A Porsche oficializa nesta segunda-feira (19) o lançamento do reestilizado Macan 2022. O facelift é o segundo aplicado no modelo desde o lançamento em 2014 e estreia com a missão de deixar crossover atualizado diante dos principais concorrentes até a chegada da próxima geração (já em desenvolvimento e pela primeira vez totalmente elétrica). O pacote inclui atualizações no design, lista de equipamentos e potência dos motores.
À primeira vista, a dianteira incorpora as principais mudanças: agora as entradas de ar estão integradas em um único design, com acabamentos na cor da carroceria, enquanto os faróis com iluminação em LED foram revisados. Além disso, os retrovisores foram renovados e as rodas redesenhadas, variando de 19 a 21 polegadas e com 9 opções de design. Completam o pacote difusor na cor preta na traseira e saias laterais com design tridimensional.
O Macan 2022 também ganha novidades na cabine, começando com o relógio analógico no painel, agora padrão. Destaque também para o console central redesenhado, com controles renovados, porta-objetos maiores e alavanca de câmbio com nova pegada. Bancos e detalhes do painel agora podem ser revestidos com novas cores. O volante GT Sport, emprestado do 911, é oferecido como opcional, enquanto a multimídia de 10,9 polegadas foi atualizada.
Na mecânica, novidade no acerto dos motores e na oferta única do câmbio PDK de 7 marchas e dupla embreagem em todas as versões, com tração integral. Na variante chamada apenas de Macan, o motor 2.0 turbo de 4 cilindros entrega agora 265 cv de potência (contra 245 cv do modelo anterior) e torque máximo de 40,8 kgfm. No pacote Sport Chrono, acelera de 0 a 96 km/h em apenas 5,8 segundos, com máxima de 232 km/h.
Um degrau acima, o modelo Macan S adota motor 2.9 V6 biturbo com 380 cv de potência e 53 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e 257 km/h de máxima. Entre as novidades, o sistema Porsche Active Suspension Management (PASM), antes apenas opcional, agora é de série.
Por fim, a versão topo de linha Macan GTS, também com 2.9 V6 biturbo, tem 441 cv de potência e 56 kgfm de força. Os números são os seguintes: 4,3 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 272 km/h. Os freios Porsche Surface Coated Brake (PSCB) são de série, com destaque para superfície do disco em carboneto de tungstênio e pinças pintadas em vermelho.
A boa notícia é que a Porsche já confirmou o lançamento do Macan 2022 no Brasil, abrindo as encomendas do SUV por R$ 415.000 para a versão básica, R$ 539.000 para o Macan S e R$ 635.000 para o Macan GTS. A data prevista pra entrega não foi revelada.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Porsche
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Macan EV com tração traseira entra em pré-venda por R$ 560.000
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Confirmado: Porsche Macan elétrico conviverá com combustão no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Porsche é forçada a eliminar o Macan a gasolina na União Europeia
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Porsche Macan a gasolina ganhará sobrevida após atrasos do elétrico