Uma das big trails mais bem sucedidas do mundo e a mais vendida de sua categoria no Brasil, a BMW R 1250 GS que conhecemos hoje foi apresentada em 2019. Porém, a montadora já está com a próxima geração no forno, como pode ser visto pelos flagras realizados na Europa. Por lá, a novidade já está sendo testada na terra.
As fotos mostram o que deve vir a ser a nova BMW R 1300 GS ao lado de duas unidades da R 1250 GS atuais, podendo-se notar com detalhes algumas das mudanças. Mesmo com partes camufladas, ainda pode-se ver que a marca bávara fará uma evolução visual de certa forma radical em sua grande aventureira.
Da mesma forma que está fazendo com os carros, usando grades cada vez maiores e marcantes em modelos como o novo M3 testado pelo Motor1.com, A nova geração da BMW R 1300 GS deverá deixar lado o característico farol assimétrico que a acompanha há anos em favor de um bloco único - com o que aparentam ser lâmpadas de LED - instalado em posição bem mais baixa, agregado ao novo bico frontal da moto, mais pronunciado.
Também é interessante reparar que há mais um pequeno elemento logo à frente do farol. Ainda não se tem confirmação do que é, mas aparenta ser o abrigo para sensores de radar. Com isso, já se acredita que a próxima geração da aventureira da BMW deverá contar com assistentes de condução como controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de ponto cego.
Falando em tecnologia, a nova R 1300 GS também trará um painel de instrumentos digital com tela colorida de TFT emprestado diretamente da R 1250 RT europeia, ainda não oferecida no Brasil. Por último, a novidade da BMW deverá seguir o que foi visto na nova Honda Africa Twin, adotando um sistema de iluminação de curvas.
Quanto à mecânica, é difícil dizer o que mais vai mudar para além do aumento de cilindrada. Os característicos cilindros contrapostos, característicos da big trail da BMW, ainda estão lá, mas bem cobertos. O que se especula é que a marca deverá aprimorar o Shift Cam, sistema de comando de válvulas variável. Espera-se um ganho de desempenho também, mas vale lembrar que as normas Euro5 de emissão de poluentes vão dificultar a tarefa.
Mesmo com as normas ditando até quanto barulho a moto pode fazer, a BMW R 1300 GS flagrada tinha um abafador final bem mais compacto que o encontrado na atual R 1250 GS, mas não se pode confirmar que ele seja o produto final. A balança traseira manterá o braço único abrigando a transmissão final por eixo cardã, mas foi levemente revisado.
A expectativa é que a nova geração da moto seja revelada oficialmente no final de 2022. Além disso a moto ainda poderá receber uma versão “M 1300 GS”, com foco em off-road de alta performance desenvolvida pela divisão Motorsports da empresa, e uma variante “R 1400 GS” para viagens longas.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Electric Days 2024 trará inovação, tecnologia, mobilidade elétrica e ESG
BMW: novos modelos a gasolina também terão cara de carro elétrico
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
Teste BMW M2 Competition: o irmão mais novo do arruaceiro