2,8% |
271.043 |
2,6% |
35,4% |
10º |
BMW |
354.629 |
2,8% |
268.943 |
2,6% |
31,9% |
11º |
MERCEDES-BENZ |
334.850 |
2,6% |
283.674 |
2,8% |
18,0% |
12º |
CHERY |
304.746 |
2,4% |
158.890 |
1,5% |
91,8% |
13º |
WULLING |
304.452 |
2,4% |
84.658 |
0,8% |
259,6% |
14º |
BYD |
242.321 |
1,9% |
150.304 |
1,5% |
61,2% |
15º |
GAC |
196.801 |
1,5% |
141.052 |
1,4% |
39,5% |
16º |
HYUNDAI |
194.085 |
1,5% |
181.319 |
1,8% |
7,0% |
17º |
FAW |
180.315 |
1,4% |
111.813 |
1,1% |
61,3% |
18º |
DONGFENG |
162.775 |
1,3% |
111.998 |
1,1% |
45,3% |
19º |
TESLA |
161.768 |
1,3% |
43.744 |
0,4% |
269,8% |
20º |
ROEWE |
159.803 |
1,2% |
142.733 |
1,4% |
12,0% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
ACUMULADO |
12.891.000 |
100,0% |
10.260.000 |
100,0% |
25,6% |
Com quase 60 mil unidades de vantagem sobre o Haval H6 (196.685), o Nissan Sylphy (256.173) segue confortavelmente rumo à 2ª liderança consecutiva. Separados por menos de mil unidades, Toyota Corolla (183.275) e Wulling Hongguang Mini EV (182.767) vieram na sequência. Vice-líder há um ano, o VW Lavida (181.313) caiu para o 5º lugar.
Cada vez mais discreto no Brasil, o Honda CR-V (127.250) garantiu lugar entre os 10 primeiros. Em 13º, o Tesla Model 3 (115.588) foi o nº 1 entre os modelos premium. Com a maior queda no período (-30,8%), o Honda Civic (67.172) emplacou quase 4 vezes menos do que o líder Sylphy. Campeã de vendas no Brasil, a Fiat Strada ocuparia uma modesta 47ª posição com suas 61.064 unidades se fosse comercializada por lá.
POS. |
MODELO |
1º SEM.21 |
% PART. 2021 |
1º SEM.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
NISSAN SYLPHY |
256.173 |
2,0% |
209.680 |
2,0% |
22,2% |
2º |
HAVAL H6 |
196.685 |
1,5% |
121.771 |
1,2% |
61,5% |
3º |
TOYOTA COROLLA |
183.275 |
1,4% |
153.230 |
1,5% |
19,6% |
4º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
182.767 |
1,4% |
0 |
0,0% |
- |
5º |
VW LAVIDA |
181.313 |
1,4% |
172.148 |
1,7% |
5,3% |
6º |
CHANGAN CS75 |
174.059 |
1,4% |
109.553 |
1,1% |
58,9% |
7º |
VW BORA |
158.661 |
1,2% |
130.998 |
1,3% |
21,1% |
8º |
TOYOTA LEVIN |
132.223 |
1,0% |
94.255 |
0,9% |
40,3% |
9º |
VW SAGITAR |
130.814 |
1,0% |
117.896 |
1,1% |
11,0% |
10º |
HONDA CR-V |
127.250 |
1,0% |
81.164 |
0,8% |
56,8% |
11º |
BUICK EXCELLE YINLANG |
121.490 |
0,9% |
100.550 |
1,0% |
20,8% |
12º |
GEELY BOYUE |
119.751 |
0,9% |
101.054 |
1,0% |
18,5% |
13º |
TESLA MODEL3 |
115.588 |
0,9% |
43.744 |
0,4% |
164,2% |
14º |
BMW SÉRIE 3 L |
101.025 |
0,8% |
66.787 |
0,7% |
51,3% |
15º |
TOYOTA RAV4 |
100.693 |
0,8% |
79.293 |
0,8% |
27,0% |
16º |
CHANGAN EADO |
99.075 |
0,8% |
56.277 |
0,5% |
76,0% |
17º |
HONDA XR-V |
96.532 |
0,7% |
64.691 |
0,6% |
49,2% |
18º |
GEELY EMGRAND |
95.439 |
0,7% |
104.083 |
1,0% |
-8,3% |
19º |
AUDI A6 L |
95.184 |
0,7% |
73.412 |
0,7% |
29,7% |
20º |
TOYOTA CAMRY |
91.110 |
0,7% |
80.347 |
0,8% |
13,4% |
21º |
HONDA VEZEL |
90.447 |
0,7% |
60.105 |
0,6% |
50,5% |
22º |
HONDA ACCORD |
89.157 |
0,7% |
81.447 |
0,8% |
9,5% |
23º |
BMW SÉRIE 5 L |
87.405 |
0,7% |
71.379 |
0,7% |
22,5% |
24º |
WULING HONGGUANG |
87.036 |
0,7% |
84.658 |
0,8% |
2,8% |
25º |
HONDA BREEZE |
83.837 |
0,7% |
63.749 |
0,6% |
31,5% |
26º |
MERCEDES CLASSE C L |
78.172 |
0,6% |
69.765 |
0,7% |
12,1% |
27º |
AUDI Q5 L |
76.964 |
0,6% |
58.511 |
0,6% |
31,5% |
28º |
BYD SONG |
76.564 |
0,6% |
8.016 |
0,1% |
855,1% |
29º |
NISSAN QASHQAI |
75.630 |
0,6% |
64.044 |
0,6% |
18,1% |
30º |
BUICK GL8 |
73.476 |
0,6% |
50.307 |
0,5% |
46,1% |
31º |
BMW X3 |
73.444 |
0,6% |
59.412 |
0,6% |
23,6% |
32º |
VW SANTANA |
73.271 |
0,6% |
72.283 |
0,7% |
1,4% |
33º |
MERCEDES GLC |
72.437 |
0,6% |
73.683 |
0,7% |
-1,7% |
34º |
AUDI A4L |
72.251 |
0,6% |
50.496 |
0,5% |
43,1% |
35º |
MERCEDES CLASSE E L |
71.147 |
0,6% |
69.463 |
0,7% |
2,4% |
36º |
CHERY TIGGO 8 |
70.754 |
0,5% |
41.532 |
0,4% |
70,4% |
37º |
ROEWE I5 |
69.604 |
0,5% |
56.965 |
0,6% |
22,2% |
38º |
FAW HONGQI HS5 |
69.228 |
0,5% |
38.964 |
0,4% |
77,7% |
39º |
GEELY BINYUE |
67.818 |
0,5% |
47.371 |
0,5% |
43,2% |
40º |
BUICK ENVISION |
67.204 |
0,5% |
59.409 |
0,6% |
13,1% |
41º |
HONDA CIVIC |
67.172 |
0,5% |
97.094 |
0,9% |
-30,8% |
42º |
VW TIGUAN |
67.152 |
0,5% |
66.284 |
0,6% |
1,3% |
43º |
GEELY XINGRUI |
66.311 |
0,5% |
0 |
0,0% |
- |
44º |
COS X5 |
64.384 |
0,5% |
0 |
0,0% |
- |
45º |
HAVAL M6 |
63.078 |
0,5% |
60.872 |
0,6% |
3,6% |
46º |
HYUNDAI ELANTRA |
62.380 |
0,5% |
0 |
0,0% |
- |
47º |
NISSAN TEANA |
60.865 |
0,5% |
42.525 |
0,4% |
43,1% |
48º |
TOYOTA WILDLANDER |
60.754 |
0,5% |
22.009 |
0,2% |
176,0% |
49º |
CHANGAN CS55 |
60.415 |
0,5% |
41.377 |
0,4% |
46,0% |
50º |
JETOUR X70 |
55.308 |
0,4% |
30.756 |
0,3% |
79,8% |
Fontes: Car Sales Base / Trading Economics / Best Selling Cars Blog
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