Por menos de R$ 8 mil, Yamaha FZ-X FI traz apelo retrô na Índia
Baseada na street 150 oferecida naquele mercado, novidade traz visual diferenciado e custa pouco
Com o mercado demandando cada vez mais motos com visual diferenciado, a procura por modelos com apelo retrô está aquecida. Tanto que a Royal Enfield já confirmou a chegada da nova Meteor 350 para cá. E essa onda está crescendo no mundo todo. Na Índia, a Yamaha apresentou a FZ-X FI, baseada na FZ FI 150, opção que ocupa por lá o mesmo lugar da Yamaha Fazer 150 nacional.
Apesar de ter a mesma base da FZ FI convencional, a FZ-X FI é mais comprida e larga do que a moto em que se baseia. Segundo a Yamaha, essa opção foi tomada deliberadamente para oferecer uma posição de pilotagem mais confortável, com guidão maior e ergonomia mais refinada. Mas um dos trunfos da novidade está em seu visual.
Galeria: Yamaha FZ-X FI 2022
A nova Yamaha FZ-X FI indiana consegue mesclar alguns elementos das scramblers clássicas com elementos mais modernos. Estão lá o guarda-pó do garfo dianteiro, banco quase plano e o bloco de farol redondo, mas a iluminação já traz luzes diurnas de LED e farol com projetor. O tanque também é novo, com visual mais volumoso e robusto, além de oferecer um recorte para os joelhos do piloto. Por último, a moto traz pneus mais largos.
O resultado final é que a FZ-X FI aparenta ser bem maior do que é. Apesar do visual remeter a modelos de 250 ou mais cilindradas, o motor é muito similar ao da Yamaha Fazer 150 nacional. Trata-se de um monocilíndrico de 149 cm³ arrefecido a ar com comando no cabeçote para as duas válvulas, acionado por corrente. Na Índia, a marca declara 12,6 cv de potência e 1,33 kgfm de torque, tendo uma transmissão mecânica de 5 marchas.
O outro trunfo da Yamaha FZ-X FI indiana é seu preço. Ela é oferecida em duas configurações: com ou sem conectividade via Bluetooth, custando respectivamente 116.000 rúpias e 119.000 rúpias. Na conversão direta, isso seria equivalente R$ 7.811 e R$ 8.013. Apesar do preço mais baixo, a novidade tem uma lista de equipamentos de série melhor do que muita moto nacional de entrada.
Pesando 139 kg, a FZ-X FI traz de fábrica iluminação de LED para a lanterna traseira, rodas de liga leve, pneus mais largos, freios a disco nas duas rodas, ABS para o freio dianteiro, painel de instrumentos digital com conta-giros, tanque de 10 litros e seu assento está posicionado a 810 mm de altura do solo. Ao contrário do Brasil, onde motos pequenas para o segmento premium não existem, a Yamaha indiana oferecerá a FZ-X FI ao mesmo tempo que a XSR 155, sendo esta uma moto retrô global da empresa.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem