A Royal Enfield do Brasil finalmente confirmou uma data para a estreia da Meteor 350 em nosso mercado. Procurada por Motor1.com, a empresa anunciou que sua nova moto de entrada será lançada por aqui no dia 6 de julho. De acordo com a marca, os preços e as versões que serão disponibilizadas por aqui deverão ser anunciados até o final de junho.
A Royal Enfield Meteor 350 tem um papel fundamental para a marca. Apresentada no final do ano passado para o mercado indiano, a moto tem um visual de apelo estradeiro. Ela estreou um novo chassi e um motor inédito da empresa, que aposentou o comando de válvulas acionado por varetas (OHV) por um sistema de corrente com válvulas no cabeçote (OHC).
Além disso, o novo chassi deverá dar origem às novas gerações de modelos como a Classic 350 e Bullet 350 na Índia. Por lá, a Meteor substituiu a Thunderbird como opção de visual custom no catálogo da Royal Enfield. Por aqui, ela deve assumir o papel de opção de entrada da marca, uma vez que Classic 500 e Bullet 500 deixaram de ser fabricadas na Índia em 2020.
O mercado indiano tem 3 versões da Meteor à disposição, todas já equipadas com injeção eletrônica e freios ABS. São elas Fireball, Stellar e Supernova. A primeira traz componentes escurecidos, tanque de combustível de uma cor, adesivos, aletas de resfriamento do motor usinadas e aro de roda colorido. A Stellar adiciona componentes da cor do tanque, emblemas premium, elementos cromados e um encosto para o garupa. Por último, a Supernova traz ainda rodas de liga leve usinadas, estofamento premium dos bancos, parabrisa e piscas cromados.
As três configurações da Royal Enfield Meteor 350 já trazem o sistema de navegação Tipper. Trata-se de uma pequena tela ao lado do velocímetro que projeta informações de direção quando pareado por Bluetooth com o aplicativo de celular da marca, que utiliza os dados do Google Maps. Será a primeira moto da Royal Enfield no Brasil com o sistema. Na Índia, a Himalayan já foi flagrada em testes com o Tipper.
A grande novidade é a substituição do motor 350 varetado por um que é um pouco mais moderno. O novo monocilíndrico tem 349 cm³ de capacidade, arrefecimento a ar auxiliado por radiador de óleo e comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente. Na Índia, a Royal Enfield declara que a Meteor 350 é capaz de desenvolver 20,2 cv de potência a 6.100 rpm e 2,7 kgfm de torque a 4.000 rpm. O câmbio tem 5 velocidades.
A Royal Enfield Meteor 350 tem um tanque de 15 litros, suspensão dianteira com garfo telescópico de 41 mm de diâmetro e 130 mm de curso, freios a disco nas duas rodas, suspensão traseira bi amortecida com regulagem de pré-carga, rodas de liga leve com 19 polegadas de diâmetro na frente e 17 polegadas atrás, e, respectivamente, pneus de medidas 100/90 19 e 140/70 17, ambos sem câmara.
Enquanto a Royal Enfield do Brasil ainda não confirmou os valores e as versões da Meteor para cá, pode-se especular seu preço a partir do que é cobrado na Índia. Por lá, a versão de entrada da moto sai por 175.000 rúpias (R$ 12.143), enquanto a Himalayan mais barata custa 191.591 rúpias (R$ 13.294). Assim, a diferença entre elas é de 9,5%. Considerando que a Himalayan no Brasil custa R$ 19.390, aplicando-se a mesma diferença, pode-se esperar que a Meteor 350 saia por cerca de R$ 17,5 mil, caso a montadora opte por ter o mesmo posicionamento visto na Índia.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Chevrolet lança a Silverado 2025 com item que a F-150 perdeu
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025