Varejo em maio: Hyundai HB20 é o líder nas lojas
Creta aparece em 3º e Corolla Cross em 5º
Com quase 55% dos 175.405 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em maio – 54,86%, para ser exato -, o varejo teve a liderança da Fiat pelo 3º mês consecutivo, com 15,43% de participação. Mas a briga foi acirrada, com VW (15,14%) muito próxima. Toyota (14,05%), Hyundai (13,35%) e Chevrolet (10,21%) vieram na sequência.
Falando na Hyundai, a marca assegurou o HB20 (6.230) no topo da preferência geral e ainda teve o Creta (4.549) em 3º, líder entre os SUVs / crossovers em todos os meses de 2021. Campeão geral em maio, o Fiat Argo (5.136) foi o 2º, com menos de 47% de seus registros na modalidade. Com isso, encerrou-se um cenário que durou 19 meses ininterruptos, com HB20 e Onix se revezando entre 1º e 2º.
Isso porque o representante da Chevrolet (3.224), num de seus piores desempenhos nos últimos anos, fechou o mês em 6º, logo atrás de um surpreendente Toyota Corolla Cross (3.571) que entrou no top 5 em seu 2º mês completo no mercado emplacando quase 3 vezes mais do que o rival Jeep Compass (1.192), 24º.
A marca japonesa ainda viu o Corolla (3.184), 7º, como nº 1 entre os sedãs – líder nos últimos tempos, o Chevrolet Onix Plus (1.986) foi apenas o 15º. Preferido entre os modelos de entrada, o Renault Kwid (3.975) foi o 4º, com mais de mil unidades à frente do rival Fiat Mobi (2.829), 10º. Apesar de vice-líder entre as marcas, a VW não teve nenhum modelo no top 10, com o T-Cross (2.570) como mais bem posicionado (11º).
35º, o Caoa Chery Tiggo 2 (563) foi o único da lista com 100% de suas vendas no varejo – a marca ainda emplacou outros 4 modelos no top 50, com o Tiggo 8 (627) como o mais bem posicionado. Com promoções de concessionárias, o Ford Territory (355) apareceu no top 50. Com o 320i (413) em 41º e o X1 (244) em 49º, só a BMW garantiu modelos premium no ranking.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAI. 21 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
6.230 |
85,46% |
7.290 |
2º |
FIAT ARGO |
5.136 |
46,99% |
10.929 |
3º |
HYUNDAI CRETA |
4.549 |
65,14% |
6.983 |
4º |
RENAULT KWID |
3.975 |
81,92% |
4.852 |
5º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.571 |
97,09% |
3.678 |
6º |
CHEVROLET ONIX |
3.224 |
84,40% |
3.820 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
3.184 |
84,01% |
3.790 |
8º |
CHEVROLET TRACKER |
3.042 |
64,48% |
4.718 |
9º |
HONDA HR-V |
2.859 |
92,37% |
3.095 |
10º |
FIAT MOBI |
2.829 |
38,01% |
7.443 |
11º |
VW T-CROSS |
2.570 |
46,85% |
5.486 |
12º |
VW FOX |
2.236 |
93,01% |
2.404 |
13º |
NISSAN KICKS |
2.100 |
72,94% |
2.879 |
14º |
VW GOL |
2.094 |
30,82% |
6.795 |
15º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.986 |
58,98% |
3.367 |
16º |
VW NIVUS |
1.974 |
69,61% |
2.836 |
17º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.924 |
88,42% |
2.176 |
18º |
VW POLO |
1.819 |
86,91% |
2.093 |
19º |
HYUNDAI HB20S |
1.560 |
80,66% |
1.934 |
20º |
JEEP RENEGADE |
1.542 |
20,95% |
7.361 |
21º |
VW VIRTUS |
1.477 |
71,77% |
2.058 |
22º |
HONDA CIVIC |
1.394 |
91,17% |
1.529 |
23º |
RENAULT DUSTER |
1.393 |
53,83% |
2.588 |
24º |
JEEP COMPASS |
1.192 |
19,43% |
6.135 |
25º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.085 |
88,72% |
1.223 |
26º |
TOYOTA SW4 |
1.036 |
95,31% |
1.087 |
27º |
HONDA WR-V |
887 |
92,11% |
963 |
28º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
773 |
68,23% |
1.133 |
29º |
FORD KA |
737 |
97,88% |
753 |
30º |
NISSAN VERSA |
732 |
91,73% |
798 |
31º |
FIAT CRONOS |
677 |
34,40% |
1.968 |
32º |
FIAT SIENA |
648 |
55,67% |
1.164 |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
627 |
74,11% |
846 |
34º |
CHEVROLET SPIN |
622 |
26,33% |
2.362 |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
563 |
100,00% |
563 |
36º |
HONDA FIT |
556 |
73,54% |
756 |
37º |
RENAULT SANDERO |
553 |
42,25% |
1.309 |
38º |
HONDA CITY |
503 |
76,56% |
657 |
39º |
PEUGEOT 208 |
475 |
41,63% |
1.141 |
40º |
VW TIGUAN |
474 |
98,14% |
483 |
41º |
BMW 320i |
413 |
74,15% |
557 |
42º |
CITROËN C4 CACTUS |
385 |
25,67% |
1.500 |
43º |
VW JETTA |
356 |
98,89% |
360 |
44º |
FORD TERRITORY |
355 |
97,80% |
363 |
45º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
286 |
82,90% |
345 |
46º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
272 |
90,97% |
299 |
47º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
268 |
78,59% |
341 |
48º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
248 |
100,00% |
248 |
49º |
BMW X1 |
244 |
73,49% |
332 |
50º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
244 |
94,21% |
259 |
Entre os comerciais leves, a Fiat Toro (2.602) chegou ao 7º mês seguido na liderança. Segunda colocada nos últimos meses, a Fiat Strada (2.252) desta vez foi superada pela Toyota Hilux (2.356). Quarta, a VW Amarok (1.092) teve apenas 11 unidades comercializadas fora do varejo. Com 441 unidades, a Chevrolet S10 foi apenas a 8ª.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAI. 21 |
1º |
FIAT TORO |
2.602 |
66,01% |
3.942 |
2º |
TOYOTA HILUX |
2.356 |
75,22% |
3.132 |
3º |
FIAT STRADA |
2.252 |
22,71% |
9.918 |
4º |
VW AMAROK |
1.092 |
99,00% |
1.103 |
5º |
FORD RANGER |
827 |
57,83% |
1.430 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
801 |
64,49% |
1.242 |
7º |
FIAT FIORINO |
586 |
36,83% |
1.591 |
8º |
CHEVROLET S10 |
441 |
22,66% |
1.946 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
334 |
38,04% |
878 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
318 |
41,84% |
760 |
11º |
HYUNDAI HR |
246 |
80,39% |
306 |
12º |
VW SAVEIRO |
236 |
9,61% |
2.457 |
13º |
VW / MAN EXPRESS |
208 |
80,93% |
257 |
14º |
IVECO DAILY 35-150 |
194 |
95,10% |
204 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
188 |
39,00% |
482 |
16º |
KIA K2500 |
177 |
98,88% |
179 |
17º |
CITROËN JUMPY |
124 |
32,21% |
385 |
18º |
RENAULT MASTER |
115 |
12,65% |
909 |
19º |
CHEVROLET MONTANA |
102 |
19,65% |
519 |
20º |
IVECO DAILY 30-130 |
65 |
100,00% |
65 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
62 |
100,00% |
62 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
48 |
100,00% |
48 |
23º |
FIAT DUCATO |
46 |
18,62% |
247 |
24º |
EFFA V21 |
43 |
100,00% |
43 |
25º |
FOTON AUMARK 1039 |
16 |
100,00% |
16 |
26º |
FIAT DOBLÒ |
15 |
18,52% |
81 |
27º |
JAC V260 |
13 |
100,00% |
13 |
28º |
EFFA V22 |
12 |
100,00% |
12 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
12 |
100,00% |
12 |
30º |
CITROËN JUMPER |
9 |
81,82% |
11 |
31º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
6 |
100,00% |
6 |
32º |
BYD T3 |
4 |
100,00% |
4 |
33º |
EFFA V25 |
4 |
100,00% |
4 |
34º |
PEUGEOT PARTNER |
4 |
14,29% |
28 |
35º |
CHEVROLET |
2 |
100,00% |
2 |
36º |
IVECO DAILY |
2 |
100,00% |
2 |
37º |
IVECO DAILY 30S13 |
2 |
50,00% |
4 |
38º |
EFFA K01 |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
FORD F75 |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
IVECO DAILY 35S14 |
1 |
16,67% |
6 |
41º |
KIA BESTA |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
MERCEDES-BENZ EQV 300 |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
10,00% |
10 |
46º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
VW KOMBI |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
WILLYS OVERLAND |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos