Encerrada a 1ª metade de 2021, é hora de conhecermos quem se deu bem e quem se deu mal no balanço das vendas. Ainda num cenário de pandemia, com restrições de circulação durante alguns momentos, e paralisações de produções por falta de peças, quais foram os vencedores e os perdedores no 1º semestre de 2021? Quais são as perspectivas para o 2º semestre?
Entre as marcas, não há como dizer algo diferente: a Fiat se deu muito bem. Terceira colocada no 1º semestre do ano passado, a italiana mais do que dobrou seus registros de emplacamentos (223.755) e, aproveitando-se dos problemas de produção enfrentados por suas adversárias, encerrou os 6 primeiros meses de 2021 com quase 60 mil unidades de vantagem sobre a Volkswagen (165.291) e com participação de mercado acima dos 22%.
Já a Chevrolet viveu situação oposta: com quase 10 mil unidades a menos do que em 2020 (124.605), a marca caiu para o 3º lugar e muito dificilmente manterá a liderança geral conquistada desde 2016. A vantagem sobre a Hyundai (95.403) ainda é confortável para se manter no pódio até o final do ano. Sétima há 12 meses, a Toyota (78.549) subiu 2 posições.
A situação da japonesa, no entanto, ainda não está definida, já que a Jeep (73.238) encurtou para pouco mais de 5 mil unidades uma desvantagem superior a 20 mil em 2020 e ainda contará com o lançamento do Commander, seu SUV de 7 lugares, no 2º semestre para ajudar na disputa. Renault (69.666), Honda (40.157) e Nissan (32.857) vieram na sequência, todas com avanços abaixo de 20%.
Com produção encerrada no país em janeiro, a Ford (24.746) perdeu quase 60% de seus compradores e caiu da 5ª para a 10ª posição - a vantagem superior a 9 mil unidades sobre a Caoa Chery (15.324) ainda permite um certo conforto para encerrar o ano na parte de cima da tabela. Com o reforço do novo 208 e de mudanças na estratégia agora dentro da Stellantis, a Peugeot (11.966) foi quem mais cresceu no período (+149,2%).
Na disputa entre marcas premium, a BMW sobrou e emplacou 2,8 mil unidades a mais do que a Volvo (6.574 x 3.873), com a Mercedes-Benz (3.853) próxima da sueca - ao descontarmos as vendas da linha de comerciais Sprinter, a marca de Stuttgart também ficou atrás da Audi (2.902). Coadjuvante nos últimos anos, a Kia (2.159) completou o top 20 em queda de quase 10%.
POS. |
MARCA |
TOTAL 1º SEM.2021 (A) |
% TOTAL 2021 |
TOTAL 1º SEM.2020 (B) |
% TOTAL 2020 |
% VARIAÇÃO (A / B) |
POS. 2020 |
1º |
FIAT |
223.755 |
22,23% |
109.068 |
14,29% |
105,15% |
3º |
2º |
VW |
165.291 |
16,42% |
124.212 |
16,27% |
33,07% |
2º |
3º |
CHEVROLET |
124.605 |
12,38% |
134.454 |
17,62% |
-7,33% |
1º |
4º |
HYUNDAI |
95.403 |
9,48% |
63.280 |
8,29% |
50,76% |
4º |
5º |
TOYOTA |
78.549 |
7,80% |
58.807 |
7,71% |
33,57% |
7º |
6º |
JEEP |
73.238 |
7,28% |
38.537 |
5,05% |
90,05% |
8º |
7º |
RENAULT |
69.666 |
6,92% |
59.964 |
7,86% |
16,18% |
6º |
8º |
HONDA |
40.157 |
3,99% |
34.309 |
4,50% |
17,05% |
9º |
9º |
NISSAN |
32.857 |
3,26% |
28.811 |
3,77% |
14,04% |
10º |
10º |
FORD |
24.746 |
2,46% |
60.526 |
7,93% |
-59,12% |
5º |
11º |
CAOA CHERY |
15.324 |
1,52% |
7.388 |
0,97% |
107,42% |
11º |
12º |
PEUGEOT |
11.966 |
1,19% |
4.801 |
0,63% |
149,24% |
14º |
13º |
MITSUBISHI |
9.617 |
0,96% |
6.450 |
0,85% |
49,10% |
13º |
14º |
CITROËN |
9.154 |
0,91% |
6.893 |
0,90% |
32,80% |
12º |
15º |
BMW |
6.574 |
0,65% |
4.597 |
0,60% |
43,01% |
15º |
16º |
VOLVO |
3.873 |
0,38% |
2.690 |
0,35% |
43,98% |
17º |
17º |
MERCEDES-BENZ |
3.853 |
0,38% |
3.905 |
0,51% |
-1,33% |
16º |
18º |
AUDI |
2.902 |
0,29% |
2.662 |
0,35% |
9,02% |
18º |
19º |
LAND ROVER |
2.712 |
0,27% |
2.400 |
0,31% |
13,00% |
19º |
20º |
KIA |
2.159 |
0,21% |
2.376 |
0,31% |
-9,13% |
20º |
TOTAL |
1.006.685 |
100,00% |
763.222 |
100,00% |
31,90% |
... |
O Hyundai HB20 (45.408) se aproveitou bem dos problemas enfrentados por alguns de seus rivais e encerrou, pela 1ª vez, um semestre como o automóvel mais vendido. Como a vantagem ainda não é significativa, a disputa até dezembro continua em aberto. A surpresa ficou por conta do avanço do Fiat Argo (41.926), 7º colocado no 1º semestre do ano passado.
Campeão de vendas desde 2015, o Onix (41.510) foi o mais prejudicado pela falta de peças e interrupção de produção desde janeiro. Com isso, o hatch da Chevrolet perdeu quase 1/3 de seus compradores. Como a previsão de retorno de atividades na fábrica de Gravataí está previsto para a 2ª quinzena de agosto, ainda há tempo de recuperação considerando o histórico comercial do modelo. Mas já não há a mesma margem de outrora.
Entre os SUVs e crossovers, o Jeep Renegade (40.607) se manteve à frente, mas agora 4 posições à frente de 2020. Destaque para o Fiat Mobi (39.356), que saltou da 12ª para a 5ª posição e ficou à frente do veterano VW Gol (36.969). Às vésperas de ganhar uma nova geração, o Hyundai Creta (33.493) dobrou os números do ano passado e reverteu uma desvantagem em relação ao VW T-Cross (29.176), 10º.
Embora prejudicado pela falta de peças, o Chevrolet Onix Plus (28.866) permaneceu no topo entre os sedãs, mas desta vez fora do top 10. Dentre os primeiros colocados, ninguém cresceu tanto quanto o Chevrolet Tracker (27.125, +141,4%) – o VW Nivus (19.935) não conta, pois só começou a ser oficialmente vendido no 2º semestre. Menção para o longevo Fiat Uno (15.340), 35º há um ano e agora o 17º colocado graças ao avanço de quase 176%.
Estreante no semestre, o Toyota Corolla Cross já superou a barreira das 10 mil unidades (10.313). Aposentados em janeiro, Ford Ka (8.230) e Ecosport (2.924) recuaram mais de 70%. Quem não vive um bom momento é o Sandero: figura frequente no top 10 de anos anteriores, o Renault completou os 6 primeiros meses de 2021 com apenas 7.866 emplacamentos e numa modesta 30ª posição.
No top 50, nenhum modelo avançou tanto quanto o Peugeot 208 (6.052, +212%), reforçado por sua nova geração. Lançado no 2º semestre de 2020, o Caoa Chery Tiggo 8 (3.763) conseguiu ficar à frente de um Renault Captur (3.490) que segue patinando – a linha reestilizada conseguirá reverter a tendência? O BMW 320i (2.829), 48º, foi novamente o modelo premium mais bem posicionado e dificilmente perderá esta posição até o fim de 2021.
POS. |
MODELO |
TOTAL 1º SEM. 2021 (A) |
% TOTAL |
TOTAL 1º SEM. 2020 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. 2020 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
45.408 |
5,65% |
32.843 |
5,16% |
38,26% |
2º |
2º |
FIAT ARGO |
41.926 |
5,21% |
22.727 |
3,57% |
84,48% |
7º |
3º |
CHEVROLET ONIX |
41.510 |
5,16% |
60.267 |
9,46% |
-31,12% |
1º |
4º |
JEEP RENEGADE |
40.607 |
5,05% |
20.710 |
3,25% |
96,07% |
8º |
5º |
FIAT MOBI |
39.356 |
4,89% |
17.077 |
2,68% |
130,46% |
12º |
6º |
VW GOL |
36.969 |
4,60% |
24.827 |
3,90% |
48,91% |
5º |
7º |
HYUNDAI CRETA |
33.493 |
4,16% |
16.695 |
2,62% |
100,62% |
14º |
8º |
JEEP COMPASS |
32.554 |
4,05% |
17.637 |
2,77% |
84,58% |
11º |
9º |
RENAULT KWID |
29.186 |
3,63% |
23.648 |
3,71% |
23,42% |
6º |
10º |
VW T-CROSS |
29.179 |
3,63% |
20.595 |
3,23% |
41,68% |
9º |
11º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
28.866 |
3,59% |
31.456 |
4,94% |
-8,23% |
3º |
12º |
CHEVROLET TRACKER |
27.125 |
3,37% |
11.235 |
1,76% |
141,43% |
20º |
13º |
VW NIVUS |
19.935 |
2,48% |
36 |
0,01% |
55275,00% |
- |
14º |
TOYOTA COROLLA |
19.899 |
2,47% |
16.975 |
2,67% |
17,23% |
13º |
15º |
NISSAN KICKS |
19.169 |
2,38% |
16.261 |
2,55% |
17,88% |
15º |
16º |
HONDA HR-V |
18.746 |
2,33% |
13.051 |
2,05% |
43,64% |
17º |
17º |
FIAT UNO |
15.340 |
1,91% |
5.561 |
0,87% |
175,85% |
35º |
18º |
VW VOYAGE |
14.832 |
1,84% |
6.823 |
1,07% |
117,38% |
28º |
19º |
VW POLO |
14.250 |
1,77% |
20.470 |
3,21% |
-30,39% |
10º |
20º |
VW VIRTUS |
13.023 |
1,62% |
12.290 |
1,93% |
5,96% |
18º |
21º |
RENAULT DUSTER |
12.950 |
1,61% |
6.839 |
1,07% |
89,36% |
27º |
22º |
TOYOTA YARIS HATCH |
12.251 |
1,52% |
9.008 |
1,41% |
36,00% |
23º |
23º |
HYUNDAI HB20S |
12.092 |
1,50% |
9.628 |
1,51% |
25,59% |
22º |
24º |
VW FOX |
11.369 |
1,41% |
8.321 |
1,31% |
36,63% |
24º |
25º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
10.313 |
1,28% |
0 |
0,00% |
- |
- |
26º |
FIAT CRONOS |
10.249 |
1,27% |
7.461 |
1,17% |
37,37% |
25º |
27º |
HONDA CIVIC |
8.753 |
1,09% |
7.394 |
1,16% |
18,38% |
26º |
28º |
FORD KA |
8.230 |
1,02% |
29.583 |
4,64% |
-72,18% |
4º |
29º |
CHEVROLET SPIN |
8.033 |
1,00% |
6.751 |
1,06% |
18,99% |
29º |
30º |
RENAULT SANDERO |
7.866 |
0,98% |
13.196 |
2,07% |
-40,39% |
16º |
31º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
7.588 |
0,94% |
5.934 |
0,93% |
27,87% |
33º |
32º |
CITROËN C4 CACTUS |
7.302 |
0,91% |
4.953 |
0,78% |
47,43% |
37º |
33º |
FIAT SIENA |
6.797 |
0,85% |
4.605 |
0,72% |
47,60% |
39º |
34º |
RENAULT LOGAN |
6.234 |
0,78% |
6.210 |
0,98% |
0,39% |
32º |
35º |
PEUGEOT 208 |
6.052 |
0,75% |
1.940 |
0,30% |
211,96% |
- |
36º |
TOYOTA SW4 |
6.034 |
0,75% |
3.538 |
0,56% |
70,55% |
43º |
37º |
NISSAN VERSA |
5.607 |
0,70% |
6.413 |
1,01% |
-12,57% |
30º |
38º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
5.516 |
0,69% |
3.958 |
0,62% |
39,36% |
42º |
39º |
HONDA WR-V |
5.006 |
0,62% |
4.009 |
0,63% |
24,87% |
41º |
40º |
HONDA FIT |
3.949 |
0,49% |
6.290 |
0,99% |
-37,22% |
31º |
41º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
3.763 |
0,47% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
HONDA CITY |
3.577 |
0,44% |
3.242 |
0,51% |
10,33% |
45º |
43º |
RENAULT CAPTUR |
3.490 |
0,43% |
5.095 |
0,80% |
-31,50% |
36º |
44º |
PEUGEOT 2008 |
3.417 |
0,42% |
1.924 |
0,30% |
77,60% |
49º |
45º |
NISSAN V-DRIVE |
3.216 |
0,40% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
FIAT DOBLÒ |
2.951 |
0,37% |
1.403 |
0,22% |
110,33% |
- |
47º |
FORD ECOSPORT |
2.924 |
0,36% |
9.895 |
1,55% |
-70,45% |
21º |
48º |
BMW 320i |
2.829 |
0,35% |
1.700 |
0,27% |
66,41% |
- |
49º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
2.477 |
0,31% |
1.896 |
0,30% |
30,64% |
50º |
50º |
VW TIGUAN |
2.371 |
0,29% |
3.513 |
0,55% |
-32,51% |
44º |
|
TOTAL AUTOS |
804.182 |
100,00% |
636.894 |
100,00% |
26,27% |
... |
A nova geração da Fiat Strada continua rendendo ótimos frutos e a picape, com 61.064 emplacamentos – 167,3% a mais do que há um ano -, encerrou o 1º semestre como o veículo preferido no país, com quase 15 mil unidades de vantagem sobre o HB20. A Fiat Toro (34.089) manteve o 2º lugar geral entre os comerciais leves, mas desta vez com vantagem muito maior sobre a Toyota Hilux (19.236) em boa parte graças à recente reestilização.
VW Saveiro (15.570) e Chevrolet S10 (12.782) repetiram as mesmas posições de 2020, com a última tendo crescimento maior (+33,5%). Quase dobrando as vendas, a Fiat Fiorino (10.428) subiu da 8ª para a 6ª posição. Com vendas fracas em junho, a Ford Ranger (9.803) caiu uma posição e teve a menor evolução entre os líderes (+12,5%). Com alta expressiva de mais de 170%, a Renault Duster Oroch (5.948) voltou a figurar no top 10.
Mesmo com reação nos últimos meses, a VW Amarok (3.296) ficou fora do pelotão de cima por conta do fraco início de ano. A Chevrolet Montana (1.979), que teve produção encerrada e voltará ao mercado com um modelo maior até 2022, foi a 13ª. Com acerto em sua atual linha de comerciais, a Peugeot emplacou a Expert (1.753) em 14º, com crescimento de quase 130%.
POS. |
MODELO |
TOTAL 1º SEM. 2021 (A) |
% TOTAL |
TOTAL 1º SEM. 2020 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. 2020 |
1º |
FIAT STRADA |
61.064 |
30,15% |
22.849 |
18,09% |
167,25% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
34.089 |
16,83% |
19.773 |
15,65% |
72,40% |
2º |
3º |
TOYOTA HILUX |
19.236 |
9,50% |
14.324 |
11,34% |
34,29% |
3º |
4º |
VW SAVEIRO |
15.570 |
7,69% |
12.488 |
9,89% |
24,68% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
12.782 |
6,31% |
9.575 |
7,58% |
33,49% |
5º |
6º |
FIAT FIORINO |
10.428 |
5,15% |
5.256 |
4,16% |
98,40% |
8º |
7º |
FORD RANGER |
9.803 |
4,84% |
8.718 |
6,90% |
12,45% |
6º |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
5.948 |
2,94% |
2.188 |
1,73% |
171,85% |
13º |
9º |
MITSUBISHI L200 |
5.789 |
2,86% |
3.622 |
2,87% |
59,83% |
9º |
10º |
NISSAN FRONTIER |
4.756 |
2,35% |
3.575 |
2,83% |
33,03% |
10º |
11º |
RENAULT MASTER |
3.943 |
1,95% |
2.751 |
2,18% |
43,33% |
12º |
12º |
VW AMAROK |
3.296 |
1,63% |
6.215 |
4,92% |
-46,97% |
7º |
13º |
CHEVROLET MONTANA |
1.979 |
0,98% |
3.316 |
2,62% |
-40,32% |
11º |
14º |
PEUGEOT EXPERT |
1.753 |
0,87% |
767 |
0,61% |
128,55% |
19º |
15º |
HYUNDAI HR |
1.642 |
0,81% |
1.945 |
1,54% |
-15,58% |
15º |
16º |
VW / MAN EXPRESS |
1.602 |
0,79% |
1.295 |
1,03% |
23,71% |
16º |
17º |
CITROËN JUMPY |
1.438 |
0,71% |
734 |
0,58% |
95,91% |
20º |
18º |
FIAT DUCATO |
1.188 |
0,59% |
2.061 |
1,63% |
-42,36% |
14º |
19º |
IVECO DAILY 35-150 |
1.147 |
0,57% |
177 |
0,14% |
548,02% |
26º |
20º |
RAM 2500 |
1.086 |
0,54% |
802 |
0,63% |
35,41% |
18º |
21º |
KIA K2500 |
894 |
0,44% |
950 |
0,75% |
-5,89% |
17º |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
397 |
0,20% |
350 |
0,28% |
13,43% |
24º |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
355 |
0,18% |
278 |
0,22% |
27,70% |
25º |
24º |
FIAT DOBLÒ |
350 |
0,17% |
1 |
0,00% |
34900,00% |
- |
25º |
RAM 1500 |
313 |
0,15% |
0 |
0,00% |
- |
- |
26º |
IVECO DAILY 30-130 |
277 |
0,14% |
8 |
0,01% |
3362,50% |
42º |
27º |
PEUGEOT PARTNER |
265 |
0,13% |
379 |
0,30% |
-30,08% |
22º |
28º |
EFFA V21 |
210 |
0,10% |
76 |
0,06% |
176,32% |
30º |
29º |
PEUGEOT BOXER |
129 |
0,06% |
176 |
0,14% |
-26,70% |
27º |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
116 |
0,06% |
69 |
0,05% |
68,12% |
31º |
31º |
BYD T3 |
102 |
0,05% |
4 |
0,00% |
2450,00% |
- |
32º |
FOTON AUMARK 1039 |
94 |
0,05% |
50 |
0,04% |
88,00% |
33º |
33º |
CITROËN JUMPER |
76 |
0,04% |
161 |
0,13% |
-52,80% |
29º |
34º |
EFFA V22 |
76 |
0,04% |
39 |
0,03% |
94,87% |
36º |
35º |
JAC V260 |
66 |
0,03% |
46 |
0,04% |
43,48% |
34º |
36º |
IVECO DAILY 30S13 |
54 |
0,03% |
375 |
0,30% |
-85,60% |
23º |
37º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
37 |
0,02% |
3 |
0,00% |
1133,33% |
- |
38º |
IVECO DAILY |
29 |
0,01% |
43 |
0,03% |
-32,56% |
35º |
39º |
IVECO DAILY 35S14 |
23 |
0,01% |
538 |
0,43% |
-95,72% |
21º |
40º |
EFFA V25 |
21 |
0,01% |
538 |
0,43% |
-96,10% |
46º |
41º |
RENAULT KANGOO |
15 |
0,01% |
10 |
0,01% |
50,00% |
41º |
42º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
10 |
0,00% |
3 |
0,00% |
233,33% |
- |
43º |
IVECO DAILY 5516 |
6 |
0,00% |
4 |
0,00% |
50,00% |
47º |
44º |
VW KOMBI |
6 |
0,00% |
4 |
0,00% |
50,00% |
48º |
45º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
5 |
0,00% |
58 |
0,05% |
-91,38% |
32º |
46º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
4 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
CHEVROLET |
2 |
0,00% |
3 |
0,00% |
-33,33% |
- |
48º |
CHEVROLET C10 |
2 |
0,00% |
3 |
0,00% |
-33,33% |
49º |
49º |
CITROËN BERLINGO |
2 |
0,00% |
11 |
0,01% |
-81,82% |
40º |
50º |
FORD F75 |
2 |
0,00% |
3 |
0,00% |
-33,33% |
50º |
|
TOTAL COMERCIAIS |
202.503 |
100,00% |
126.328 |
100,00% |
60,30% |
... |
Fonte: Fenabrave
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet lança a Silverado 2025 com item que a F-150 perdeu
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Segredo: Hyundai e Chevrolet trabalham juntas em picapes para o Brasil
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS