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Hyundai suspende produção no Brasil por falta de semicondutores

Marca paralisa fábrica de Picacicaba (SP) depois de ter parado dois turnos desde junho

Hyundai em Piracicaba (SP)

Depois de ter reduzido o número de turnos em operação de sua planta, a Hyundai Motor Brasil anunciou nesta semana que vai suspender totalmente a produção da fábrica em Piracicaba (SP). A medida é por conta da crise mundial de semicondutores que segue atrasando o ritmo de grande parte da indústria no Brasil e no mundo.

Para quem não se recorda, na semana passada (1 de julho) a montadora tinha revelado que estenderia a paralisação do segundo e terceiro turnos de sua unidade no interior paulista, assim passando a operar em turno único. Vale lembrar que a fábrica estava operando desta forma desde 17 de junho, quando a Hyundai paralisou dois turnos pela primeira vez por culpa da escassez dos chips. Naquele comunicado, a previsão é que esses turnos voltariam a ativa no dia 30 de junho, o que não ocorreu.

Galeria: Hyundai em Piracicaba (SP)

Com o anúncio da suspensão total do complexo fabril piracicabano, o hatch HB20, o sedã HB20S, o aventureiro HB20X e o SUV Creta deixarão de ser produzidos. Essa parada vai durar até dia 11 de julho, com isso a linha de montagem volta a funcionar no dia seguinte (12) com o segundo e o terceiro turno. Já o primeiro turno será ativado três dias depois, em 15 de julho, momento em que a fábrica terá sua produção em funcionamento pleno.

“A Hyundai Motor Brasil suspende a produção do 1° turno de sua fábrica em Piracicaba (SP) a partir de hoje, dia 5, devido à continuidade das condições instáveis de fornecimento de componentes eletrônicos. A previsão de retorno é para o dia 15 de julho. O 2º e o 3º turno já estavam suspensos, com retorno planejado para 12 de julho. Com isso, não haverá produção na fábrica de 5 a 11 de julho. A empresa segue monitorando a situação e tomará as medidas necessárias para adaptar os volumes de sua produção conforme as condições de fornecimento de peças a cada semana”.

Fábrica de Gravataí - 4 milhões de unidades

Com esse anúncio da Hyundai, o Brasil chega a três marcas com fábricas paralisadas por conta da falta do componente eletrônico neste mês de julho. Uma das que estão em situação mais grave é a General Motors, cuja fábrica de Gravataí (RS) está parada desde março – ou seja, sem produzir seus principais modelos que são o Onix e Onix Plus. A situação tem provocado apreensão entre 5 mil funcionários parados, sendo 2 mil da GM e o restante das 14 empresas fornecedoras do complexo industrial.

Outra fábrica da GM também vai ser desligada por seis semanas: a planta de São Caetano do Sul (SP). Com a falta de semicondutores, que já causaria a parada por lá, a GM aproveitou para modernizar a linha de montagem para se preparar para a chegada da nova Montana, modelo que será a futura rival da Toro no país.

Por fim também tem a Volkswagen, que interrompeu sua produção na fábrica de Taubaté (SP) pela segunda vez neste ano. Para “aproveitar” a parada por conta da escassez dos chips, a VW vai aproveitar para mexer nas linhas de montagem da fábrica do interior paulista, para que possa produzir carros com a plataforma MQB-A0. Para Taubaté está previsto a produção do inédito Polo Track, que assumirá a posição de novo carro de entrada da empresa. Ele manterá o visual atual do hatch, pois o Polo reestilizado (feito em São Bernardo do Campo-SP) será lançado no início de 2022.

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