PCX ou NMax: quem liderou entre os scooters no 1º semestre?
Fechamento do semestre mostra dominância do Honda PCX, mas Yamaha NMax está próxima. Honda ADV se destaca
O fechamento do semestre mostrou que o Brasil segue comprando motos como nunca. Entre janeiro e junho, foram 517.362 emplacamentos, 47,7% a mais que em igual período do ano passado. Parte importante desse crescimento veio dos scooters, que ganharam espaço ao longo da pandemia como alternativa mais em conta às aglomerações do transporte público.
No primeiro semestre, os scooters registraram 51.019 unidades emplacadas, o que representa um total de 9,86% do mercado. Ou seja, praticamente uma em cada 10 motos emplacadas no período foi um scooter. Enquanto no quadro geral entre as montadoras a Honda lidera com folgas, entre os scooters a disputa é bem mais acirrada.
Galeria: Honda PCX 150 2020
A Honda mantém a liderança graças ao PCX 150, que acumulou 12.863 unidades emplacadas nos seis primeiros meses de 2021. No entanto, ele é seguido de perto pelo Yamaha NMax 160, com 10.694 unidades emplacadas. O pódio é fechado pelo scooter de entrada da Honda, o Elite 125 (7.637 unidades), também seguido de perto pelo Yamaha NEO 125 (6.728) na quarta posição.
Há dois scooters que merecem destaque no ranking do primeiro semestre do ano. O primeiro é o Honda ADV, misto de scooter com aventureira que começou a ser vendido entre o final de 2020 e o início de 2021. Com 6.113 unidades vendidas, já se firmou como o quinto scooter mais vendido do país. Logo atrás aparece o Yamaha XMax 250, que apesar de maior e mais caro, acumulou 2.977 vendas no primeiro semestre.
Galeria: Yamaha NMax 160 2021
Os scooters mais vendidos no 1º semestre de 2021
1º |
Honda PCX |
12.863 |
2º |
Yamaha NMax |
10.694 |
3º |
Honda Elite 125 |
7.637 |
4º |
Yamaha NEO 125 |
6.728 |
5º |
Honda ADV 150 |
6.113 |
6º |
Yamaha XMAX |
2.977 |
7º |
Honda SH150i |
1.827 |
8º |
Haojue Lindy 125 |
555 |
9º |
Dafra Citycom 300i |
503 |
10º |
Honda SH 300i |
265 |
11º |
Dafra Maxisym 400i |
251 |
12º |
Voltz EV1 |
228 |
13º |
Haojue VR 150 |
183 |
14º |
Kymco Downtown 300i |
123 |
15º |
Honda X-ADV |
111 |
16º |
Kymco Agility |
64 |
17º |
Kymco People GTi 300 |
28 |
18º |
Honda Lead 110 |
18 |
19º |
Suzuki Burgman i |
12 |
20º |
Bull LIV 125 |
11 |
21º |
Dafra Smart 125 |
5 |
22º |
Bull Now 125 |
3 |
23º |
Dafra Cityclass 200i |
2 |
24º |
Vespa Classic VXL 150 |
1 |
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem