Por menos de R$ 8 mil, Yamaha FZ-X FI traz apelo retrô na Índia
Baseada na street 150 oferecida naquele mercado, novidade traz visual diferenciado e custa pouco
Com o mercado demandando cada vez mais motos com visual diferenciado, a procura por modelos com apelo retrô está aquecida. Tanto que a Royal Enfield já confirmou a chegada da nova Meteor 350 para cá. E essa onda está crescendo no mundo todo. Na Índia, a Yamaha apresentou a FZ-X FI, baseada na FZ FI 150, opção que ocupa por lá o mesmo lugar da Yamaha Fazer 150 nacional.
Apesar de ter a mesma base da FZ FI convencional, a FZ-X FI é mais comprida e larga do que a moto em que se baseia. Segundo a Yamaha, essa opção foi tomada deliberadamente para oferecer uma posição de pilotagem mais confortável, com guidão maior e ergonomia mais refinada. Mas um dos trunfos da novidade está em seu visual.
Galeria: Yamaha FZ-X FI 2022
A nova Yamaha FZ-X FI indiana consegue mesclar alguns elementos das scramblers clássicas com elementos mais modernos. Estão lá o guarda-pó do garfo dianteiro, banco quase plano e o bloco de farol redondo, mas a iluminação já traz luzes diurnas de LED e farol com projetor. O tanque também é novo, com visual mais volumoso e robusto, além de oferecer um recorte para os joelhos do piloto. Por último, a moto traz pneus mais largos.
O resultado final é que a FZ-X FI aparenta ser bem maior do que é. Apesar do visual remeter a modelos de 250 ou mais cilindradas, o motor é muito similar ao da Yamaha Fazer 150 nacional. Trata-se de um monocilíndrico de 149 cm³ arrefecido a ar com comando no cabeçote para as duas válvulas, acionado por corrente. Na Índia, a marca declara 12,6 cv de potência e 1,33 kgfm de torque, tendo uma transmissão mecânica de 5 marchas.
O outro trunfo da Yamaha FZ-X FI indiana é seu preço. Ela é oferecida em duas configurações: com ou sem conectividade via Bluetooth, custando respectivamente 116.000 rúpias e 119.000 rúpias. Na conversão direta, isso seria equivalente R$ 7.811 e R$ 8.013. Apesar do preço mais baixo, a novidade tem uma lista de equipamentos de série melhor do que muita moto nacional de entrada.
Pesando 139 kg, a FZ-X FI traz de fábrica iluminação de LED para a lanterna traseira, rodas de liga leve, pneus mais largos, freios a disco nas duas rodas, ABS para o freio dianteiro, painel de instrumentos digital com conta-giros, tanque de 10 litros e seu assento está posicionado a 810 mm de altura do solo. Ao contrário do Brasil, onde motos pequenas para o segmento premium não existem, a Yamaha indiana oferecerá a FZ-X FI ao mesmo tempo que a XSR 155, sendo esta uma moto retrô global da empresa.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem