Anunciado desde a semana passada, o lançamento do Toyota Corolla Cross acaba de ser oficializado nos Estados Unidos. O modelo estreia localmente poucos meses depois de chegar ao Brasil e, como esperado, mantém basicamente o mesmo design da versão nacional. Há, porém, uma série de diferenças na oferta de equipamentos, incluindo itens que por aqui seriam muito bem-vindos.
É o caso do sistema de tração integral AWD, oferecido por lá nas versões mais caras e sempre acompanhado de suspensão independente nas quatro rodas (aqui a tração é apenas dianteira e a suspensão traseira é simples, por eixo de torção). Há ainda freio de estacionamento com acionamento eletrônico (aqui foi mantido o freio por pedal) e tampa do porta-malas com abertura elétrica (indisponível no Brasil).
A gama de versões é composta pelos acabamentos L, LE e XLE. O mais básico oferece de série rodas de 17 polegadas, enquanto os dois mais caros dispõem de rodas aro 18". Na cabine, cada versão conta com revestimento próprio para os bancos, sendo de tecido simples na configuração de entrada e do tipo sintético SofTex a partir da intermediária. A topo de linha XLE conta ainda com bancos dianteiros com ajuste elétrico de 10 posições.
Compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto é padrão em todas as versões, mas tela multimídia de 8 polegadas e quadro de instrumentos digital de 7 polegadas são ofertados apenas nos modelos mais caros, assim como carregamento sem fio para celulares. Também é exclusividade das versões topo de linha monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e 9 airbags.
Sob o capô, o motor 2.0 aspirado de 4 cilindros entrega 169 cv de potência e 20,7 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT. Dados de fábrica indicam consumo de 13,6 km/l nas versões de tração dianteira e 12,7 km/l nas configurações AWD. A capacidade de reboque é de 680 kg. Não há opção de motorização híbrida, como no Brasil e na Ásia.
No mercado norte-americano, o Corolla Cross está posicionado acima do C-HR e abaixo do RAV4, compondo o portfólio local de SUVs que já inclui os modelos Venza, Highlander, 4Runner, Sequoia e Land Cruiser. A produção é concentrada na fábrica do Alabama, mantida em parceria com a Mazda. Preços ainda não foram divulgados, mas devem ficar na casa dos US$ 20.000.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2025: sem medo de eletrificação
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Comparativo BYD Song Pro vs. Toyota Corolla Cross: disputa territorial
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em julho: Toyota Corolla Cross supera Jeep Compass pelo 3º mês
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
SUVs em junho: Toyota Corolla Cross lidera pelo 2º mês seguido