Fiat Argo é líder pela 1ª vez; veja top 50 carros mais vendidos
Marca italiana dominou o Top 3 geral
Se abril já havia sido um mês especial para a Fiat, maio não deixou por menos. Com 10.929 emplacamentos, o Argo conquistou uma inédita liderança geral, superando a Strada (9.918) por mais de mil unidades – no último ranking, o hatch havia sido apenas o 8º colocado entre os automóveis. Para completar, o Mobi (7.443) completou um pódio 100% da marca italiana pela 1ª vez no Brasil.
O sucesso do Grupo Stellantis foi completado com a 4ª posição geral do Jeep Renegade (7.361), preferido entre os SUVs / crossovers, e pelas mais de 6 mil unidades do Jeep Compass (6.135). Com 7.290 unidades, o Hyundai HB20 completou as cinco primeiras colocações. Bem perto das 7 mil unidades, o Hyundai Creta (6.983) foi o 6º.
Ausente da parte de cima nos últimos rankings, o Renault Kwid (4.852) foi o 10º colocado. Ainda afetado pela falta de componentes, o Chevrolet Onix, com menos de 4 mil unidades (3.820), foi apenas o 13º, atrás de Chevrolet Tracker (4.718) e de Fiat Toro (3.942). 12º, o Toyota Corolla (3.790) tomou do Chevrolet Onix Plus (3.367) a liderança geral entre os sedãs.
Em seu 2º mês completo, o Toyota Corolla Cross (3.678) praticamente dobrou os números de abril e assegurou a 15ª posição geral. Com avanço de quase 70% nas últimas semanas, o Fiat Uno (2.666) voltou ao top 20. Discreto em abril, o Fiat Cronos (1.968) encostou no VW Virtus (2.058) numa briga entre os sedãs compactos. Melhor Ford no ranking, a Ranger (1.430) foi apenas a 36ª, em queda de quase 30% frente a abril.
Confira agora as relações dos modelos mais emplacados no mês passado:
AUTOMÓVEIS
POS. |
MODELO |
MAI. 21 |
% TOTAL |
ABR. 21 |
% TOTAL |
% VAR. MAI/ABR |
POS. ABR. |
1º |
FIAT ARGO |
10.929 |
7,66% |
5.383 |
4,22% |
103,03% |
8º |
2º |
FIAT MOBI |
7.443 |
5,22% |
6.861 |
5,38% |
8,48% |
1º |
3º |
JEEP RENEGADE |
7.361 |
5,16% |
6.634 |
5,21% |
10,96% |
3º |
4º |
HYUNDAI HB20 |
7.290 |
5,11% |
6.849 |
5,37% |
6,44% |
2º |
5º |
HYUNDAI CRETA |
6.983 |
4,89% |
5.544 |
4,35% |
25,96% |
6º |
6º |
VW GOL |
6.795 |
4,76% |
6.420 |
5,04% |
5,84% |
4º |
7º |
JEEP COMPASS |
6.135 |
4,30% |
5.504 |
4,32% |
11,46% |
7º |
8º |
VW T-CROSS |
5.486 |
3,85% |
4.325 |
3,39% |
26,84% |
12º |
9º |
RENAULT KWID |
4.852 |
3,40% |
4.358 |
3,42% |
11,34% |
11º |
10º |
CHEVROLET TRACKER |
4.718 |
3,31% |
5.377 |
4,22% |
-12,26% |
9º |
11º |
CHEVROLET ONIX |
3.820 |
2,68% |
6.402 |
5,02% |
-40,33% |
5º |
12º |
TOYOTA COROLLA |
3.790 |
2,66% |
3.418 |
2,68% |
10,88% |
14º |
13º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.678 |
2,58% |
1.889 |
1,48% |
94,71% |
23º |
14º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.367 |
2,36% |
4.896 |
3,84% |
-31,23% |
10º |
15º |
HONDA HR-V |
3.095 |
2,17% |
3.095 |
2,43% |
0,00% |
16º |
16º |
NISSAN KICKS |
2.879 |
2,02% |
3.602 |
2,83% |
-20,07% |
13º |
17º |
VW VOYAGE |
2.850 |
2,00% |
2.437 |
1,91% |
16,95% |
18º |
18º |
VW NIVUS |
2.836 |
1,99% |
3.413 |
2,68% |
-16,91% |
15º |
19º |
FIAT UNO |
2.666 |
1,87% |
1.569 |
1,23% |
69,92% |
25º |
20º |
RENAULT DUSTER |
2.588 |
1,81% |
2.414 |
1,89% |
7,21% |
19º |
21º |
VW FOX |
2.404 |
1,68% |
2.057 |
1,61% |
16,87% |
21º |
22º |
CHEVROLET SPIN |
2.362 |
1,66% |
1.134 |
0,89% |
108,29% |
29º |
23º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.176 |
1,53% |
1.949 |
1,53% |
11,65% |
22º |
24º |
VW POLO |
2.093 |
1,47% |
2.516 |
1,97% |
-16,81% |
17º |
25º |
VW VIRTUS |
2.058 |
1,44% |
2.345 |
1,84% |
-12,24% |
20º |
26º |
FIAT CRONOS |
1.968 |
1,38% |
591 |
0,46% |
232,99% |
40º |
27º |
HYUNDAI HB20S |
1.934 |
1,36% |
1.721 |
1,35% |
12,38% |
24º |
28º |
HONDA CIVIC |
1.529 |
1,07% |
859 |
0,67% |
78,00% |
37º |
29º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.500 |
1,05% |
1.452 |
1,14% |
3,31% |
26º |
30º |
RENAULT SANDERO |
1.309 |
0,92% |
1.295 |
1,02% |
1,08% |
27º |
31º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.223 |
0,86% |
1.026 |
0,81% |
19,20% |
31º |
32º |
RENAULT LOGAN |
1.198 |
0,84% |
1.075 |
0,84% |
11,44% |
30º |
33º |
FIAT SIENA |
1.164 |
0,82% |
999 |
0,78% |
16,52% |
32º |
34º |
PEUGEOT 208 |
1.141 |
0,80% |
991 |
0,78% |
15,14% |
34º |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.133 |
0,79% |
993 |
0,78% |
14,10% |
33º |
36º |
TOYOTA SW4 |
1.087 |
0,76% |
1.180 |
0,93% |
-7,88% |
28º |
37º |
HONDA WR-V |
963 |
0,67% |
848 |
0,67% |
13,56% |
38º |
38º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
846 |
0,59% |
702 |
0,55% |
20,51% |
39º |
39º |
NISSAN VERSA |
798 |
0,56% |
948 |
0,74% |
-15,82% |
35º |
40º |
PEUGEOT 2008 |
781 |
0,55% |
400 |
0,31% |
95,25% |
46º |
41º |
HONDA FIT |
756 |
0,53% |
506 |
0,40% |
49,41% |
43º |
42º |
FORD KA |
753 |
0,53% |
930 |
0,73% |
-19,03% |
36º |
43º |
NISSAN V-DRIVE |
667 |
0,47% |
329 |
0,26% |
102,74% |
49º |
44º |
HONDA CITY |
657 |
0,46% |
520 |
0,41% |
26,35% |
42º |
45º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
563 |
0,39% |
290 |
0,23% |
94,14% |
- |
46º |
BMW 320i |
557 |
0,39% |
502 |
0,39% |
10,96% |
44º |
47º |
RENAULT CAPTUR |
549 |
0,38% |
355 |
0,28% |
54,65% |
48º |
48º |
FIAT DOBLÒ |
537 |
0,38% |
259 |
0,20% |
107,34% |
- |
49º |
VW TIGUAN |
483 |
0,34% |
569 |
0,45% |
-15,11% |
41º |
50º |
VOLVO XC40 |
375 |
0,26% |
326 |
0,26% |
15,03% |
50º |
|
TOTAL AUTOS |
142.673 |
100,00% |
127.444 |
100,00% |
11,95% |
|
COMERCIAIS LEVES
POS. |
MODELO |
MAI. 21 |
% TOTAL |
ABR. 21 |
% TOTAL |
% VAR. MAI/ABR |
POS. ABR. |
1º |
FIAT STRADA |
9.918 |
30,30% |
12.581 |
34,52% |
-21,17% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
3.942 |
12,04% |
6.682 |
18,33% |
-41,01% |
2º |
3º |
TOYOTA HILUX |
3.132 |
9,57% |
3.373 |
9,26% |
-7,14% |
3º |
4º |
VW SAVEIRO |
2.457 |
7,51% |
2.253 |
6,18% |
9,05% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
1.946 |
5,95% |
1.987 |
5,45% |
-2,06% |
6º |
6º |
FIAT FIORINO |
1.591 |
4,86% |
1.227 |
3,37% |
29,67% |
7º |
7º |
FORD RANGER |
1.430 |
4,37% |
2.007 |
5,51% |
-28,75% |
5º |
8º |
MITSUBISHI L200 |
1.242 |
3,79% |
1.045 |
2,87% |
18,85% |
8º |
9º |
VW AMAROK |
1.103 |
3,37% |
864 |
2,37% |
27,66% |
10º |
10º |
RENAULT MASTER |
909 |
2,78% |
497 |
1,36% |
82,90% |
12º |
11º |
RENAULT DUSTER OROCH |
878 |
2,68% |
967 |
2,65% |
-9,20% |
9º |
12º |
NISSAN FRONTIER |
760 |
2,32% |
618 |
1,70% |
22,98% |
11º |
13º |
CHEVROLET MONTANA |
519 |
1,59% |
480 |
1,32% |
8,13% |
13º |
14º |
PEUGEOT EXPERT |
482 |
1,47% |
238 |
0,65% |
102,52% |
15º |
15º |
CITROËN JUMPY |
385 |
1,18% |
150 |
0,41% |
156,67% |
19º |
16º |
HYUNDAI HR |
306 |
0,93% |
212 |
0,58% |
44,34% |
16º |
17º |
VW / MAN EXPRESS |
257 |
0,79% |
249 |
0,68% |
3,21% |
14º |
18º |
FIAT DUCATO |
247 |
0,75% |
176 |
0,48% |
40,34% |
17º |
19º |
RAM 2500 |
207 |
0,63% |
40 |
0,11% |
417,50% |
26º |
20º |
IVECO DAILY 35-150 |
204 |
0,62% |
175 |
0,48% |
16,57% |
18º |
21º |
RAM 1500 |
197 |
0,60% |
39 |
0,11% |
- |
27º |
22º |
KIA K2500 |
179 |
0,55% |
142 |
0,39% |
26,06% |
20º |
23º |
FIAT DOBLÒ |
81 |
0,25% |
73 |
0,20% |
10,96% |
21º |
24º |
IVECO DAILY 30-130 |
65 |
0,20% |
54 |
0,15% |
20,37% |
24º |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
62 |
0,19% |
45 |
0,12% |
37,78% |
25º |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
48 |
0,15% |
55 |
0,15% |
-12,73% |
23º |
27º |
EFFA V21 |
43 |
0,13% |
27 |
0,07% |
59,26% |
28º |
28º |
PEUGEOT PARTNER |
28 |
0,09% |
66 |
0,18% |
-57,58% |
22º |
29º |
FOTON AUMARK 1039 |
16 |
0,05% |
22 |
0,06% |
-27,27% |
29º |
30º |
JAC V260 |
13 |
0,04% |
4 |
0,01% |
225,00% |
38º |
31º |
EFFA V22 |
12 |
0,04% |
18 |
0,05% |
-33,33% |
31º |
32º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
12 |
0,04% |
21 |
0,06% |
-42,86% |
30º |
33º |
CITROËN JUMPER |
11 |
0,03% |
12 |
0,03% |
-8,33% |
33º |
34º |
PEUGEOT BOXER |
10 |
0,03% |
14 |
0,04% |
-28,57% |
32º |
35º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
6 |
0,02% |
6 |
0,02% |
0,00% |
34º |
36º |
IVECO DAILY 35S14 |
6 |
0,02% |
6 |
0,02% |
0,00% |
35º |
37º |
BYD T3 |
4 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
38º |
EFFA V25 |
4 |
0,01% |
4 |
0,01% |
0,00% |
37º |
39º |
IVECO DAILY 30S13 |
4 |
0,01% |
5 |
0,01% |
-20,00% |
36º |
40º |
CHEVROLET |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
41º |
IVECO DAILY |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
39º |
42º |
CHEVROLET C10 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
41º |
43º |
FIAT UNO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
FORD F75 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
KIA BESTA |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
MERCEDES-BENZ EQV 300 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
45º |
48º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
49º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
46º |
50º |
VW KOMBI |
1 |
0,00% |
3 |
0,01% |
-66,67% |
40º |
|
TOTAL COMERCIAIS |
32.732 |
100,00% |
36.444 |
100,00% |
-10,19% |
|
GERAL
POS. |
MODELO |
MAI. 21 |
% TOTAL |
ABR. 21 |
% TOTAL |
% VAR. MAI/ABR |
1º |
FIAT ARGO |
10.929 |
6,23% |
5.383 |
3,28% |
103,03% |
2º |
FIAT STRADA |
9.918 |
5,65% |
12.581 |
7,68% |
-21,17% |
3º |
FIAT MOBI |
7.443 |
4,24% |
6.861 |
4,19% |
8,48% |
4º |
JEEP RENEGADE |
7.361 |
4,20% |
6.634 |
4,05% |
10,96% |
5º |
HYUNDAI HB20 |
7.290 |
4,16% |
6.849 |
4,18% |
6,44% |
6º |
HYUNDAI CRETA |
6.983 |
3,98% |
5.544 |
3,38% |
25,96% |
7º |
VW GOL |
6.795 |
3,87% |
6.420 |
3,92% |
5,84% |
8º |
JEEP COMPASS |
6.135 |
3,50% |
5.504 |
3,36% |
11,46% |
9º |
VW T-CROSS |
5.486 |
3,13% |
4.325 |
2,64% |
26,84% |
10º |
RENAULT KWID |
4.852 |
2,77% |
4.358 |
2,66% |
11,34% |
11º |
CHEVROLET TRACKER |
4.718 |
2,69% |
5.377 |
3,28% |
-12,26% |
12º |
FIAT TORO |
3.942 |
2,25% |
6.682 |
4,08% |
-41,01% |
13º |
CHEVROLET ONIX |
3.820 |
2,18% |
6.402 |
3,91% |
-40,33% |
14º |
TOYOTA COROLLA |
3.790 |
2,16% |
3.418 |
2,09% |
10,88% |
15º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.678 |
2,10% |
1.889 |
1,15% |
94,71% |
16º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.367 |
1,92% |
4.896 |
2,99% |
-31,23% |
17º |
TOYOTA HILUX |
3.132 |
1,79% |
3.373 |
2,06% |
-7,14% |
18º |
HONDA HR-V |
3.095 |
1,76% |
3.095 |
1,89% |
0,00% |
19º |
NISSAN KICKS |
2.879 |
1,64% |
3.602 |
2,20% |
-20,07% |
20º |
VW VOYAGE |
2.850 |
1,62% |
2.437 |
1,49% |
16,95% |
21º |
VW NIVUS |
2.836 |
1,62% |
3.413 |
2,08% |
-16,91% |
22º |
FIAT UNO |
2.666 |
1,52% |
1.569 |
0,96% |
69,92% |
23º |
RENAULT DUSTER |
2.588 |
1,48% |
2.414 |
1,47% |
7,21% |
24º |
VW SAVEIRO |
2.457 |
1,40% |
2.253 |
1,37% |
9,05% |
25º |
VW FOX |
2.404 |
1,37% |
2.057 |
1,26% |
16,87% |
26º |
CHEVROLET SPIN |
2.362 |
1,35% |
1.134 |
0,69% |
108,29% |
27º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.176 |
1,24% |
1.949 |
1,19% |
11,65% |
28º |
VW POLO |
2.093 |
1,19% |
2.516 |
1,54% |
-16,81% |
29º |
VW VIRTUS |
2.058 |
1,17% |
2.345 |
1,43% |
-12,24% |
30º |
FIAT CRONOS |
1.968 |
1,12% |
591 |
0,36% |
232,99% |
31º |
CHEVROLET S10 |
1.946 |
1,11% |
1.987 |
1,21% |
-2,06% |
32º |
HYUNDAI HB20S |
1.934 |
1,10% |
1.721 |
1,05% |
12,38% |
33º |
FIAT FIORINO |
1.591 |
0,91% |
1.227 |
0,75% |
29,67% |
34º |
HONDA CIVIC |
1.529 |
0,87% |
859 |
0,52% |
78,00% |
35º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.500 |
0,86% |
1.452 |
0,89% |
3,31% |
36º |
FORD RANGER |
1.430 |
0,82% |
2.007 |
1,22% |
-28,75% |
37º |
RENAULT SANDERO |
1.309 |
0,75% |
1.295 |
0,79% |
1,08% |
38º |
MITSUBISHI L200 |
1.242 |
0,71% |
1.045 |
0,64% |
18,85% |
39º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.223 |
0,70% |
1.026 |
0,63% |
19,20% |
40º |
RENAULT LOGAN |
1.198 |
0,68% |
1.075 |
0,66% |
11,44% |
41º |
FIAT SIENA |
1.164 |
0,66% |
999 |
0,61% |
16,52% |
42º |
PEUGEOT 208 |
1.141 |
0,65% |
991 |
0,60% |
15,14% |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.133 |
0,65% |
993 |
0,61% |
14,10% |
44º |
VW AMAROK |
1.103 |
0,63% |
864 |
0,53% |
27,66% |
45º |
TOYOTA SW4 |
1.087 |
0,62% |
1.180 |
0,72% |
-7,88% |
46º |
HONDA WR-V |
963 |
0,55% |
848 |
0,52% |
13,56% |
47º |
RENAULT MASTER |
909 |
0,52% |
497 |
0,30% |
82,90% |
48º |
RENAULT DUSTER OROCH |
878 |
0,50% |
967 |
0,59% |
-9,20% |
49º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
846 |
0,48% |
702 |
0,43% |
20,51% |
50º |
NISSAN VERSA |
798 |
0,45% |
948 |
0,58% |
-15,82% |
|
TOTAL AUTOS + COMERCIAIS |
175.405 |
100,00% |
163.888 |
100,00% |
7,03% |
Fonte: Fenabrave
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto