Com a indústria das duas rodas de olho no recente crescimento do mercado para modelos com visual clássico, mais produtos estão chegando para o segmento. Hoje, modelos como as Triumph Bonneville e a linha 650 da Royal Enfield são os maiores expoentes desse mercado. Agora, mais uma lendária marca britânica deve ser revivida, dessa vez pelas mãos dos indianos.
A Classic Legends, empresa que tem 60% de participação da gigante industrial Mahindra&Mahindra, já havia ressuscitado em 2018 a Jawa, outra grande marca dos anos 1950 e 1960, em 2018. E as informações mais recentes vindas da Índia dão conta de que a companhia planeja trazer mais duas marcas de volta.
Uma delas é a Yezdi, que era uma espécie de submarca da Jawa até o final dos anos 1990, focando em modelos menores e com motores de ciclo 2 tempos. Fontes ligadas ao negócio informaram à imprensa indiana que a Yezdi deve apresentar seu primeiro modelo até novembro, sendo uma moto que trará um monocilíndrico de 293 cm³ já utilizado pelas motos da Jawa desde 2018. Cogita-se que seu nome será “Yezdi Roadking”, retomando o modelo mais popular da marca.
Porém, uma grande marca britânica pode voltar à ativa logo após a Yezdi. Trata-se da BSA, uma das fabricantes de motos mais famosas do Reino Unido na década de 1960. As mesmas fontes dizem que a Classic Legends já estaria “nos estágios finais” de desenvolvimento de um inédito motor de 650 cm³. Assim, a nova BSA se tornaria mais uma opção de clássica de média cilindrada para competir com os modelos Interceptor e Continental GT da Royal Enfield, com a qual já rivalizava na Inglaterra décadas atrás. Uma versão 100% elétrica da BSA também é cogitada.
Chegou-se a especular que os modelos da BSA e da Yezdi poderiam ser fabricados no Reino Unido novamente, porém, é mais provável que a Classic Legends mantenha as linhas de montagem na Índia de forma a manter os custos de produção mais baixos. Da mesma forma que a Royal Enfield fez no passado, dando origem aos modelos 650, a Mahindra anunciou a inauguração de um centro de design e desenvolvimento na Inglaterra para “refinar os aspectos dinâmicos” de suas motos.
O novo centro é chamado de M.A.D.E., Mahindra Advanced Design Europe, e é situado na região de West Midlands, no Reino Unido. Ele trabalhará em conjunto com os centros de desenvolvimento da Mahindra em Mumbai (IND) e também com o estúdio Pininfarina de design, com o qual a empresa indiana mantém um acordo há alguns anos.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou