O segmento de picapes está crescendo nos EUA com a criação da categoria com porte semelhante ao da Fiat Toro. Após o lançamento da Ford Maverick, é a vez da Hyundai Santa Cruz ter seus preços revelados por lá, onde partirá de US$ 23.990 (R$ 123.601), o que são US$ 3.995 (R$ 20.660) mais do que o modelo da Ford.
Esta diferença de preços fica ainda pior ao olhar para a versão topo de linha da Hyundai Santa Cruz. A picape alcança salgados US$ 40.095 (R$ 207.355) na versão Limited 2.5 Turbo, enquanto a Ford Maverick custa US$ 36.310 (R$ 187.780) na variante First Edition com o motor 2.0 turbo, tração integral e alguns itens do pacote FX4. É uma diferença de US$ 3.785 (R$ 19.574) entre as duas.
A Hyundai oferece cinco versões e duas motorizações para a Santa Cruz, contra apenas três variantes e dois motores da Ford (excluindo a limitada First Edition). As três primeiras configurações da picape sul-coreana, chamadas SE, SEL e SEL Activity, utilizam o 2.5 aspirado de quatro cilindros, entregando cerca de 190 cv e 24,9 kgfm de torque, sempre com uma transmissão automática de 8 marchas. Já as versões SEL Premium e Limited adotam o 2.5 turbo de 275 cv e 42,9, este em conjunto com um câmbio de dupla embreagem e 8 posições. Em todos os casos, a tração é dianteira e é possível pagar um pouco mais para adotar um sistema de tração integral.
É difícil entender o que faz a Santa Cruz ser mais cara do que a rival pois a Hyundai ainda não compartilha o configurador completo. A versão SE aparece destacando que tem um sistema multimídia de 8" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mas os demais itens listados são técnicos como o tamanho da caçamba e a capacidade de reboque. A variante SEL recebe assistente anti-colisão no ponto cego, chave presencial, bancos aquecidos com ajuste elétrico, vidros laterais com aquecimento e o sistema Bluelink.
O site mostra a versão SEL Premium recebendo a chave digital por aplicativo no celular, ar-condicionado de duas zonas, volante de couro e retrovisor eletrocrômico. Por fim, a variante topo de linha Limited destaca os bancos ventilados, rodas de 20", monitor de ponto cego e sistema de som da Bose. De todas as versões, apenas uma mostra ter um pacote opcional chamado Activity, que custa US$ 3.270 (R$ 16.911), porém não diz o que é adicionado na picape.
Apesar de ser um produto interessante para um mercado como o Brasil, onde já vemos o sucesso da Fiat Toro neste segmento, a Hyundai Santa Cruz será vendida somente na América do Norte por enquanto. A fabricante sul-coreana não dá qualquer indício de que vá oferecer a picape em outros mercados. O que dificulta sua vinda é o fato de ser produzida nos Estados Unidos, então teria que pagar todos os impostos ao ser importada, o que faria com que o preço ficasse muito alto. A única opção seria trazer uma única versão como um modelo de lifestyle de baixo volume.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Hyundai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Santa Cruz 2025 atualiza design para enfrentar Ford Maverick nos EUA
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nova Hyundai Santa Cruz terá “capacidade aprimorada” para encarar Maverick
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Além do novo Hyundai Tucson: picape Santa Cruz também entra no radar do Brasil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Hyundai Santa Cruz ganha versão Night 2.5 turbo; teria vez no Brasil?